quarta-feira, maio 5, 2021

Confira as atrações do Terra da Gente de sábado (01/05)


História do menino que sonhou em viver de “passarinho”, caldo de pinhão e pescaria de tucunarés são os destaques da semana. Confira as atrações do Terra da Gente de sábado (01/05).
Terra da Gente
TG 1134
O Terra da Gente dá as boas-vindas ao mês de maio compartilhando com você histórias de amor pela natureza. Em comemoração ao “Dia do Observador de Aves”, conheça detalhes da história do ornitólogo que desde a infância tem uma relação forte com as aves e hoje tem uma carreira dedicada à conservação desses animais. Luciano Lima faz parte da equipe do Terra da Gente e vai compartilhar um pouco da experiência de viver em plena Mata Atlântica, bem perto dos bichos. A aventura em Cunha (SP) teve ainda o preparo de algumas delícias da montanha. Neste sábado a Hora do Rancho traz a primeira receita de uma série especial. A pescaria é em Cardoso (SP), no rio Grande, atrás dos tucunarés.
Conheça a história do menino que deixou de matar passarinhos para lutar pela conservação das espécies.
Terra da Gente
O menino que sonhou viver de “passarinho”
Durante a infância no Sul de Minas, o biólogo Luciano Lima tinha entre as brincadeiras preferidas caçar passarinhos com estilingue e alçapão, prática que era comum entre os meninos na época. Naquele tempo ele mal imaginava que se tornaria um ornitólogo, profissional especialista em aves. O despertar para essa missão de vida aconteceu de forma inesperada durante uma feira de profissões na escola. Ele decidiu ” viver de passarinho” e assim até hoje segue a sua carreira. Uma dedicação e entrega tão grande que o fizeram até mudar para mais perto da mata. Hoje Luciano vive entre as montanhas da Serra da Bocaina em Cunha (SP).
Receita perfeita para dias mais frios.
Terra da Gente
Caldo de Pinhão
Aproveitando a visita ao ornitólogo Luciano Lima a equipe do TG preparou algumas receitas especiais, diretamente de Cunha (SP). A “Hora do Rancho” traz uma série especial de cinco receitas que vão ao ar durante todo o mês de maio. Para começar, um caldo bem nutritivo com um dos ingredientes mais conhecidos da região: o pinhão.
Aventura no interior de São Paulo é atrás dos tucunarés.
Terra da Gente
Pesca Tucunaré
Isca artificial de superfície, meia-água e de fundo. O que não faltam são opções para pescar tucunaré. Mas quando não existia tanta tecnologia empregada nos equipamentos da pesca, de que jeito o pescador se virava? “Lambari funciona, toda vida funciona. Desde da antiguidade, porque é uma isca natural, é do rio, o peixe come”. A resposta está na ponta da língua de Odair Camargo, experiente pescador e nosso guia durante nossa aventura em Cardoso (SP). Pescando no Rio Grande o resultado é briga boa, com tucunarés pesando mais de três quilos. O barco com a nossa equipe ainda tinha o concorrente nessa disputa, uma águia pescadora mostrou que também entende do assunto e saiu com o almoço garantido.

Ultimas Notícias

Indaiatuba divulga calendário de maio para pagamento de auxílio municipal de R$ 130

Valor começa a ser pago no dia 12 e segue até 19 de...

Obras em viaduto alteram itinerário de duas linhas de ônibus em Campinas; veja mudanças

Alterações nas linhas 130 e 212, que atendem os terminais Vida Nova e Itajaí, respectivamente, começam na segunda-feira...

PM resgata criança e prende mãe suspeita de agressão e abandono em Campinas

Policiais militares receberam denúncia de maus-tratos; menina de 3 anos foi encaminhada ao PS São José e a...

Covid-19: Campinas abre agendamento da vacinação para maiores de 60 anos nesta quarta

Cadastro também estará disponível para trabalhadores de saúde a partir de 35 anos. Inscrição deve ser feita a...

Covid: Campinas anuncia fim da fila de pacientes à espera por leitos de UTI e enfermaria

Desde que dados foram divulgados pela primeira vez, cidade registrou fila por vagas por 47 dias seguidos. Taxa...
- Advertisement -