terça-feira, abril 13, 2021

Com leitos Covid superlotados, Mogi Mirim decreta estado de calamidade pública

De acordo com o prefeito, decisão vai permitir a agilidade de atos administrativos para a compra de equipamentos no combate à pandemia. Com leitos superlotados, Mogi Mirim decreta estado de calamidade pública
A prefeitura de Mogi Mirim (SP) anunciou, nesta terça-feira (23), que irá decretar estado de calamidade pública no município a partir desta quarta-feira (24). A cidade enfrenta superlotações nas UTIs Covid e, segundo o prefeito, a medida serve para alertar sobre a situação caótica e permitir a agilidade de medidas administrativas.
Com o decreto de calamidade passando a valer nesta quarta, a prefeitura pode fazer a contratação direta de insumos para o combate à pandemia, sem a necessidade de licitações.
Em transmissão pelas redes sociais, o prefeito Paulo de Oliveira e Silva destacou que não há, no momento, falta de insumos na cidade, mas com a pressão por novos leitos, alguns equipamentos necessários para a abertura de UTIs não poderiam ser comprados no prazo convencional.
“Compramos respiradores, monitores e não conseguimos comprar bombas de infusão. Há uma emergência sanitária, disse.
Nesta terça, todos os leitos UTI Covid na cidade estão ocupados. O Hospital 22 de Outubro, por exemplo, informa que opera 225% acima da capacidade. A unidade que tem 8 UTIs Covid chegou a informam, na semana anterior, que não conseguia mais receber pacientes no pronto atendimento.
Já a Santa Casa está com as 14 vagas de terapia intensiva para tratamento da doença lotados. Ainda segundo o prefeito, há sobrecarga na UPA de Mogi Mirim.
PLAYLIST: Veja destaques da região
Veja mais notícias da região em G1 Campinas.

Ultimas Notícias

Câmara de Campinas mantém sessões virtuais durante fase vermelha do Plano São Paulo

Atendimento ao público também permanece suspenso no prédio do Poder Legislativo municipal. Gabinetes...

Região de Campinas tem 51 mil aptos à tarifa social de energia, mas que estão fora do cadastro

Levantamento mostra que famílias que se enquadram nos critérios do benefício deixam de aproveitá-lo por estarem fora do...

Após semanas lotados, hospitais privados de SP têm queda nas internações

A pandemia do coronavírus parece apresentar sinais de melhora no estado de São Paulo. Na sexta-feira, 9, o secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn, revelou...

Campinas registra déficit de 12 mil doses de vacina contra a Covid para profissionais da saúde

Secretaria de Saúde enviou ofício pedindo o envio de mais doses, além de destacar que possui capacidade para...

Caminhão perde freio e atinge postes e muro de casa em Campinas

De acordo com a Polícia Militar, ninguém ficou ferido durante a ocorrência na Vila Aeroporto. Caminhão perdeu o...
- Advertisement -