segunda-feira, abril 12, 2021

Com 309 casos, 12% dos militares do Exército em Campinas tiveram Covid-19 desde início da pandemia


Comando Militar do Sudeste afirma que seis oficiais estão afastados e dois internados por conta da doença em Campinas. Em agosto de 2020, eram 115 infectados. Não há mortes. Escola Preparatória de Cadetes do Exército em Campinas (SP), em imagem anterior ao início da pandemia
EsPCEx
O Exército de Campinas (SP) tem seis militares afastados com Covid-19 até esta quinta-feira (4), dois deles internados por conta da doença. Segundo o Comando Militar do Sudeste, 309 casos foram registrados entre membros das Forças Armadas na metrópole do interior de São Paulo desde o início da pandemia, o que representa 12% do efetivo.
Atualmente, 2.530 militares servem ao Exército em Campinas. Até o início de agosto do ano passado, o comando havia registrado 115 testes positivos na cidade. Em seis meses, 194 novos diagnósticos foram confirmados.
O Exército afirma que não há mortes entre os militares da ativa de Campinas.
Dentre os internados, um está no Hospital Militar de Área de São Paulo (HMASP), na capital, e outro no Hospital Renascença, que é particular e fica em Campinas. As taxas de ocupação de leitos Covid dos dois hospitais não foram informadas.
Sem surtos em unidades militares
Apesar dos 309 casos, o Comando Militar do Sudeste afirma que não houve surto de Covid-19 em unidade militar de Campinas. Medidas foram tomadas desde o início da pandemia, em março de 2020, para evitar a transmissão dentro dos locais.
“As atividades e eventos que implicassem a aglomeração de pessoas foram suspensos e os militares e servidores com idade igual ou superior a 60 anos, os portadores de doenças crônicas e as gestantes e lactantes foram autorizados a realizar teletrabalho”, afirma o comando.
Outra medida foi a criação de postos de triagem clínica nas unidades militares para evitar que pessoas com sintomas da doença entrem. “Além disso, as organizações militares intensificaram as medidas de higiene, de distanciamento social e de incentivo ao uso da máscara”.
Em 20 de fevereiro, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) visitou Campinas para acompanhar a cerimônia de entrada solene dos novos alunos pelo portão da Escola Preparatória de Cadetes (EsPCEx), uma das unidades militares da cidade. Durante o evento, tanto o presidente quanto algumas autoridades não usaram máscara.
Presidente Bolsonaro entrega boina azul a nova estudante da Escola de Cadetes do Exército, em Campinas
Reprodução/Youtube/TV Brasil
Identificação de casos e afastamento
Todos os militares que apresentam sintomas são levados para avaliação médica. Se houver diagnóstico da doença, o prazo de isolamento é de 14 dias, “seguindo as orientações da quarentena domiciliar, com ambiente privativo e ventilação natural, além de distância dos demais familiares”.
No entanto, o período por ultrapassar as duas semanas se houver sinais e sintomas clínicos. “Recomenda-se também que indivíduos próximos que tiverem sintomas procurem imediatamente um serviço de saúde”.
VÍDEOS: Notícias sobre a região de Campinas
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Campinas

Ultimas Notícias

Ciclista fica ferido após ser atingido por moto e arremessado em Campinas

Acidente aconteceu na tarde deste domingo (11), na Avenida John Boyd Dunlop. Homem...

Indaiatuba abre inscrições para apresentações culturais virtuais; artistas receberão R$ 750

Interessados precisam ter 18 anos ou mais e apresentar comprovante de endereço fixo na cidade. Materiais selecionados serão...

PATs da região de Campinas ofertam 324 vagas de emprego nesta segunda-feira; veja cargos

Relação inclui postos para diversos níveis de escolaridade e oportunidades exclusivas para PCDs. Em virtude da pandemia, unidades...

Moto fica partida após condutor atingir traseira de carro na Bandeirantes, em Campinas

Acidente foi na noite de sábado (10), em pista norte. Motociclista teve lesões graves, diz polícia. Moto partiu...

Covid-19: ação em Campinas lacra bar com 60 clientes e coberto por lona para 'disfarçar' abertura

Ação conjunta da Guarda e PM no Jardim São Domingos ocorreu na noite de sábado (10), segundo prefeitura....
- Advertisement -