sábado, maio 15, 2021

Covid-19: cidades da região de Campinas iniciam vacinação dos profissionais da educação


Imunização começou em Americana, Espírito Santo do Pinhal, Mogi Mirim e Sumaré. Primeira etapa contempla servidores com mais de 47 anos, que atuam desde creches ao ensino médio. Profissionais da educação recebem vacina contra Covid-19 na região
Quatro cidades da região de Campinas (SP) iniciaram neste sábado (10) a vacinação contra Covid-19 dos profissionais da educação. Nesta primeira etapa, Americana (SP), Espírito Santo do Pinhal (SP), Mogi Mirim (SP) e Sumaré (SP) aplicam as doses em trabalhadores com mais de 47 anos, que façam pré-cadastro no site “Vacina Já Educação”, e atuam desde creches ao ensino médio, nas redes municipal, estadual, federal e particular. O público-alvo foi definido pelo governo do estado.
Com o avanço dos municípios paulistas à fase vermelha do Plano SP, o estado autorizou a retomada das aulas presenciais, desde que mantida a capacidade de até 35% nas salas. Veja abaixo detalhes.
Lista de profissionais contemplados
Professores da educação básica;
Merendeiras
Auxiliares de serviços gerais e faxineiros;
Secretários da escola;
Diretores e vice-diretores;
Professores coordenadores pedagógicos;
Cuidadores;
Em Americana, a vacinação ocorre em um drive-thru e a EPTV, afiliada da TV Globo, registrou fila de automóveis. Já em Sumaré ela é realizada pelos profissionais de saúde em um centro esportivo.
Profissionais da educação recebem vacina contra Covid-19 na região
Reprodução/EPTV
O agendamento
Podem receber a vacina apenas servidores da educação com mais de 47 anos que tenham feito um pré-cadastro no site “Vacina Já Educação” e recebido a confirmação do sistema, que valida o registro e gera um código, que deverá ser apresentado nas unidades de saúde dos municípios. A validação é feita por secretários ou diretores das escolas ou unidades às quais os servidores são associados.
Para a inscrição, o servidor deve entrar com dados de número do CPF, nome completo e e-mail. Em seguida, ele receberá um link no e-mail indicado e será necessário validá-lo para dar continuidade.
Depois de validar o e-mail e o registro inicial, o profissional deve confirmar os dados pessoais e apontar nome da escola, rede de ensino, município e cargo ocupado.
Para as redes municipais, particulares e federal também é necessário anexar os holerites de pelo menos dois meses, para comprovar vínculo com unidades de ensino na cidade.
Somente após o envio de todos os dados é que o cadastro passará por um processo de análise e validação por parte do diretor da escola. O servidor receberá um e-mail o comprovante “VacinaJá Educação” e um QRCode, quer permitirá que ele se dirija a uma unidade de saúde para receber a primeira dose da vacina contra o coronavírus.
Retomada das aulas
As aulas presenciais nas escolas estaduais voltam na quarta-feira (14), mas, neste momento não há obrigatoriedade da frequência presencial. A segunda e a terça-feira serão usadas para orientação e comunicação das famílias e contatos com a comunidade escolar.
A decisão do retorno das aulas de forma presencial ocorre após o governo do estado avançar São Paulo para a fase vermelha do plano de controle da pandemia a partir de segunda-feira, que permite a abertura de escolas e lojas de materiais de construção, por exemplo. Uma lei estadual colocou a educação como serviço essencial, permitindo a abertura ao público nesta fase.
Os municípios, entretanto, podem decidir aplicar regras mais restritivas que o governo do estado.
Vacinação em Campinas
A prefeitura abriu o agendamento na sexta-feira e as vacinas para os profissionais de educação serão aplicadas a partir de segunda (12). A metrópole também divulgou calendário para retomar aulas:
19/04: escolas particulares e estaduais
26/04: escolas municipais de ensino fundamental, EJA, Fumec e Ceprocamp
03/05: Pré-escolas municipais.
Capacidade máxima de 35% nas salas de aula durante as fases vermelha e laranja.
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.

Ultimas Notícias

Indaiatuba divulga atrações do 29° Maio Musical

Apresentações vão o último domingo (30) do mês. Pela segundo ano consecutivo, o...

Covid: homem se recusa a usar máscara e agride guardas em posto de vacinação de Campinas

De acordo com a corporação, agressor, que seria servidor de Sumaré (SP), estaria no local acompanhando a namorada...

Últimas notícias de coronavírus na região de Campinas em 15 de maio de 2021

Veja a atualização em cada município da área de cobertura do G1. Confira as últimas notícias sobre o...

Voluntários distribuem absorventes para mulheres carentes em bairros de Campinas

Ação organizada pelo coletivo Mulheres pela Justiça reuniu 30 pessoas e distribuiu 10 mil pacotes com os produtos...

Hospital Mário Gatti em Campinas tem surto de casos de Covid-19 em unidade cirúrgica

De acordo com um documento do Núcleo de Epidemiologia Hospitalar, ao menos seis pessoas testaram positivo para a...
- Advertisement -