terça-feira, abril 13, 2021

Covid-19: municípios da região de Campinas pedem ajuda a vizinhos para evitar colapso na saúde


Com UTIs lotadas e escalada de casos, cidades enfrentam pressão nos hospitais, falta de respiradores e aumento no consumo de oxigênio. Parceria entre administrações ajudou a garantir atendimentos. Com as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) lotadas e frente à possibilidade de colapso nos sistemas de saúde, municípios da região de Campinas (SP) têm recorrido a cidades vizinhas para conseguir empréstimos de insumos e equipamentos para ajudar no combate à Covid-19.
“Nós não vivemos numa ilha, então o que acaba acontecendo é que, se uma cidade acaba entrando em uma dificuldade, todas as cidades da região entram também. […] Por isso nós temos que nos reforçar para atender de uma maneira adequada os pacientes das nossas cidades”, afirma o secretário de Saúde de Vinhedo, Carlos Eduardo Solé Vernin.
Após ter recebido um respirador emprestado do Hospital de Clínicas da Unicamp, a cidade foi responsável pelo empréstimo de cinco cilindros de oxigênio à administração da vizinha Valinhos (SP), que vive um momento de superlotação dos hospitais e aumento de mais de 1.300% no uso do insumo.
Santa Casa de Vinhedo recebeu respirador emprestado do HC da Unicamp
Reprodução/EPTV
‘Toda ajuda é bem-vinda’
A gravidade da situação veio à tona após um áudio da secretária de Saúde de Valinhos, Carina Missaglia, repercutir nas redes sociais. Nele, a representante da pasta afirma que o município teve que recorrer aos cilindros de clínicas veterinárias para garantir os atendimentos.
“Graças a Deus muita gente que ouviu esse áudio está ligando pra gente e ajudando, muita gente que tinha cilindro em casa está doando, as pessoas estão se mobilizando para alguns insumos, toda ajuda agora é bem-vinda”, diz Carina.
O consumo, que antes era de 20 cilindros por semana até o fim de fevereiro, aumentou para 40 unidades ao dia no início de março. Apesar do apelo, a secretária garante que a cidade não corre risco de ficar sem oxigênio.
“Neste momento não falta oxigênio. Nós estamos com a demanda regularizada, não há motivo para nos preocuparmos hoje. O que a gente faz é ficar trocando. Conforme vai esvaziando, nós vamos trocando na empresa que nós temos o contrato”, afirma.
Secretária de Saúde de Valinhos garante que cidade não corre risco de desabastecimento de oxigênio
Reprodução/EPTV
Rede de solidariedade
Já em Mogi Guaçu, o pedido por um respirador foi atendido pela prefeitura de São José do Rio Preto (SP). Em 1º de março, a cidade decretou medidas mais rígidas para restrição de circulação a fim de evitar a disseminação da doença.
“Estávamos em vias de ficar sem respiradores disponíveis para a população internada. Por conta dessa condição, pedi, na reunião da Diretoria Regional de Saúde, ajuda. O prefeito de São José do Rio Pardo, de uma forma muito bacana, atendeu meu pedido e ofereceu esse respirador que ele tinha lá disponível. É algo que deixa engrandecido, saber que temos cidades parceiras”, conta Guilherme Barbosa, secretário de Saúde de Mogi Guaçu.
VÍDEOS: últimas notícias sobre a região de Campinas
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.

Ultimas Notícias

Com licitação travada, Campinas terá acordo emergencial no transporte por seis meses

Vinícius Riverete diz que processo está em elaboração e valor da tarifa será...

Avião da Azul faz pouso de emergência no Galeão após piloto relatar fumaça a bordo

Dois passageiros que se sentiram mal durante a situação precisaram ser atendidos pelo serviço de saúde do aeroporto....

DIG prende suspeito e apreende fios roubados que seriam trocados por drogas em Indaiatuba

Policiais civis também localizaram porções de entorpecentes, simulacro de revólver, faca e cerca de R$ 2,5 mil em...

Em 100 dias, rede municipal atende o equivalente a 11% da população de Campinas com suspeita de Covid-19

Percentual representa cerca de 133 mil pessoas que procuraram consulta médica em UBSs, UPAs ou nos hospitais mantidos...

Campinas abre agendamento da vacinação contra Covid-19 para maiores de 67 anos

Cadastro deve ser feito no site, onde será informado horário e local de aplicação. Cidade conta com cinco...
- Advertisement -