segunda-feira, abril 12, 2021

Com impacto da pandemia, produtores de Holambra trituram 400 mil flores paradas em estoque


Demanda para o Dia da Mulher ficou a abaixo do esperado gerou prejuízo ao setor. Cooperativa se preocupa com Dia das Mães, principal data para venda. Parte das plantas foi doada. Flores são destruídas em cooperativa de Holambra
Reprodução/EPTV
Uma cooperativa de produtores de flores de Holambra (SP) triturou nesta quarta-feira (10) 400 mil unidades que não foram aproveitadas por lojas do setor. Parte das plantas atenderia o mercado no Dia da Mulher, mas a procura ficou abaixo do esperado. O prejuízo estimado ainda não foi calculado.
Segundo a cooperativa, as 400 mil unidades representam 35% da produção semanal e, após a trituração, a matéria orgânica vai ser usada para produção de adubo e compostagem. Outra parte das sobras também foi doada, segundo a cooperativa.
Setor prejudicado
De acordo com os produtores, lojistas, supermercados e estufas de armazenamento também precisam descartar unidades não vendidas.
Alguns comerciantes também rejeitaram a entrega de pedidos feitos anteriormente, o que aumenta o número de flores a serem descartadas.
O impacto se deve à suspensão de eventos desde o início da pandemia e ao novo fechamento do comércio na fase vermelha do Plano São Paulo. O setor enfrenta uma das piores dificuldades e a incerteza é ainda maior do que no ano passado. A primeira trituração desse tipo ocorreu no início da pandemia em março de 2020.
Comerciantes de Holambra estimam descartar 35% de flores e plantas com comércio fechado
Preocupação com o Dia das Mães
O CEO da cooperativa, Jorge Possato, explica que a pandemia afetou o Dia da Mulher neste ano, o que não tinha ocorrido em 2020. Agora, os produtores se preocupam com a data mais importante do setor, o Dia das Mães.
“A nossa preocupação é maior porque as restrições já causaram impactos no Dia da Mulher. No ano passado a gente não teve o impacto da pandemia no dia da mulher, e esse ano já tivermos, então basicamente parte do produto que está sendo triturado e jogador fora foi consequência da produção que não foi comercializada no Dia da Mulher”, afirma o CEO da cooperativa.
“E agora nós temos uma preocupação maior porque está se aproximando do Dia das Mães e o produtor se planejou há mais de ano com investimentos em produção e tecnologia e agora nós estamos diante de uma situação onde a gente pode ser impactado drasticamente na data mais importante do ano, que é o Dia das Mães”, completou Possato.
Membros da cooperativa em trituração de plantas
Reprodução/EPTV
PLAYLIST: Veja mais notícias da região de Campinas
Veja mais notícias da região em G1 Campinas.

Ultimas Notícias

Ciclista fica ferido após ser atingido por moto e arremessado em Campinas

Acidente aconteceu na tarde deste domingo (11), na Avenida John Boyd Dunlop. Homem...

Indaiatuba abre inscrições para apresentações culturais virtuais; artistas receberão R$ 750

Interessados precisam ter 18 anos ou mais e apresentar comprovante de endereço fixo na cidade. Materiais selecionados serão...

PATs da região de Campinas ofertam 324 vagas de emprego nesta segunda-feira; veja cargos

Relação inclui postos para diversos níveis de escolaridade e oportunidades exclusivas para PCDs. Em virtude da pandemia, unidades...

Moto fica partida após condutor atingir traseira de carro na Bandeirantes, em Campinas

Acidente foi na noite de sábado (10), em pista norte. Motociclista teve lesões graves, diz polícia. Moto partiu...

Covid-19: ação em Campinas lacra bar com 60 clientes e coberto por lona para 'disfarçar' abertura

Ação conjunta da Guarda e PM no Jardim São Domingos ocorreu na noite de sábado (10), segundo prefeitura....
- Advertisement -