segunda-feira, abril 12, 2021

Covid-19: HC mantém suspensão de atendimentos no PS por mais 24 horas e prevê 18 novos leitos de enfermaria


Em coletiva realizada nesta quarta-feira, coordenador de assistência do hospital informou ainda que os atendimentos ambulatoriais serão reduzidos em cerca de 20% para atender a nova demanda. ‘Todos os lugares estão lotados’, alerta superintendente do HC da Unicamp
O Hospital de Clínicas da Unicamp, em Campinas (SP), decidiu manter por mais 24 horas a suspensão dos atendimentos no pronto-socorro para tentar diminuir a superlotação da unidade. A medida foi anunciada em coletiva realizada nesta quarta-feira (10).
Além da suspensão dos atendimentos por mais um dia, a unidade de saúde também informou que deve abrir, até sexta-feira (12), mais 18 leitos de enfermaria exclusivos para pacientes com Covid-19 a fim de desafogar o PS. Na terça (9), o pronto-socorro operava com 350% da capacidade.
“Provavelmente a lotação vai continuar grande, só que aí você vai tendo mais gente para dar alta, e a coisa começa a girar um pouco melhor. Vai ser sempre difícil, sempre preocupante essa superlotação, porque a demanda está muito alta”, afirmou o superintendente da unidade, Antônio Gonçalves de Oliveira Filho.
Segundo o superintendente, desde que a restrição de atendimentos foi adotada, o total de pacientes no pronto-socorro passou de 67 para para 42. Além disso, dos oito pacientes intubados em estado grave, cinco puderam ser remanejados e restaram três à espera de um leito de UTI.
Covid-19: veja a ocupação dos leitos de UTI em Campinas
Covid-19: Campinas registra mais 12 mortes e chega a 1.975
Atendimentos ambulatoriais
Outra medida anunciada pelo coordenador de assistência do HC, Plínio Trabasso, é a redução de cerca de 20% na capacidade de atendimento ambulatorial, com exceção dos casos oncológicos, para que parte da equipe assistencial possa ser alocada na nova ala de enfermaria.
“Outra decisão que nós tomamos também é a suspensão do atendimento de casos novos. Não podemos receber casos novos ambulatoriais enquanto nós estamos numa situação, vamos dizer assim, catastrófica como a que estamos vivenciando no momento”, disse o coordenador.
Trabasso também informou que, por conta da redução parcial do atendimento ambulatorial, todos os médicos do hospital contribuirão com 30% da carga horária, independente da especialidade, no atendimento dos novos leitos de enfermaria.
“Hoje nós sabemos que estamos com 40% mais pacientes internados que o pico atingido no ano passado. […] A expectativa é que tenhamos um aumento ainda expressivo de casos, uma ascensão bastante grande nesses próximos 15 dias”, explica Plínio Trabasso.
Coordenador de assistência do HC analisa cenário da pandemia e prevê aumento de casos
Reestruturação
A prefeitura de Campinas anunciou nesta quarta-feira uma reestruturação no atendimento de casos de Covid-19 como tentativa de evitar o colapso do sistema de saúde, que conta com 100 pacientes à espera de leitos de UTI e enfermaria.
Além da abertura de novas estruturas nas próximas semanas, o uso do Metropolitano, hospital ocupado para enfrentamento da pandemia e a previsão de reativação do Hospital de Campanha nos Patrulheiros, a prefeitura vai priorizar os hospitais Mário Gatti e Ouro Verde para casos de urgência e transferências dentro da rede.
Com isso, os centros de saúde do São Bernardo, Capivari e Costa e Silva terão as estruturas reforçadas para realizar o acolhimento de pacientes com sintomas de Covid.
Fachada do HC da Unicamp em foto de 2018, antes da pandemia
Lícia Mangiavacchi/EPTV
VÍDEOS: últimas notícias sobre a região de Campinas
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.

Ultimas Notícias

Em 100 dias, rede municipal atende o equivalente a 11% da população de Campinas com suspeita de Covid-19

Percentual representa cerca de 133 mil pessoas que procuraram consulta médica em UBSs,...

Campinas abre agendamento da vacinação contra Covid-19 para maiores de 67 anos

Cadastro deve ser feito no site, onde será informado horário e local de aplicação. Cidade conta com cinco...

Banco de leite da Maternidade em Campinas atinge nível mais crítico da pandemia; veja como doar

Hospital tem estoque de 139 litros, volume 30,5% inferior aos 200 indicados como mínimo ideal, e reivindica doações....

Último pracinha de Campinas morre aos 101 anos: 'Legado de exemplo e dedicação à família'

Ex-combatente Justino Alfredo esteve em batalhas contra soldados nazistas na Itália durante a 2ª Guerra Mundial. Veterano enfrentava...

Em 100 dias à frente de Campinas, Dário entrega parte das ações, destaca combate à pandemia e defende lei de comissionados

Em janeiro, prefeito havia traçado plano de 72 metas, mas algumas não saíram do papel - como...
- Advertisement -