domingo, maio 9, 2021

Erik Vieira de Melo é um dos semifinalistas do concurso Tá Combinado


Ele sugeriu filé mignon Friboi com molho de ervas. A receita foi escolhida na segunda fase que teve o penne ao molho vermelho como prato principal. Erik Vieira de Melo está entre os 12 semifinalistas da segunda rodada do concurso Tá Combinado
Crédito: Arquivo pessoal
O engenheiro ambiental Erik Vieira de Melo, de 34 anos, morador de São Carlos, conquistou os jurados com sua receita de filé mignon Friboi com molho de ervas e foi escolhido como um dos semifinalistas da segunda rodada do concurso Tá Combinado.
Ele, que trabalha como agente local de inovação do Sebrae, revela que começou a cozinhar aos sete anos. Como a família era grande (ele tem um irmão e três irmãs), era mais viável fazer as coisas para comer em casa do que comprar na padaria, onde tudo era bem mais caro. “As tias Isis e Maria cozinhavam muito bem. Eu recortava as receitas nas embalagens, colava em um caderninho e tentava cozinhar igual a elas”, recorda.
Na juventude, passou a cozinhar aos finais de semana com os amigos e o hábito era mantido até antes da pandemia. “Fazíamos a semana da comida mexicana, da comida indiana e da comida árabe, por exemplo. Era um jantar completo com direito a sobremesa”, conta.
Erik gosta muito de testar novas receitas e busca aprender sobre gastronomia em diversas fontes, como livros, sites, Youtube e até troca receitas com as pessoas que encontra no mercado. O único curso da área que ele fez foi de panificação, aos 14 anos.
Foi uma amiga que enviou para ele o link do concurso Tá Combinado e foi o suficiente para ele se empolgar. Fez até uma enquete em seu perfil no Instagram e a receita de filé mignon com molho de ervas foi a mais votada. Familiares e amigos gostaram tanto da ideia, que até quiseram patrocinar os ingredientes para o preparo.
“Eu já tinha feito uma vez essa receita, inspirada em uma porção que era servida no bar de poker onde eu trabalhava antes da pandemia”, diz ele, que adora explorar os endereços gastronômicos da cidade.
Veja a receita:

Crédito: Arquivo pessoal
Filé mignon com molho de ervas
Ingredientes:
1 kg de filé mignon Friboi
Sal marinho a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
1 colher (café) de salsinha
1 colher (café) de manjericão
1 colher (café) de tomilho
1 colher (café) de orégano
1 dente de alho
1 colher (sopa) de mostarda de Dijon
1 colher (sopa) de alcaparras
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (chá) de suco de limão siciliano
Modo de preparo
Molho
Amasse um dente de alho no pilão, junto com a salsinha, o manjericão, o tomilho e o orégano. Misture a mostarda de Dijon, as alcaparras, o suco de limão siciliano e o azeite.
Carne
Tempere o filé mignon com sal marinho a gosto com antecedência de pelo menos 1 hora e deixe a carne descansando em temperatura ambiente. Corte um medalhão com cerca de 4 cm de espessura. Em seguida, corte em um bife único, desenrolando como um rocambole. Esquente uma chapa e coloque um fio de azeite, espere esquentar e coloque os bifes para fritar. Após criar um crosta, vire o filé e deixe criar uma crosta até o ponto desejado.
Sirva a carne com o molho.
Clique abaixo para poder votar!
O que melhor combina com penne ao molho vermelho?
Initial plugin text
Clique aqui para conhecer os outros semifinalistas da segunda fase do concurso Tá Combinado.

Ultimas Notícias

Sputnik V: os entraves que ainda dificultam o uso da vacina no Brasil

Nenhum outro fabricante de vacina contra a Covid-19 encampou um embate público tão ruidoso com a Agência Nacional de...

Santo Antônio de Posse oferece palestra gratuita sobre fotografia de rua; veja como participar

Evento acontece no dia 10 de maio, das 18h às 21h, em conferência online. Ao todo, são 100...

Unicamp 2022: comissão divulga prazo para pedidos de isenção; veja critérios

Solicitações podem ser feitas a partir do dia 24 de maio, segundo a universidade. Assim como no ano...

Fogo próximo à linha férrea mobiliza bombeiros em Valinhos; vídeo

Chamas foram controladas rapidamente e ninguém se feriu. Corporação afirma que incidentes como esse são comuns durante o...

Carro capota e deixa duas mulheres feridas na SP-340 em Santo Antônio de Posse

Acidente aconteceu às 13h10 e uma das faixas ficou bloqueada por 30 minutos. Passageiras foram encaminhadas para a UPA de Jaguariúna. ...
- Advertisement -