quarta-feira, maio 5, 2021

Covid-19: três cidades da região de Campinas relatam fila de pessoas sem 2ª dose por atraso na entrega de vacina


Jaguariúna, Morungaba e Vinhedo aguardam chegada da CoronaVac para regularizar aplicação nos municípios. Estado afirmou que intervalo de 28 dias entre as doses será respeitado. Frascos da vacina CoronaVac, contra a Covid-19.
WILLIAN MOREIRA/ESTADÃO CONTEÚDO
Pelo menos três municípios da região de Campinas (SP) afirmaram que têm registro de moradores com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 atrasada até esta quinta-feira (29), em comparação com a data prevista no agendamento. De acordo com um levantamento feito pelo G1 nos 31 municípios da área de cobertura, Jaguariúna (SP), Morungaba (SP) e Vinhedo estão com fila para aplicar a última etapa do imunizante.
O levantamento considera apenas a fila formada por pessoas que não conseguiram tomar a segunda dose por atraso na entrega da vacina e descarta municípios com moradores que não compareceram ao agendamento por conta própria. O problema nas três cidades acontece com a CoronaVac, fabricada pelo Instituto Butantan junto ao laboratório chinês SinoVac. Veja os detalhes do atraso abaixo:
Jaguariúna
A Prefeitura de Jaguariúna informou ao G1 na manhã desta quinta que tem uma fila de pessoas que deveriam ter tomado a segunda dose na segunda (26) e na terça-feira (27), mas não conseguiram porque os lotes não chegaram. Nesta quinta, a situação foi normalizada para 405 moradores. No entanto, outros 133 ainda aguardam a aplicação.
Morungaba
A administração municipal de Morungaba informou que a fila para a segunda dose na estância turística do Circuito das Águas é de 20 pessoas. Os moradores tinham o agendamento para a aplicação na quarta-feira (28). Segundo a prefeitura, a previsão estava de acordo com a grade disponibilizada pelo Ministério da Saúde.
Vinhedo
Em Vinhedo, a Secretaria de Saúde enviou um ofício ao estado solicitando o envio de 890 doses da CoronaVac para vacinar a população de 64 anos sendo que pelo menos metade deste total seria referente a segunda dose de outros públicos-alvo. No entanto, o Executivo do município não informou quantas pessoas estão na fila.
Na terça-feira, a prefeitura comunicou a suspensão da aplicação da segunda dose e também da primeira para idosos de 64 anos por conta da vacina ter esgotado. Em nota, a administração destacou que a vacinação com a CoronaVac será retomada assim que um novo lote de vacinas for entregue pelo governo estadual. Há doses do imunizante da Astrazeneca na cidade, que continuam sendo aplicados para quem tem retorno da 2ª dose marcado.
A Secretaria de Saúde de Vinhedo tem apresentado queixa técnica à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e ao Centro de Vigilância Sanitária do estado informando que “a maioria dos frascos de vacinas CoronaVac enviados à cidade contêm 8 ou 9 doses.”
Por meio de nota, o Instituto Butantan defende que cada frasco da CoronaVac é envasado com 5,7ml, suficiente para 10 doses por ampola, e que todas as notificações recebidas pelo instituto até o momento com relatos de rendimento menor foram investigadas e identificou-se “prática incorreta na extração das doses nos serviços de vacinação.”
O que diz o estado
O governo estadual informou que as pessoas serão imunizadas com a segunda dose no intervalo máximo de 28 dias previsto na bula da CoronaVac. A Secretaria Estadual de Saúde disse que vai enviar mais informações por meio de nota.
O que diz o Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde informou, em nota oficial, que todos os estados e o Distrito Federal vão receber novas remessas da CoronaVac e também da vacina de Oxford “em uma divisão proporcional e igualitária” a partir desta quinta-feira.
Serão 5,1 milhões de doses do imunizante de Oxford e 104,8 mil da CoronaVac, segundo a pasta federal.
*colaboraram Bárbara Marques e Rafael Smaira
Veja mais notícias da região no G1 Campinas

Ultimas Notícias

Indaiatuba divulga calendário de maio para pagamento de auxílio municipal de R$ 130

Valor começa a ser pago no dia 12 e segue até 19 de...

Obras em viaduto alteram itinerário de duas linhas de ônibus em Campinas; veja mudanças

Alterações nas linhas 130 e 212, que atendem os terminais Vida Nova e Itajaí, respectivamente, começam na segunda-feira...

PM resgata criança e prende mãe suspeita de agressão e abandono em Campinas

Policiais militares receberam denúncia de maus-tratos; menina de 3 anos foi encaminhada ao PS São José e a...

Covid-19: Campinas abre agendamento da vacinação para maiores de 60 anos nesta quarta

Cadastro também estará disponível para trabalhadores de saúde a partir de 35 anos. Inscrição deve ser feita a...

Covid: Campinas anuncia fim da fila de pacientes à espera por leitos de UTI e enfermaria

Desde que dados foram divulgados pela primeira vez, cidade registrou fila por vagas por 47 dias seguidos. Taxa...
- Advertisement -