domingo, maio 16, 2021

Fábio Kenzo Goto é um dos semifinalistas do concurso Tá Combinado


Ele sugeriu salmão com crosta de castanha de caju. A receita foi escolhida na primeira fase que teve o arroz de forno como prato principal. Fábio Kenzo Goto, um dos semifinalistas do concurso Tá Combinado
Crédito: Arquivo pessoal
Fábio Kenzo Goto, de 22 anos, estudante de Gastronomia, de Campinas, apostou na receita de salmão com crosta de castanha de caju e conseguiu uma vaga na primeira semifinal do concurso Tá Combinado.
O jovem relata que começou a ter mais interesse pela gastronomia quando saiu da casa dos pais e foi fazer faculdade de Engenharia de Produção em São Carlos. Ao longo dos quatro anos em que esteve por lá, morou em república e teve que se virar para fazer suas refeições. Mas, ele não estava feliz com o curso e resolveu voltar para Campinas, onde se encontrou fazendo o curso de Gastronomia na Universidade São Francisco (USF), local que será palco da final do concurso Tá Combinado.
Por ser de família de descendência japonesa, onde a influência da cozinha do país de origem é inegável, Fábio aprendeu receitas especiais com segredos guardados a sete chaves. Em sua memória também estão os momentos em que os avós, tios e pais preparavam pratos da cozinha asiática.
Soube do Tá Combinado pela TV e com o incentivo da namorada, resolveu encarar o desafio com uma receita inspirada em um prato que ele provou no restaurante Jangada, em Campinas.
“Peixe é a carne que eu mais gosto de fazer e de comer. É minha zona de conforto. Então, pensando no arroz de forno, lembrei dessa receita. Fiz um teste e gostei do resultado e da apresentação do prato”, diz. A aposta deu certo!

Crédito: Arquivo pessoal
Salmão com crosta de castanha de caju
Ingredientes
1 filé de salmão (aproximadamente 150 gramas)
1 limão taiti
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
5 dentes de alho
¼ xícara de castanha de caju (triturada grosseiramente com a faca)
½ xícara de farinha de mandioca flocada (biju)
50 gramas de manteiga gelada
Tomates-cereja amarelos e vermelhos (5 amarelos e 5 vermelhos aproximadamente)
Azeite
Alecrim
2 maracujás maduros
30 ml de leite integral
Açúcar
150 ml de água
Modo de preparo
Salmão com crosta de castanha de caju
Tempere o filé de salmão com sal, pimenta-do-reino, um dente de alho picado, suco de um limão e reserve na geladeira. Em um recipiente, adicione a castanha de caju triturada, a farinha de mandioca flocada, sal, pimenta-do-reino e a manteiga gelada cortada em cubos. Misture os ingredientes com a mão lentamente até que a manteiga incorpore com os outros ingredientes e forme uma farofa bem úmida. Em uma assadeira untada com azeite, coloque o filé de salmão com a pele virada para baixo e regue com um fio de azeite. Coloque a farofa sobre todo o filé e pressione levemente para fixar. Leve ao forno (já pré-aquecido a 200° c) para assar por cerca de 15 minutos ou até a crosta ficar dourada. Retire do forno e sirva a seguir.
Tomates confitados
Coloque os tomates (aproximadamente 10) em uma assadeira pequena com os quatro dentes de alho amassados, alguns ramos de alecrim e azeite até quase cobrir os tomates. Leve ao forno, já pré-aquecido a 200°C, por aproximadamente 1 hora ou até os tomates chegarem no ponto certo.
Molho de maracujá
Bata a polpa de um maracujá (com sementes) com 150 ml de água e 30 ml de leite integral. Peneire esse suco e reserve. Em uma panela, adicione a manteiga, o suco de maracujá, a polpa de um maracujá inteiro (com sementes) e uma colher de sopa de açúcar. Deixe o molho reduzir até a consistência desejada, sempre mexendo para não queimar. Sirva a seguir.
Clique abaixo para poder votar!
O que melhor combina com Arroz de Forno?
Initial plugin text
Clique aqui para conhecer os outros semifinalistas da primeira fase do concurso Tá Combinado.

Ultimas Notícias

Campinas amplia rota da linha 346 a partir desta segunda-feira; veja alteração

De acordo com a Emdec, mudança ocorre para aumentar a circulação do transporte...

Furto de cabos de energia interrompe abastecimento de água em Santo Antônio de Posse

Cabos furtados são da bomba que faz a captação de água no Camanducaia Mirim. DAE não informou previsão...

Senai de Sumaré oferece dois cursos gratuitos de qualificação profissional para pintores

São 48 vagas e inscrições devem ser feitas on-line; aulas acontecerão presencialmente no mês de junho. O prédio...

Coronavírus: prefeituras da região de Campinas confirmam novos casos neste domingo, 16 de maio

Veja números de pessoas infectadas e de óbitos pela doença em cada cidade. Arte coronavírus Comunicação/Globo As prefeituras da região...

Últimas notícias de coronavírus na região de Campinas em 16 de maio de 2021

Veja a atualização em cada município da área de cobertura do G1. Confira as últimas notícias sobre o...
- Advertisement -