segunda-feira, abril 12, 2021

Com cirurgias eletivas suspensas, pacientes de Campinas sofrem com espera e falta de informação


Rede pública da metrópole faz só procedimentos de urgência e emergência desde dezembro por conta da pandemia. Diretor técnico do Hospital Mário Gatti afirma que segue classificação de prioridade. Pacientes de Campinas relatam dramas com a espera por cirurgias eletivas
Com as cirurgias eletivas na rede pública de Campinas (SP) suspensas por conta da Covid-19, pacientes de Campinas (SP) que aguardam para fazer procedimentos que necessitam de agendamento relatam sofrimento com a espera e a indefinição. Desde dezembro, os hospitais da Rede Mário Gatti só realizam as intervenções que são de urgência e emergência.
Segundo a prefeitura, a Rede Mário Gatti fazia 800 cirurgias por mês, enquanto que atualmente, durante a suspensão, o número caiu para 20. A autônoma Selva Neves de Jesus tem artrose desde 2016 e espera por uma vaga no Hospital Mário Gatti para fazer uma cirurgia no joelho e conseguir se locomover melhor.
“A última vez que eu vi tinha 200 pessoas na minha frente. De lá pra cá, ninguém mais consegue me atender. Eu já quebrei a costela porque não consigo sustentar meu joelho, já cai várias vezes”, afirmou.
Já a namorada de Gabriel Felipe Madeira caiu na rua há dez dias, quebrou o pé, e não tem nenhuma resposta sobre quando poderá passar pelo procedimento. “Ela chega a ficar de jejum o dia inteiro, ai chega na hora, entra alguma urgência e ela não consegue fazer. Isso já aconteceu cinco vezes”, explicou.
O diretor técnico do Hospital Mário Gatti afirmou que os casos passam por uma avaliação de classificação de prioridade. Sobre o caso de Selma, ele afirmou que cirurgias ortopédicas já tinham uma fila grande antes da pandemia, e agora isso só piorou. Já em relação a situação da namorada de Gabriel, o profissional informou que ela está aguardando para fazer o procedimento nesta quarta (7).
Selma de Jesus aguarda por cirurgia eletiva em Campinas
Reprodução/EPTV
Veja mais notícias da região no G1 Campinas

Ultimas Notícias

Ciclista fica ferido após ser atingido por moto e arremessado em Campinas

Acidente aconteceu na tarde deste domingo (11), na Avenida John Boyd Dunlop. Homem...

Indaiatuba abre inscrições para apresentações culturais virtuais; artistas receberão R$ 750

Interessados precisam ter 18 anos ou mais e apresentar comprovante de endereço fixo na cidade. Materiais selecionados serão...

PATs da região de Campinas ofertam 324 vagas de emprego nesta segunda-feira; veja cargos

Relação inclui postos para diversos níveis de escolaridade e oportunidades exclusivas para PCDs. Em virtude da pandemia, unidades...

Moto fica partida após condutor atingir traseira de carro na Bandeirantes, em Campinas

Acidente foi na noite de sábado (10), em pista norte. Motociclista teve lesões graves, diz polícia. Moto partiu...

Covid-19: ação em Campinas lacra bar com 60 clientes e coberto por lona para 'disfarçar' abertura

Ação conjunta da Guarda e PM no Jardim São Domingos ocorreu na noite de sábado (10), segundo prefeitura....
- Advertisement -