segunda-feira, abril 12, 2021

Covid-19 aumenta em 150% demanda por suporte domiciliar de oxigênio em Campinas


Secretaria de Saúde atende 700 pacientes que precisam de oxigenoterapia e recebe cerca de 50 novos pedidos por mês. Tratamento é usado também por pacientes que se recuperam de AVC, pneumonia e câncer. Programa de oxigenioterapia tem aumento de 150% em Campinas
Os pedidos mensais por suporte domiciliar de oxigênio, a oxigenoterapia, subiram 150% em Campinas (SP) desde o início da pandemia. Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde atende 700 pacientes e recebe cerca de 50 novos pedidos por mês, número que era de 20 antes do novo coronavírus.
O tratamento é feito por meio do Programa de Oxigenoterapia Domiciliar (POD), no qual a secretaria municipal fornece suporte de oxigênio para pessoas com dificuldade de respiratória. Além da Covid-19, pacientes que sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC), pneumonia, câncer ou problemas neurológicos são assistidos pela terapia.
A oxigenoterapia ocorre por meio de quatro aparelhos: concentrador de oxigênio, equipamento ligado à tomada que concentra o oxigênio e transfere para pacientes pelo nariz, ventilador mecânico, bipap e cipap, que são compressores de ar utilizados normalmente para tratar a apneia do sono e doenças pulmonares.
Os pacientes da oxigenoterapia também são acompanhados por profissionais de saúde, que fazem visitas e auxiliam na recuperação. É o caso da professora aposentada Mercedes Tortelli, que ficou três meses na UTI após pegar a Covid-19 e, depois, precisou manter o tratamento domiciliar.
Concentrador de oxigênio usado na casa da moradora de Campinas Mercedes Tortelli, que se recuperou da Covid-19
Reprodução/EPTV
“A gente está tendo a visita semanal de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas que estão nos ajudando muito com relação à fisioterapia respiratória e muscular. Eles vêm desempenhando um papel fundamental para a recuperação da minha mãe”, explica a engenheira civil Alessandra Ribeiro.
Além da necessidade de manter a assistência de pessoas curadas da Covid-19, mas que continuam com sequelas respiratórias, o POD é utilizado também para dar alta a pacientes em fase final de tratamento e que podem ir para casa com um aparelho.
Com isso, há a liberação de leitos para pacientes mais graves, segundo a prefeitura. Apesar do aumento na procura, a secretaria afirma que tem estoque de cerca de 180 aparelhos, o que é suficiente para demanda atual. No entanto, uma nova alta expressiva de casos pode zerar a oferta.
‘Explosão’ de casos pode complicar atendimento
“Se nós mantivermos o ritmo atual, a gente consegue atender. O que não pode acontecer é uma outra explosão de casos. Se tiver uma explosão de casos novamente de fato vai complicar o atendimento para todos esses doentes”, ressalta o coordenador do serviço de atendimento domiciliar, Bruno Andrade Pagung.
“As empresas que fornecem os aparelhos também não estão tendo aparelhos de sobra para fornecer a mais caso seja necessária. Então as medidas de isolamento, de uso de máscara são fundamentais”.
Oxigênio 24 horas por dia
Após 64 dias de internação por Covid-19, idosa de Campinas recebe oxigenoterapia 24 horas por dia
Reprodução/EPTV
Após 64 dias internada com Covid-19, 33 deles em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), uma idosa teve alta com a indicação de oxigenoterapia. As sequelas respiratórias exigem que a paciente use o aparelho 24 horas por dia.
“Ela teve alta, mas devido à sequela do Covid ela precisa do oxigênio em casa por 24 horas”, afirma a filha, Daniela Santos.
A técnica de enfermagem Nelma Santos, cunhada da idosa, explica que uma equipe do POD foi à casa da família para verificar as condições para instalação do equipamento. Como o oxigênio é inflamável, o imóvel precisa ter boa rede elétrica.
“Eles veem tudo, o local que a pessoa vai ficar, a instalação… Eu acredito que até que eles veem as condições para cuidar do paciente”, explicou.
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Campinas

Ultimas Notícias

Ciclista fica ferido após ser atingido por moto e arremessado em Campinas

Acidente aconteceu na tarde deste domingo (11), na Avenida John Boyd Dunlop. Homem...

Indaiatuba abre inscrições para apresentações culturais virtuais; artistas receberão R$ 750

Interessados precisam ter 18 anos ou mais e apresentar comprovante de endereço fixo na cidade. Materiais selecionados serão...

PATs da região de Campinas ofertam 324 vagas de emprego nesta segunda-feira; veja cargos

Relação inclui postos para diversos níveis de escolaridade e oportunidades exclusivas para PCDs. Em virtude da pandemia, unidades...

Moto fica partida após condutor atingir traseira de carro na Bandeirantes, em Campinas

Acidente foi na noite de sábado (10), em pista norte. Motociclista teve lesões graves, diz polícia. Moto partiu...

Covid-19: ação em Campinas lacra bar com 60 clientes e coberto por lona para 'disfarçar' abertura

Ação conjunta da Guarda e PM no Jardim São Domingos ocorreu na noite de sábado (10), segundo prefeitura....
- Advertisement -