segunda-feira, abril 12, 2021

Concessão judicial de benefícios do INSS em Campinas sobe 36% em quatro anos, diz levantamento


Variação é a maior entre as 10 cidades mais populosas das áreas de Campinas (SP) e Piracicaba (SP). Advogado analisa impacto da pandemia e diz que consulta pode garantir melhor benefício. Número de processos para conseguir benefícios do INSS tem aumento de 24% em quatro anos
A concessão judicial de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para moradores de Campinas (SP) aumentou 36,7% em quatro anos, segundo levantamento da EPTV com base em dados do órgão. O número de contemplados foi de 943 para 1.290, entre 2016 e 2020, e a variação é a maior verificada entre os dez municípios mais populosos nas regiões da metrópole e de Piracicaba (SP).
Além da metrópole, a lista inclui Americana (SP), Hortolândia (SP), Indaiatuba (SP), Limeira (SP), Mogi Guaçu (SP), Piracicaba (SP), Santa Bárbara d’Oeste (SP), Sumaré (SP) e Valinhos (SP). Veja gráfico.
As concessões incluem pensão por morte, aposentadorias, salário-maternidade e auxílio por acidente de trabalho. Em todo estado, o total cresceu 24% neste período – foram de 66,1 mil para 82,1 mil.
O advogado Luiz Almeida, especialista em direito previdenciário, avalia os motivos que resultaram em aumento nos municípios paulistas, sobretudo após o período da pandemia do novo coronavírus.
“O que aumenta os pedidos judiciais são as questões que necessitam de análise técnica. Durante a pandemia, as agências ficaram fechadas por muito tempo e isso fez com que não fossem realizadas as perícias necessárias. Uma junção de fatores, claro provocadas pela pandemia, acabou causando isso”, explica. Ele afirma que uma consulta pode garantir um benefício melhor ao segurado.
“Se muitas eles vezes não leva a documentação correta, não conhece o que é necessário comprovar para conseguir a concessão do benefício, isso acaba atrapalhando. O INSS é muito técnico, quando vai para a justiça alguns conceitos são ampliados, como o de família”, complementa Almeida.
Agência do INSS em Campinas: aumenta número de concessões judiciais aumentou
Reprodução/EPTV
PLAYLIST: veja outros destaques da região de Campinas
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.

Ultimas Notícias

Ciclista fica ferido após ser atingido por moto e arremessado em Campinas

Acidente aconteceu na tarde deste domingo (11), na Avenida John Boyd Dunlop. Homem...

Indaiatuba abre inscrições para apresentações culturais virtuais; artistas receberão R$ 750

Interessados precisam ter 18 anos ou mais e apresentar comprovante de endereço fixo na cidade. Materiais selecionados serão...

PATs da região de Campinas ofertam 324 vagas de emprego nesta segunda-feira; veja cargos

Relação inclui postos para diversos níveis de escolaridade e oportunidades exclusivas para PCDs. Em virtude da pandemia, unidades...

Moto fica partida após condutor atingir traseira de carro na Bandeirantes, em Campinas

Acidente foi na noite de sábado (10), em pista norte. Motociclista teve lesões graves, diz polícia. Moto partiu...

Covid-19: ação em Campinas lacra bar com 60 clientes e coberto por lona para 'disfarçar' abertura

Ação conjunta da Guarda e PM no Jardim São Domingos ocorreu na noite de sábado (10), segundo prefeitura....
- Advertisement -