sexta-feira, fevereiro 26, 2021

'Efeito delivery' faz Campinas registrar alta de 50% nas vendas de motos novas em janeiro


Dados da Fenabrave mostram que foram emplacadas 630 motocicletas no primeiro mês de 2021; por outro lado, venda de carros caiu 7%. Campinas registrou aumento de 50% nas vendas de motos novas em janeiro de 2021
Jefferson Barbosa/EPTV
O aumento na procura por serviços de entrega durante a pandemia da Covid-19 e a consequente oferta de trabalho na área, em meio a uma crise econômica, mantêm em alta as vendas de motos novas em Campinas (SP). Segundo a Fenabrave, a associação dos concessionários, foram emplacadas 630 motocicletas na cidade em janeiro, uma alta de 50% em relação ao mesmo mês de 2020. Por outro lado, o número de carros O km comercializados caiu 7% no mesmo período.
O professor de economia da PUC-Campinas, Roberto Brito de Carvalho, destaca que o setor de motos segue acelerado por conta desse “efeito delivery” justamente pela possibilidade de renda alternativa, mas também por ser um veículo de menor valor, com possibilidade de aquisição parcelada e menor custo de manutenção.
“Isso faz com que muitos se aventurem na aquisição para, com esse trabalho, também quitar a dívida. Esse impacto, entretanto, não ocorre no setor automotor com os motoristas de aplicativo, uma vez que as pessoas passaram a circular menos e os custos do veículo e de combustível são maiores”, destaca.
Aliás, as vendas no setor automotor sofrem com o cenários de incerteza da economia diante da pandemia, uma vez que grande parcela da população não tem confiança na tomada de crédito para compras a longo prazo.
“Primeiro, há incerteza sobre o futuro e isso abate praticamente todas as pessoas. Existe uma animosidade de fazer qualquer tipo de compromisso de longo prazo quando há medo de perda de emprego ou descapitalização, para quem tem alguma poupança. Em segundo lugar, existe uma efetiva ausência de recursos. Mesmo os que não se preocupam a longo prazo, houve uma queda de renda quase que generalizada”, explica Carvalho.
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.

Ultimas Notícias

Regional de Campinas retrocede para fase laranja do Plano São Paulo

Governo estadual anunciou a 23ª classificação nesta sexta-feira (26). Região estava na fase...

Indaiatuba sanciona lei que prevê multa para quem furar fila de vacinação contra Covid-19

Morador será multado em R$ 49.453. Caso o infrator seja funcionário público, o valor é duplicado. Já o...

Bebida especial garante energia para pesca no rio Apa (MS)

No paraíso entre Brasil e Paraguai, equipe fisga pintados de mais de 15 quilos. Pintado de 18 quilos...

Cursos profissionalizantes para PCDs têm inscrições abertas para moradores de Hortolândia e Sumaré

Participação é gratuita e atividades terão duração de 60 horas. Formações são para auxiliar administrativo (a) e operador...

Aprenda a preparar um 'petit gateau'

Sobremesa de restaurante leva apenas alguns ingredientes. Aprenda a preparar essa sobremesa de restaurante. Terra da Gente Ingredientes 120g de chocolate...
- Advertisement -