segunda-feira, março 1, 2021

Covid-19: Campinas e mais cidades da região começam a aplicar 2ª dose da vacina


Holambra e Tuiuti divulgaram nesta quarta-feira (10) o início da aplicação da 2ª dose do imunizante nos profissionais que trabalham na linha de frente contra o novo coronavírus. Vacinação contra Covid-19 entra na segunda dose em cidades da região de Campinas
Reprodução/EPTV
Campinas (SP) começou a aplicar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 nesta quarta-feira (10). Os contemplados são os primeiros profissionais de saúde imunizados e grupos que atuam na linha de frente da pandemia do novo coronavírus. Na região, os municípios de Holambra e Tuiuti também aplicam o complemento da imunização a partir desta quarta. Veja os detalhes abaixo.
A aplicação da segunda dose da vacina deve obedecer ao prazo estipulado no Plano Nacional de Imunização (PNI) de acordo com o definido pelas fabricantes das vacinas que foram disponibilizadas no Brasil até o momento, a CoronaVac e a AstraZeneca.
O Centro de Contingência do Coronavírus do governo de São Paulo recomendou que o intervalo de aplicação entre as duas doses da CoronaVac seja de 28 dias. Estudos comprovaram uma maior eficácia da vacina considerando este intervalo maior. Anteriormente, a distância entre as duas aplicações era de 21 dias.
No caso da Oxford/AstraZeneca, cientistas verificaram maior eficácia em um intervalo de três meses. Um estudo preliminar divulgado no dia 2 de fevereiro mostrou eficácia de 76% três semanas depois da primeira dose, e essa taxa é mantida até 90 dias após a aplicação.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, as regiões já estão recebendo as doses para fazer a segunda aplicação. No entanto, a estratégia ficou a cargo dos municípios, informou o governo estadual.
Campinas
De acordo com a Secretaria de Saúde do município, a aplicação da segunda dose começa nesta quarta para aqueles que atuam no atendimento direto a pacientes com coronavírus. A expectativa é vacinar cerca de 800 pessoas entre esta quarta e quinta (11).
As doses já estavam no almoxarifado municipal e serão enviadas para os hospitais, assim como ocorreu na primeira aplicação. Ao todo, a metrópole já aplicou doses das vacinas em 40.910 pessoas, segundo levantamento da administração municipal.
Holambra
A prefeitura divulgou que recebeu nesta terça (9) 134 doses da vacina contra Covid destinadas aos profissionais que atuam na linha de frente do combate ao novo coronavírus. Essas pessoas começaram a ser imunizadas no dia 21 de janeiro em Holambra.
“A aplicação da segunda dose irá ocorrer na Unidade Básica Santa Margarida, das 8h às 16h. A orientação é de que os trabalhadores verifiquem no comprovante de vacinação a data indicada para recebimento do complemento, garantindo assim a eficácia do produto.”, ressaltou a administração municipal.
Também nesta quarta, o município começa a vacinar o segundo grupo de idosos, a partir de 88 anos. A aplicação será na Unidade Básica Santa Margarida, no Jardim das Tulipas, das 8h às 16h. É necessária a apresentação do documento de identificação com foto e o Cartão Cidadão.
Ao todo, 384 pessoas, entre profissionais de saúde, trabalhadores na linha de frente e idosos, já receberam dose da vacina contra Covid-19.
Tuiuti
A segunda dose da vacinação na pandemia de coronavírus começa nesta quarta para os profissionais de saúde que receberam a CoronaVac, informou a prefeitura.
Até esta terça, 125 moradores, entre eles trabalhadores da saúde e idosos, foram vacinados. A previsão é iniciar a imunização em pessoas com mais de 85 anos no dia 15 de fevereiro.
Veja mais notícias da região no G1 Campinas

Ultimas Notícias

Portal reúne lista de espécies que compõem a fauna do Ceará

Inventário inclui mais de 1.300 espécies e poderá ser atualizado com frequência por...

Após roubo com funcionário baleado, proprietários decidem fechar pizzaria em Americana por medo: 'não queremos mais isso'

Crime ocorreu em estabelecimento da Cidade Jardim, na noite de sábado, e dona do estabelecimento precisou entregar dinheiro....

Estoque de vacina contra Covid-19 para idosos de 80 a 84 anos em Vinhedo zera em dois dias

Segundo a prefeitura, foram vacinados 750 moradores neste fim de semana e falta imunizar cerca de 100 pessoas nesta faixa etária. Administração...

Receita espera receber 838,4 mil declarações do IRPF 2021 na região de Campinas; números por cidade

Número é equivalente ao total de formulários entregues à Receita Federal em 2020 dentro do prazo, mas pode...

Mogi Guaçu tem filas e UTIs lotadas na véspera da restrição na circulação; MP pede suspensão da medida

Regras definidas pela prefeitura como 'lockdown' valem a partir de terça-feira (2). Mercados poderão funcionar só com entrega...
- Advertisement -