domingo, maio 16, 2021

Confira as atrações do Terra da Gente deste sábado (24/04)


Descubra alguns sabores da floresta Amazônica e se aventure com a pescaria na fronteira com o Paraguai. Confira as atrações do Terra da Gente de sábado (24/04).
Terra da Gente
TG 1133
O Terra da Gente deste sábado (24/04) te convida a viajar até o Amazonas para descobrir os sabores da floresta. Da castanha do Brasil (ou do Pará) ao açaí, a mata brasileira proporciona alimento, sustento e trabalho para muitas comunidades.
Já na fronteira entre o Brasil e o Paraguai a aventura é com a pescaria. Você vai conhecer a história de um menino de 12 anos que aprendeu com a avó a fisgar peixes grandes desde cedo. E vai ver flagrantes de um peixe bruto e belo: a piraputanga. A “Hora do Rancho” segue no clima da floresta e aproveita a passagem do programa pelo Norte do Brasil para preparar um prato diferente e especial que destaca o açaí em uma receita salgada.
Descubra mais sobre a rotina de quem depende do extrativismo para sobreviver.
Terra da Gente
Alimentos da floresta
No meio da floresta o golpe do facão quebra a castanha, que tem um gosto mais forte quando está crua. Já no topo da palmeira, apanha-se o fruto que é triturado na hora para fazer um açaí puro, servido com farinha de mandioca. Para provar os sabores da mata, a equipe do Terra da Gente fez uma viagem pela região Central do Amazonas, onde fica a Floresta Nacional de Tefé. A área abriga comunidades extrativistas, que tiram o sustento da selva. Você vai conhecer um pouco da rotina de trabalho de quem preserva o meio ambiente para garantir o alimento futuro. E vai ver como é o preparo do “açaí raiz”.
Menino de apenas 12 anos já dá show na pescaria.
Terra da Gente
Pescaria: som ligado e “pé na estrada”
Entre uma música e outra, a equipe do Terra da Gente roda o Mato Grosso do Sul atrás de peixe. No primeiro encontro, uma espécie arisca e voraz, as piraputangas. Os peixes não se intimidam com as câmeras e garantem um show de imagens durante os ataques em busca de comida. Já próximo à fronteira, você vai conhecer a história de um “menino pescador”, que aprendeu com a avó paraguaia a pescar peixe grande.
Já pensou em usar açaí como base de um molho para acompanhar o frango? A “Hora do Rancho” te ensina o passo a passo.
Terra da Gente
Frango com açaí
Inspirados pela aventura do Terra da Gente no Amazonas, a “Hora do Rancho” traz um prato diferente e exótico. Aprenda a preparar um frango com molho de açaí, que vai surpreender o paladar de todos.

Ultimas Notícias

Vacinação: 87% dos brasileiros de 70 a 79 anos receberam ao menos uma dose

A vacinação contra a Covid-19 de pessoas com idades entre 70 e 79 anos chegou a 87,5% dos brasileiros....

Superlaboratório Sirius 'abre as portas' ao público com visita virtual guiada nesta segunda

Evento começa às 10h e apresenta detalhes da maior estrutura científica do Brasil, instalada em Campinas (SP). Acelerador...

Com destaque no setor de serviço, região de Campinas inicia semana com 764 vagas de emprego

Levantamento do G1 mostra como se candidatar para postos de trabalho em 11 cidades. Em Hortolândia, há 120...

Campinas amplia rota da linha 346 a partir desta segunda-feira; veja alteração

De acordo com a Emdec, mudança ocorre para aumentar a circulação do transporte público no bairro Jardim Itayu....

Furto de cabos de energia interrompe abastecimento de água em Santo Antônio de Posse

Cabos furtados são da bomba que faz a captação de água no Camanducaia Mirim. DAE não informou previsão...
- Advertisement -