domingo, maio 16, 2021

Covid-19: Viracopos registra 2º menor fluxo de passageiros para março desde início da concessão


Aeroporto em Campinas (SP) contabilizou 684,4 mil viajantes no mês mais letal da pandemia no Brasil. Resultado é segunda baixa consecutiva registrada e terminal fecha trimestre com retração. Área do Aeroporto de Viracopos, em Campinas
Reprodução/EPTV
O Aeroporto de Viracopos registrou em março o segundo fluxo mais baixo de passageiros para este mês desde 2013, ano em que o terminal em Campinas (SP) foi concedido integralmente à iniciativa privada. Ao todo foram 684,4 mil viajantes no período mais letal da pandemia no Brasil, total superior apenas ao de março de 2020, de 575,4 mil, quando a metrópole divulgou o primeiro caso da doença.
O resultado também significa baixa na movimentação pelo segundo mês consecutivo. Antes disso, o aeroporto registrou curva ascendente entre abril do ano passado e janeiro. Veja abaixo gráfico.
Os dados da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos indicam retração de 7,3% no primeiro trimestre deste ano, no comparativo com 2020: o total diminuiu de 2,37 milhões para 2,20 milhões.
Os dados da concessionária mostram que, em relação ao total de passageiros registrados em março, 679,1 mil fizeram viagens domésticas, e 5,3 mil foram ao exterior ou chegaram ao Brasil por Campinas.
A concessionária destaca, por meio de assessoria, que os impactos são verificados por todos os aeroportos no mundo em virtude do contexto mundial de enfrentamento à pandemia. Por outro lado, apesar do abalo no indicador, salienta que 70% do faturamento decorre do terminal de cargas.
Março de 2020
Passageiros em voos domésticos: 523.129
Passageiros em voos internacionais: 52.349
Março de 2021
Passageiros em voos domésticos: 679.102
Passageiros em voos internacionais: 5.342
Em nota, a companhia aérea Azul diz que segue com uma operação internacional restrita a três voos semanais para Fort Lauderdale, Estados Unidos, em virtude do fechamento de fronteiras para turismo de brasileiros ao exterior. Os voos para Lisboa, Portugal, e Orlando, Estados Unidos, estão suspensos.
“A Azul está ajustando a operação de voos para os próximos meses”, diz nota da assessoria ao mencionar que a companhia está em contato com os clientes para fazer a reacomodação deles. A Azul diz ainda que segue rígidos protocolos sanitários implementados desde o início da pandemia.
Mudança de cenário
Antes da pandemia, o aeroporto registrou uma série marcada por altas consecutivas entre julho de 2018 e fevereiro de 2020, comparando-se cada mês com o mesmo período do ano anterior. Em abril, porém, foi registrada a menor movimentação do ano, totalizando 150,5 mil passageiros no mês.
Entre o quarto mês do ano passado até janeiro de 2021, Viracopos teve curva ascendente de viajantes. Contudo, encerrou 2020 com 6,7 milhões de passageiros, perda acumulada de 36% em 12 meses.
O terminal aguarda o processo de relicitação para sanar dívidas que somam R$ 2,88 bilhões. O governo federal prevê realizar novo leilão em 2022, devido a atrasos nos trâmites do processo.
Entenda a crise de Viracopos
Governo federal recebe estudo de viabilidade para nova licitação de Viracopos
VÍDEOS: veja notícias da região de Campinas
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.

Ultimas Notícias

Estudante é morta a facadas pelo companheiro em Santa Bárbara d'Oeste

Janaína Amorim Pereira da Silva, 24 anos, foi encontrada morta neste domingo (16)...

Vacinação: 87% dos brasileiros de 70 a 79 anos receberam ao menos uma dose

A vacinação contra a Covid-19 de pessoas com idades entre 70 e 79 anos chegou a 87,5% dos brasileiros. O quantitativo animador, porém, diz...

Superlaboratório Sirius 'abre as portas' ao público com visita virtual guiada nesta segunda

Evento começa às 10h e apresenta detalhes da maior estrutura científica do Brasil, instalada em Campinas (SP). Acelerador...

Com destaque no setor de serviço, região de Campinas inicia semana com 764 vagas de emprego

Levantamento do G1 mostra como se candidatar para postos de trabalho em 11 cidades. Em Hortolândia, há 120...

Campinas amplia rota da linha 346 a partir desta segunda-feira; veja alteração

De acordo com a Emdec, mudança ocorre para aumentar a circulação do transporte público no bairro Jardim Itayu....
- Advertisement -