quarta-feira, maio 5, 2021

Conheça o preparo 'raiz' do açaí e uma castanheira mais antiga que o Brasil


Aventura do TG na Amazônia visita uma comunidade na Floresta Nacional de Tefé para conhecer a rotina das famílias que vivem do extrativismo. Açaí é destaque no Terra da Gente de sábado (24/04).
Paulo Augusto/Terra da Gente
Quando você tem uma selva no quintal de casa, tomar um açaí pode ser bem diferente do que se imagina em algumas partes do Brasil.
Na Floresta Nacional de Tefé, localizada na região central do Amazonas, não se encontra “na esquina”, aquelas lojas especializadas do produto. Por isso, preparar uma simples tigela de açaí pode ser uma aventura. A começar pelo fruto que está há mais de vinte metros de altura. Para apanhar tem que subir no topo da palmeira, com uma faca nos dentes. O Terra da Gente mostra como é feito esse processo que envolve a participação de toda família.
Na comunidade extrativista encontramos também um castanheiro, que tem nome de presidente: seu Juscelino. “Eu nasci em abril de 1946, e o presidente JK se ‘apossou’ em janeiro, o presidente estava recente no poder. Minha mãe disse que meu pai me batizou em homenagem a ele. Eu ganhei o nome e o apelido veio junto, Kubitschek”, explica o castanheiro.
Descubra mais sobre a rotina de quem depende do extrativismo para sobreviver.
Terra da Gente
Criado na floresta, Juscelino mostra para a equipe do TG a rotina e os perigos que enfrenta para apanhar o ouriço, o fruto da castanheira que fica a quarenta metros de altura, pendurado nos galhos.
Andar por entre as árvores centenárias é como passear por um “campo minado” onde você pode ser atingido pelos ouriços que despencam durante o dia. “Ele chega a matar. É muito pesado, com a velocidade que ele vem, chega a enterrar no chão”, alerta Juscelino.
Na mata, encontramos uma castanheira conhecida pelos moradores da região por “Mãe de Todas”. Por causa do tamanho, estima-se que a árvore tenha bem mais de quinhentos anos, ou seja, mais “velha” que o Brasil.
“Coloque o pé na trilha” com o Terra da Gente, neste sábado, a partir das 14h, na EPTV.

Ultimas Notícias

Campinas reabre agendamento da vacinação contra Covid-19 para gestantes da área da saúde

Vagas disponibilizadas inicialmente pela prefeitura foram esgotadas após 5h. Mulheres em até 45...

Projeto recebe inscrições para oficina on-line de ilustração editorial em Campinas

Interessados podem se inscrever por meio de formulário em site oficial até 13 de maio. Oficina de ilustrações...

Novo lote com 600 mil doses de vacina da Pfizer chega ao Brasil hoje

A Pfizer entrega nesta quarta-feira, 5, um novo lote com 628.290 doses da vacina ComiRNAty, contra a Covid-19, desenvolvida em parceria com a BioNTech....

Indaiatuba divulga calendário de maio para pagamento de auxílio municipal de R$ 130

Valor começa a ser pago no dia 12 e segue até 19 de maio. Cadastros ainda podem ser...

Obras em viaduto alteram itinerário de duas linhas de ônibus em Campinas; veja mudanças

Alterações nas linhas 130 e 212, que atendem os terminais Vida Nova e Itajaí, respectivamente, começam na segunda-feira...
- Advertisement -