quinta-feira, fevereiro 25, 2021

Defesa Civil aponta risco de colapso em estrutura e falta de laudo dos bombeiros e interdita fábrica após explosões em Limeira


Corpo de Bombeiros apontou, neste domingo, que um incêndio causou as explosões em tanques de gás, mas a causa do fogo ainda é apurada. Dono da fábrica afirma que renovação de AVCB estava em andamento. Explosão em fábrica de cerâmicas em Limeira, interior de São Paulo
Reprodução
A Defesa Civil interditou neste domingo (14) a fábrica de cerâmicas onde houve explosões em tanques de gás, em Limeira (SP), na noite deste sábado (13). De acordo com o órgão, a interdição foi necessária devido ao risco de colapso da estrutura e porque a empresa não tem o auto de vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
O Corpo de Bombeiros também apontou, neste domingo, que um incêndio provocou as explosões nos tanques de gás. No entanto, ainda não se sabe o que causou o fogo, o que deve ser avaliado em laudo pericial.
A empresa que fornecia gás para a cerâmica também se pronunciou neste domingo e informou que está oferecendo apoio às autoridades legais nas investigações das causas do acidente.
Vídeo mostra explosão em cerâmica de Limeira
Gerente da cerâmica, Valmir Rauli afirmou que a fábrica estava em processo de renovação o auto de vistoria do Corpo de Bombeiros, que já tinham realizado orçamentos e estavam com “todos os trâmites prontos” para a regularização.
Sobre a interdição, ele comentou que por causa dos danos do telhado provocados pelas explosões, há riscos em deixar funcionários no local e a empresa aguarda o laudo pericial.
Imagem aérea de danos causados na fábrica de cerâmicas, em Limeira
Drone César Cocco
Bola de fogo assustou moradores
Vídeos feitos por moradores mostram que uma bola de fogo tomou o céu da cidade e assustou moradores do entorno no momento da explosão.
Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para comparecer na indústria, localizada na Estrada Municipal SP-335, e o fogo foi controlado. Por volta da meia-noite era realizado trabalho de rescaldo na empresa. Segundo a corporação, não houve vítimas.
Danos no telhado da empresa foram um dos motivos que levaram à interdição
Drone César Cocco
O grupamento informou que houve duas explosões em tanques de gás e que houve danos nestes reservatórios e no telhado da fábrica, que foi todo destruído.
Funcionários ouvidos pela EPTV, afiliada TV Globo, informaram que os reservatórios de gás abastecem os fornos da cerâmica.
De acordo com esses funcionários, o fogo teria começado por volta das 21h, após uma primeira explosão. A cerâmica estava em operação no momento do acidente e foi rapidamente evacuada. No momento da segunda explosão, muito maior, os quase 30 funcionários já tinham deixado o local.
Bombeiros durante combate ao fogo em taque de gás
Divulgação/ Corpo de Bombeiros
Os bombeiros detalharam que o fogo atingiu três tanques, cada um com aproximadamente 80 metros cúbicos.
Como não era possível se aproximar, devido a explosões ocorridas anteriormente, inicialmente a equipe realizou isolamento do local e confinamento do fogo, para que ele não avançasse ao segundo galpão.
A corporação utilizou na ação 18 bombeiros e sete viaturas.
Bombeiros controlaram as chamas no final da noite de sábado (13), em cerâmica de Limeira
João Alvarenga/ EPTV
Equipes da perícia foram ao local, assim como funcionários das empresas de gás e de energia elétrica, que trabalharam para restabelecer o serviço na região.
A concessionária Elektro, responsável pela rede elétrica, informou que houve apenas uma “perturbação momentânea (tempo menor que 3 minutos) da rede primária”.
“Enviamos nossa equipe para efetuar uma inspeção na rede primária afim de verificar se houve algum dano ou se havia alguma situação de risco devido ao incêndio, porém o incêndio foi na parte interna da cerâmica não causando nenhum outro impacto na rede Elektro”, acrescentou.
Veja mais notícias da região no G1 Piracicaba

Ultimas Notícias

Obras da Sanasa afetam abastecimento em 13 bairros de Campinas nesta quinta; veja lista

Região recebe obras de capeamento de rede. Terminal Metropolitano e Rodoviário e a...

Ministério da Saúde admite erro no envio de doses de vacina para AM e AP

O Ministério da Saúde admitiu um errou nesta quarta-feira, 24, e confirmou que trocou a quantidade de doses de vacinas contra a Covid-19 enviadas...

Chuva derruba árvores e causa pontos de alagamento em Campinas

Alunos de uma creche particular na Vila Aeroporto foram retirados do local após a queda de uma árvore...

Homem é preso após perseguição pela rodovia Anhanguera e área de mata em Campinas

Suspeito de roubar um carro tentou se esconder em uma tubulação de esgoto após bater o veículo usado...

Campinas nega pedido do setor de bares e restaurantes para aplicar regras do Estado e mantém 'fase vermelha' a partir de 21h

Mudança anunciada pelo governador, João Doria (PSDB), vale entre 26 de fevereiro e 14 de março das 23h...
- Advertisement -