terça-feira, abril 13, 2021

Covid-19: sobe para oito número de cidades da região de Campinas com 100% de ocupação em UTIs


Estado diz que Artur Nogueira, Espírito Santo do Pinhal, Jaguariúna, Paulínia, Pedreira, Socorro, Sumaré e Valinhos estão com todos os leitos para tratamento da doença ocupados nesta quarta. Vista da cidade de Valinhos, na região de Campinas.
Reprodução/EPTV
Oito cidades da região de Campinas (SP) registram 100% de ocupação nos leitos de UTI Covid nesta quarta-feira (17), segundo levantamento divulgado por volta das 18h pelo estado. A lista tem:
Artur Nogueira
Espírito Santo do Pinhal
Jaguariúna
Paulínia
Pedreira
Socorro
Sumaré
Valinhos
Sete cidades estavam na relação de terça-feira, exceto Valinhos, incluída nesta tarde. Apesar de informar a lotação máxima de UTIs Covid, o governo não detalhou o total de leitos por município.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, no Departamento Regional de Saúde (DRS-7) de Campinas, que abrange 42 cidades, a taxa de ocupação de UTIs Covid chegou a 90,3% nesta quarta, enquanto ela era de 89,7% no dia anterior. Já o índice nos leitos de enfermaria cooresponde a 78,1%, o que também representa um aumento no comparativo com os 73,9% de terça-feira.
“A sobrecarga na rede de saúde já é uma realidade em diversos locais e os serviços do SUS esforçam-se para garantir assistência adequada e oportuna a todos. Diante do aumento das internações e do recrudescimento da pandemia, o Governo de SP reforça a importância sobre o respeito ao Plano São Paulo e as medidas de distanciamento pessoal, uso de máscaras e higiene das mãos. É fundamental neste momento que a população fique em casa, seguindo as recomendações do Centro de Contingência”, destaca a pasta, em nota.
Sobre a ampliação de vagas, o governo do Estado informa que anunciou a ativação de 12 hospitais de campanha, um deles em Campinas, no Ambulatório Médico de Especialidades (AME), onde estão previstos 25 leitos de UTI adulto e cinco de enfermaria até o final de março.
“Importante ressaltar que a Secretaria de Estado da Saúde está dedicada a reforçar a rede regional. Por isso, repassou mais de R$ 11,8 milhões para ampliação de leitos de UTI COVID no Hospital de Clínicas da Unicamp. Além disso, está ampliando neste mês a capacidade do Hospital Estadual de Sumaré com a implantação de 10 novos leitos de UTI”, completa a pasta.
Lockdown na RMC
Campinas (SP) propôs na terça que as cidades da Região Metropolitana (RMC) adotem medidas ainda mais restritivas, como um lockdown, para conter o avanço de mortes, internações e casos de Covid-19.
Segundo a prefeitura, a maioria dos prefeitos aceitou discutir a possibilidade, mas optou por avaliar por mais dois dias os efeitos da atual fase emergencial do Plano São Paulo, os dados epidemiológicos e os índices de isolamento. Uma nova reunião foi marcada para sexta-feira (19), com possibilidade de um encontro extraordinário antes disso, destaca a administração.
Covid-19: Campinas impõe toque de recolher a partir das 20h e multa para festas, aglomerações familiares e comércios irregulares
O prefeito da metrópole, Dário Saadi (Republicanos), também não eliminou a hipótese de Campinas adotar um “bloqueio total”, mas reforçou que o lockdown seria mais efetivo em caráter regional.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.

Ultimas Notícias

Avião da Azul faz pouso de emergência no Galeão após piloto relatar fumaça a bordo

Dois passageiros que se sentiram mal durante a situação precisaram ser atendidos pelo...

DIG prende suspeito e apreende fios roubados que seriam trocados por drogas em Indaiatuba

Policiais civis também localizaram porções de entorpecentes, simulacro de revólver, faca e cerca de R$ 2,5 mil em...

Em 100 dias, rede municipal atende o equivalente a 11% da população de Campinas com suspeita de Covid-19

Percentual representa cerca de 133 mil pessoas que procuraram consulta médica em UBSs, UPAs ou nos hospitais mantidos...

Campinas abre agendamento da vacinação contra Covid-19 para maiores de 67 anos

Cadastro deve ser feito no site, onde será informado horário e local de aplicação. Cidade conta com cinco...

Banco de leite da Maternidade em Campinas atinge nível mais crítico da pandemia; veja como doar

Hospital tem estoque de 139 litros, volume 30,5% inferior aos 200 indicados como mínimo ideal, e reivindica doações....
- Advertisement -