terça-feira, abril 13, 2021

Covid-19: Campinas inicia semana com 186 pacientes à espera de leitos de enfermaria e de UTI


Metrópole tem 110 que precisam de UTI e 76 aguardando por estrutura de enfermaria. Prefeitura divulgou mais 38 mortes pela doença, recorde em único boletim, e mais 794 casos positivos. Ambulância em frente ao Hospital Metropolitano, em Campinas
DENNY CESARE/ESTADÃO CONTEÚDO
Campinas (SP) tem 186 pacientes com Covid-19 à espera de leitos de UTI e enfermaria, segundo balanço divulgado pela prefeitura por volta das 16h desta segunda-feira (22). Deste total, 110 precisam ser atendidos na estrutura de terapia intensiva, enquanto que a metrópole registra nesta tarde 14 leitos livres para pacientes com a doença, um deles apenas via SUS, e taxa geral de ocupação em 96,63%.
De acordo com o governo, 76 aguardam por uma vaga em leito de enfermaria, mas a metrópole não divulga quantos existem na cidade. O boletim indica apenas que há 509 internados em estruturas deste tipo, enquanto que na sexta-feira eram 497 pacientes assistidos nas unidades de saúde.
Segundo a assessoria, somente leitos de UTI são considerados em análises para medidas de enfrentamento à pandemia e aplicações de regras do Plano SP na metrópole.
Comparativo
No comparativo com sexta-feira, quando o boletim anterior foi divulgado, a fila de espera por leitos aumentou na metrópole. Naquele dia, 104 esperavam por leitos de UTI, e 63 aguardavam enfermaria.
UTI: foi de 104 para 110 – seis a mais (variação de 5,76%)
Enfermaria: de 63 para 76 – 13 a mais (variação de 20,63%)
“É exaustivo. A gente está falando que a doença está mais grave. As pessoas cobram muito: ‘Ah, tem que abrir mais leitos de UTI.’. Mas elas não entendem que é uma doença tão grave que, mesmo que você acesse o leito de uma UTI e seja intubado, dois terços vão evoluir para óbito. Então, a melhor forma de você não evoluir com gravidade é você não pegar a doença”, destaca a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Andrea von Zuben.
A cidade divulgou mais 38 mortes por Covid-19 nesta tarde, recorde em único boletim, e chegou a 2.154 vidas perdidas. Além disso, foram registrados mais 794 casos, o que eleva a soma a 77.355
Leitos
Campinas tem 402 pacientes internados em leitos de UTI, dois a mais do que na sexta-feira. No comparativo com aquele dia, o total de estruturas instaladas aumentou de 410 para 416, sendo que no primeiro dia estavam livres para uso dez unidades, ante 14 na tarde desta segunda-feira.
Neste período, a metrópole contabilizou mais nove leitos SUS Municipal abertos, chegou a 149 e todos estão em uso. O SUS Estadual, por meio do Hospital de Clínicas da Unicamp, segue com 39 das 40 estruturas ocupadas. Já a rede particular, que passou de 230 para 227 leitos, tem 214 em atendimento.
Leitos de UTI (Covid-19)
Os leitos estão divididos da seguinte forma, em números absolutos:
SUS municipal: 149 leitos, dos quais 149 estão ocupados (100%). Não há leito livre.
SUS estadual: 40 leitos, dos quais 39 estão ocupados (97,5%). Há 1 leito livre.
Particular: 227 leitos, dos quais 214 estão ocupados (94,27%). Há 13 leitos livres.
VÍDEOS: últimas notícias sobre a região de Campinas
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.

Ultimas Notícias

Avião da Azul faz pouso de emergência no Galeão após piloto relatar fumaça a bordo

Dois passageiros que se sentiram mal durante a situação precisaram ser atendidos pelo...

DIG prende suspeito e apreende fios roubados que seriam trocados por drogas em Indaiatuba

Policiais civis também localizaram porções de entorpecentes, simulacro de revólver, faca e cerca de R$ 2,5 mil em...

Em 100 dias, rede municipal atende o equivalente a 11% da população de Campinas com suspeita de Covid-19

Percentual representa cerca de 133 mil pessoas que procuraram consulta médica em UBSs, UPAs ou nos hospitais mantidos...

Campinas abre agendamento da vacinação contra Covid-19 para maiores de 67 anos

Cadastro deve ser feito no site, onde será informado horário e local de aplicação. Cidade conta com cinco...

Banco de leite da Maternidade em Campinas atinge nível mais crítico da pandemia; veja como doar

Hospital tem estoque de 139 litros, volume 30,5% inferior aos 200 indicados como mínimo ideal, e reivindica doações....
- Advertisement -