domingo, abril 18, 2021

Estância de Socorro (SP): seu melhor destino em duas rodas


Município oferece rotas para ciclismo que vão desde percursos leves aos mais difíceis e radicais. Ciclovia, aluguel de bicicletas e lindas paisagens completam o cenário para cicloturismo.
Crédito: Soulpics Photography
Ideal para os amantes de passeios sobre duas rodas, o projeto da cidade de Socorro (SP), Destino Duas Rodas, ciclistas e motociclistas são convidados a desfrutar do relevo montanhoso e das belezas naturais em meio a Serra da Mantiqueira, percorrendo caminhos onde muitas vezes os carros podem ir.
Com mais de 1300km de caminhos rurais, trilhas e estradas de terra disponíveis para cicloturismo, a Estância Hidromineral de Socorro, mais conhecida como “Cidade Aventura”, é o que se pode chamar de paraíso para os ciclistas, sem distinção de modalidade ou nível de preparo.
Pedalar é uma prática que auxilia em muitas áreas, entre elas, o meio ambiente. Afinal a bicicleta é um transporte consciente que não emite qualquer gás de efeito estufa. Além de ser econômica, já que não precisa de nenhum combustível, apenas a energia do corpo humano.
Na saúde os benefícios de pedalar atingem todos os públicos, desde de crianças e adolescentes até os adultos. A atividade física promove a resistência cardiorrespiratória, aptidão muscular, melhoria da saúde óssea, circulação sanguínea e no desenvolvimento do sistema cardiovascular. Uma pesquisa publicada na revista Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports revelou que a prática do ciclismo ligado à participação no esporte está associada ao envelhecimento multidimensional bem-sucedido.
Sendo um dos nove municípios a integrar o Circuito das Águas Paulista, a 135 km da capital de São Paulo, Socorro (SP) tem opções para os visitantes que preferem locais supervisionados, com toda manutenção e assistência disponíveis na hora de pedalar. O ar puro e a montanha são uma forma de se conectar com o meio ambiente e as atrações locais, que nem sempre estão nos roteiros conhecidos.
Na cidade, você encontra roteiros com guias ou auto guiados para os ciclistas que buscam pedalar com suas famílias e seus amigos em um percurso leve e prazeroso. As opções de caminhos mais curtos são o do Centro Histórico e o caminho turístico do Cristo, com cerca de uma hora cada. Para os que preferem uma distância mais longa, o caminho turístico Rio do Peixe (Ciclovia Rio do Peixe) e Caminho Turístico da Pompéia são uma boa escolha, ambas têm a duração em média de 2 a 3 horas, dependendo da disposição do ciclista.
Um dos roteiros de destaque da cidade é o Mogiana, pensando nos entusiastas que buscam pedalar em locais mais planos. Neste caminho é possível percorrer por estações desativadas e contemplar a bela paisagem da Serra da Mantiqueira. Já o roteiro dos Mirantes é para as pessoas mais aventureiras, por muitos desafios ao longo do trajeto.
O Mirante do Cristo é um dos pontos mais altos da cidade de Socorro que proporciona uma vista panorâmica de toda a cidade e região. Além da bela vista, o local tem um centro de atendimento turístico para os visitantes que querem se atualizar com todas as informações e curtir os atrativos da cidade. A localidade também possui um playgroud para as crianças, estacionamento e áreas de vendas e degustação de produtos da cidade.
O Pico da Cascavel é um mirante específico para os que desejam contemplar o belo pôr do sol e assistir a voos de parapente e asa delta. Outro Mirante de tirar o fôlego devido a paisagem é o Pedra Bela Vista, como o nome sugere, do alto da pedra é possível visualizar um bonito horizonte, que tem uma vista única com visão 360°.
O cicloturismo alia muito bem esporte com diversão e ainda é agradável para todas as idades.
Crédito: Parque Vale das Pedras
No Colina Bike Park existem mais de 20 trilhas a disposição, onde os ciclistas encontram opções para todos os níveis, do iniciante aos mais experientes. Além disso, tudo foi construído seguindo as recomendações da IMBA (International Mountain Bicycling Association), que orienta a criação de trilhas sustentáveis, que não se deteriorem com erosão e se integrem ao meio ambiente.
Para os percursos mais radicais, de nível médio a difícil, as trilhas: Estrada das Cachoeiras, Trilha da Onça, Descida Zig-Zag e Subida Zig-Zag exigem um pouco habilidade dos ciclistas para encarar subidas íngremes, pedras e curvas fechadas pelo caminho. Lembrando que todas possuem sinalização quanto a direção e grau de dificuldade ao longo do caminho.
E para os pilotos mais experientes, a Trilha do Cânion, Buraco da Colina, Trilha do Fundão e Adventure Bikes oferecem um pouco mais de emoção no passeio, incluindo subidas que ultrapassam os 20% de inclinação em alguns trechos e uma das estradas mais altas da divisa entre SP e MG, com 1400m de altitude.
Os visitantes que não conseguem levar o seu próprio equipamento ou apenas querem comodidade para um passeio em duas rodas, o Bike Park conta com aluguel de bicicleta e equipamentos de segurança. Para quem está começando, agora, a pedalar e interagir com a bicicleta nas trilhas, encontram caminhos de nível fácil que vão ajudar nesse aprendizado e ganhar confiança com as rodas sobre a terra.
O cicloturismo em Socorro (SP) permite aproveitar caminhos com belezas naturais em meio a Serra da Mantiqueira .
Crédito: Parque Vale das Pedras
Além da beleza natural que a Estância Hidromineral de Socorro tem a oferecer, a população da cidade demonstra todo seu carinho e admiração pelos aventureiros das duas rodas. Constantemente, o município recebe eventos e competições relacionados a motos. Em 2020, Socorro (SP) foi sede da terceira etapa do campeonato brasileiro Hard Enduro Brasil Series (HEBS), o Hard in Help!
A cidade conta com inúmeros Parques de Aventura, é um verdadeiro ponto de encontro para os apaixonados pelas bicicletas, motocicletas, cicloturismo, caminhadas, trilhas e cavalgadas nas montanhas. Tanto as motos quanto as bicicletas, são esportes que encantam os visitantes.
Através do site de turismo da prefeitura de Socorro (SP): www.socorro.tur.br, você encontra, de maneira detalhada, todas as sugestões de passeios sob duas rodas. Atrativos e rotas não faltam!
Estância Hidromineral de Socorro
Siga as páginas oficiais de Turismo da cidade de Socorro (SP) e acompanhe as melhores dicas de passeios.
Instagram: @turismosocorro
Facebook: @turismosocorro
Pinterest: @turismosocorro

Ultimas Notícias

Médica sanitarista e ex-diretora de Saúde de Campinas, Maria Haydée morre aos 69 anos

Defensora da saúde pública, Haydée também atuou como presidente do Conselho Municipal...

Em um dia, Conexão Solidária arrecada 163 toneladas de alimentos nas regiões de Campinas e Piracicaba

Terceira etapa da campanha organizada pela EPTV e prefeituras ocorreu neste sábado. Doações serão destinadas às famílias em...

Operação toque de recolher fecha 12 estabelecimentos e lacra 1 em Campinas nesta sexta

Balanço divulgado neste sábado (17) pela prefeitura mostra que, de 18 de março, data em que as fiscalizações...

Acidente em Valinhos deixa 5 feridos e mobiliza bombeiros de três cidades

Colisão entre dois veículos ocorreu na Estrada dos Jequitibás. Vítimas, dentre elas uma mulher que estaria grávida, foram...

Covid-19: cresce em 27% o número de vacinas em fase final de estudos

A corrida para o desenvolvimento de vacinas contra Covid-19 teve um aumento de 27% em novos antígenos em etapa final de testes — a...
- Advertisement -