segunda-feira, abril 12, 2021

Covid-19: Regional de Campinas dobra média móvel de internações em um mês e infectologista defende lockdown


Para a médica Raquel Stucchi, da Unicamp, adoção de medidas ainda mais restritivas é a única saída para tentar frear o avanço da pandemia. Leito de UTI em hospital de Campinas em junho de 2020
Reprodução/TV Globo
O Departamento Regional de Saúde 7 (DRS-7), com sede administrativa é Campinas (SP), viu dobrar a média móvel de novas internações por Covid-19 em um mês. “Não há sistema de saúde que dê conta de um aumento desses em tão pouco tempo”, alerta Raquel Stucchi, infectologista da Unicamp, que defende o lockdown como saída para frear o avanço da pandemia.
Entenda o que é ‘lockdown’
Lockdown é medida extrema, mas de efetividade científica comprovada, afirmam entidades médicas
Região chega a 191,6 mil casos e tem 4.742 vidas perdidas
No domingo (14), a média móvel na Regional de Campinas chegou a 204, contra 100 registrada em 14 de fevereiro, também um domingo. É a maior taxa do DRS-7 em toda a pandemia e supera, em 17%, o pico da primeira onda, quando a média móvel era de 174 novas internações em 25 de julho de 2020.
Esse aumento diário de novas internações por Covid-19 culmina com uma pressão cada vez maior nos sistemas de saúde dos municípios. Maior cidade da regional, Campinas (SP) atingiu o maior número de internados pela doença em 8 meses e está com todos os leitos de UTI Covid pelo SUS ocupados nesta segunda (15).
A infectologista da Unicamp Raquel Stucchi
Reprodução / EPTV
Lockdown
O prefeito Dário Saadi (Republicanos) informou que avalia a possibilidade de decretar lockdown para diminuir a transmissão do coronavírus. Uma reunião com outros prefeitos da Região Metropolitana de Campinas (RMC) está marcada para esta terça-feira (16) para discutir o assunto.
Para Raquel Stucchi, adotar um lockdown semelhante ao realizado em Araraquara (SP), com punições severas para quem descumprir as regras, deve ser considerada em toda a região e no estado.
“É a única saída neste momento. Sempre resisti muito ao lockdown mas, ou a gente faz esse bloqueio total, mais ou menos como Araraquara fez, para tentar diminuir os casos, ou vamos viver o inferno, numa situação de escolhas sobre quem vai para o respirador, quem vai ficar com vaga na UTI”, diz.
Para que surtam efeitos, o bloqueio total deve ocorrer por pelo menos 14 dias, que é o ciclo de transmissão do coronavírus. “Nesse período você vai diminuir número de casos novos e necessidade de novas internações. Possivelmente não volte a ter leitos livres já, mas diminui a fila”, explica.
Araraquara tem queda de casos de Covid entre testados após 15 dias de confinamento: ‘Colhendo os frutos’, diz secretária de Saúde
No sábado (13), a regional de Campinas registrou o maior número absoluto de novas internações em um único dia durante a pandemia: 247.
Falta de empatia
Raquel Stucchi, que também é membro da Sociedade Brasileira de Infectologia, bate na tecla da falta de empatia por parte da população, em sua maioria mais jovem, que tem realizado festas e aglomerações sem uso de máscara.
“Não é justo que essas pessoas saiam, façam festas, voltem para casa, para o trabalho e contaminem tudo”, afirma.
Municípios na DRS-7
O DRS-7 abrange 42 municípios. São eles:
Águas de Lindóia, Americana, Amparo, Artur Nogueira, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Cabreúva, Campinas, Campo Limpo Paulista, Cosmópolis, Holambra, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jaguariúna, Jarinu, Joanópolis, Jundiaí, Lindóia, Louveira, Monte Alegre do Sul, Monte Mor, Morungaba, Nazaré Paulista, Nova Odessa, Paulínia, Pedra Bela, Pedreira, Pinhalzinho, Piracaia, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio de Posse, Serra Negra, Socorro, Sumaré, Tuiuti, Valinhos, Vargem, Várzea Paulista e Vinhedo.
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.

Ultimas Notícias

Ciclista fica ferido após ser atingido por moto e arremessado em Campinas

Acidente aconteceu na tarde deste domingo (11), na Avenida John Boyd Dunlop. Homem...

Indaiatuba abre inscrições para apresentações culturais virtuais; artistas receberão R$ 750

Interessados precisam ter 18 anos ou mais e apresentar comprovante de endereço fixo na cidade. Materiais selecionados serão...

PATs da região de Campinas ofertam 324 vagas de emprego nesta segunda-feira; veja cargos

Relação inclui postos para diversos níveis de escolaridade e oportunidades exclusivas para PCDs. Em virtude da pandemia, unidades...

Moto fica partida após condutor atingir traseira de carro na Bandeirantes, em Campinas

Acidente foi na noite de sábado (10), em pista norte. Motociclista teve lesões graves, diz polícia. Moto partiu...

Covid-19: ação em Campinas lacra bar com 60 clientes e coberto por lona para 'disfarçar' abertura

Ação conjunta da Guarda e PM no Jardim São Domingos ocorreu na noite de sábado (10), segundo prefeitura....
- Advertisement -