Decisão foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (5). Administração do município justificou que medida foi tomada para preservar empregos. Espírito Santo do Pinhal anuncia que vai liberar serviços não essenciais na fase vermelha
Na contramão do decreto estadual, a Prefeitura de Espírito Santo do Pinhal (SP) decidiu permitir que comércios não essenciais, como academias e salões de beleza, continuem abertos na fase vermelha do Plano São Paulo. O decreto foi publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (5).
A medida descumpre as regras definidas pelo governo estadual para este estágio, que é o mais rígido da quarentena. Segundo a administração municipal, a decisão foi tomada com base em um diálogo com a população e com a finalidade de preservar empregos.
Veja o que estabelece o decreto:
As academias de esporte de todas as modalidades e centros de ginástica podem funcionar por até oito horas diárias, até 19h, com capacidade de 30% da ocupação e mediante agendamento prévio. Estão proibidas aulas de salão em grupos;
Os salões de beleza e estética, assim com barbeiros e similares, podem realizar atendimentos individuais também mediante agendamento prévio, por no máximo 8h diárias, até 19h, com capacidade de 30% da ocupação.
O que diz o estado?
Em nota, o governo estadual disse que “lamenta que alguns gestores municipais finjam não compreender a gravidade que São Paulo e o Brasil enfrentam no pior momento da pandemia em nosso país até aqui, com mais de 260 mil mortos”.
Destacou, ainda, que os gestores que vão contra as determinações do Plano São Paulo “estão mais preocupados com eventuais desgastes políticos e pressões de segmentos econômicos e menos com a defesa da saúde pública, o funcionamento das redes públicas e privadas de saúde e a proteção de dezenas ou centenas de milhares de vidas em suas cidades”.
Por fim, o governo do estado garantiu que as prefeituras que não cumprirem o decreto estadual serão notificadas e o comunicado será encaminhado para conhecimento do Ministério Público, que deve tomar as devidas providências.
Sars CoV-2, o causador da Covid-19
Getty Images via BBC
VÍDEOS: tudo sobre a região de Campinas
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.