quarta-feira, abril 14, 2021

Comportamento 'motiva' nome de aves


Do conhecido pica-pau ao socó-dorminhoco e a garça-vaqueira, conheça detalhes desses animais. Garça-vaqueira vive em campos secos e de cultivo
Luís Carlos Martinelli/VC no TG
Você vem acompanhando com o Terra da Gente uma série especial sobre os nomes populares de algumas aves no Brasil. No primeiro texto tratamos quanto o canto indica o nome desses animais e o segundo, hoje, irá mostrar nomes inspirados no comportamento.
O dia a dia das espécies e algumas características das rotinas dos bichos ditam diversos apelidos em todos os estados brasileiros. Quer saber alguns deles?
Comportamento indica nome popular de joão-bobo
João-bobo (Nystalus chacuru)
O que será que o coitado do joão-bobo fez para merecer esse nome? O motivo é justamente o hábito de ficar praticamente imóvel para passar despercebido.
Esse tipo de comportamento realmente dificulta a detecção da ave, mas também facilita o abate quando ela é encontrada. É nessa hora que a espécie prova que de boba não tem nada e adota uma estratégia de fuga: já nas garras do predador se finge de morta. Assustado com o comportamento da presa, o animal solta o joão-bobo com esperança que ele reaja, mas logo o pequeno espera o momento de distração do caçador e consegue fugir.
gavião-peneira (Elanus leucurus)
Rudimar Narciso Cipriani
Gavião-peneira (Elanus leucurus)
Com asas longas que podem alcançar uma envergadura de mais de 100 centímetros, o gavião-peneira recebe esse nome popular justamente por ‘peneirar’ para localizar suas presas. Mas esse ato é feito de cima, já que ele passa grande parte do tempo pairando no ar a poucos metros do chão examinando o solo em busca principalmente de pequenos roedores, lagartos e insetos.
Pica-pau chega a bater 22 vezes por segundo na madeira
Pica-pau-louro (Celeus lugubris)
O pica-pau-louro, conhecido pela cabeça e penacho amarelo, é apenas uma das quase 60 espécies de pica-paus que ocorrem no Brasil. Assim como ele, todas têm um comportamento em comum: picar a madeira.
O nome popular não poderia ser outro. As “marteladas”, que chegam a 22 vezes por segundo, possuem diversas finalidades. Funcionam para escavar árvores para a construção de ninho, como também para perfurar os troncos e galhos atrás de alimento. Além disso, o tamborilar, um ritmo de batidas na madeira, é uma forma do pica-pau se comunicar com o bando, garantir seu território e até de atrair a fêmea.
A cabeça dessas aves chega a receber golpes que são mil vezes mais intensos do que a força da gravidade. Como será que o corpo do bicho aguenta tanto impacto?
A garça-vaqueira mede 49 cm, delgada e de pescoço grosso. Ela é totalmente branca com o bico, íris e pernas amarelas
Jorge Correia Neto/Arquivo Pessoal
Garça-vaqueira (Bubulcus ibis)
Com essa foto não fica difícil imaginar porque a garça-vaqueira recebe esse nome. A ave é conhecida por seguir o gado em busca de alimento.
A espécie africana chegou ao Brasil recentemente, em 1964, na Ilha de Marajó (PA) e se espalhou rapidamente pelo País. É comumente vista no chão do pasto, caçando insetos e anfíbios espantados pelo movimento dos bois. Também se alimenta de moscas no dorso desses animais.
Uma curiosidade é que a garça-vaqueira desenvolve plumagem alaranjada durante o período de reprodução.
Socó-dorminhoco passa o dia descansando nos galhos
Socó-dorminhoco (Nycticorax nycticorax)
O nome popular já diz tudo: o socó-dorminhoco, também conhecido como savacu, passa grande parte do dia dormindo. Essa ave, migratória de países mais frios, é noturna e acaba aproveitando a luz do sol para descansar sozinha entre os galhos.
Durante a noite sobrevoa lagos e rios para se alimentar de peixes, anfíbios, crustáceos, insetos e pequenos répteis. Reproduz-se de setembro a janeiro, quando macho e fêmea se dividem entre a construção do ninho e a incubação dos 5 ovos de tons que variam entre o azul e o verde.

Ultimas Notícias

O amor pela cozinha e a superação de desafios

Conheça a história da cozinheira Claudete Machado, de Campinas, que acredita que para...

Governo federal recebe estudo de viabilidade para nova licitação de Viracopos

Etapa é mais um passo para o avanço do processo de relicitação; único consórcio a enviar o documento...

Complementos para sopas e caldos mais saborosos

Veja o que o chef Ricardo Barreiro, de Campinas, indica para dar um toque especial ao preparos que...

Campinas tem mais 34 mortes por Covid-19 e total aumenta para 2.735; casos chegam a 86,5 mil

Balanço divulgado pela prefeitura na tarde quarta-feira (14) mostra mais 660 moradores infectados. Vítimas são 17 homens e...

Caçador de auroras boreais: o jovem brasileiro que vive em busca das ‘luzes coloridas’

De Sorocaba (SP), hoje Filippo Dias vive na Finlândia e divulga imagens do céu nas redes sociais. ...
- Advertisement -