Transtornos foram causados pela chegada de moradores antes do horário agendado, diz a secretaria de Saúde. Pasta reforça a importância do agendamento para receber a dose. Primeiro dia de vacinação de Covid-19 para idosos acima de 85 anos tem longa fila
A Escola Caic Zeferino Vaz, definida como centro de imunização contra a Covid-19 do Parque Residencial Vila União, em Campinas (SP), registrou aglomeração de idosos e filas de carros no drive-thru de vacinação na tarde desta quinta-feira (11).
Vacina contra Covid-19 em Campinas: veja quem pode ser vacinado hoje
Nesta quinta, começaram a ser imunizados os idosos com mais de 85 anos que fizeram o agendamento pelo site da campanha ou pelo telefone 160. A expectativa da administração é imunizar seis mil pessoas dessa faixa etária em seis dias.
O que diz a prefeitura?
Segundo a secretaria de Saúde, um dos motivos dos transtornos foi a chegada de moradores antes do horário agendado. Além disso, muitas pessoas sem agendamento compareceram ao local para receber a dose da vacina.
A pasta destacou que, apesar de os locais abrirem às 8h, as filas já haviam se formado antes das 7h, aumentando o tempo de espera. “Além disso, durante a tarde, a forte chuva atrapalhou o atendimento nos carros, que aumentou em razão de as pessoas desistirem de tomar a vacina nas salas e optarem por receber a dose no carro”, disse, em nota.
De acordo com a pasta, desde o início dos agendamentos, em 26 de janeiro, os dois locais de imunização definidos pela prefeitura atendem 1.020 pessoas por dia cada. Os horários para receber a vacina são agendados de cinco em cinco minutos.
“Diante do adiantamento de muitas pessoas, a equipe do Caic Vila União foi ampliada e a estrutura foi readequada para agilizar o atendimento. Além disso, a pasta está revendo o intervalo dos agendamentos, que será ampliado nos próximos dias”, garantiu a secretaria.
Por fim, a pasta pede que as pessoas cheguem no horário marcado e sem muita antecedência, além de reforçar a importância do agendamento “Se não agendar, a pessoa não pode ser vacinada”, pontua.
Aglomeração de idosos na Escola Caic, um dos centros de vacinação em Campinas (SP)
Luciano Claudino/Arquivo Pessoal
Fila de carros à espera do drive-thru de vacinação na Escola Caic, em Campinas (SP)
Luciano Claudino/Arquivo Pessoal
VÍDEO: a emoção dos idosos ao receber a primeira dose da vacina contra Covid-19
VÍDEO: A emoção dos idosos ao receber a primeira dose da vacina contra Covid-19
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Campinas