Moradores com idades entre 77 e 79 anos ficaram sem doses do imunizante nesta terça-feira (2). Segundo a prefeitura, problema ocorreu em razão da quantidade de doses entregues pelo estado. Aglomeração durante fila para vacinação na Unidade de Saúde do Jardim Ipê II, em Mogi Guaçu (SP)
Vitor Mendes/Arquivo Pessoal
Aglomeração durante fila para vacinação na Unidade de Saúde do Jardim Ipê II, em Mogi Guaçu (SP)
Vitor Mendes/Arquivo Pessoal
A falta de doses da vacina contra a Covid-19 para idosos entre 77 e 79 anos provocou fila e aglomeração na unidade de saúde do Jardim Ipê II, em Mogi Guaçu (SP), nesta terça-feira (2). De acordo com a prefeitura, o número enviado pelo estado foi insuficiente – não há mais doses para esse público-alvo. A vacinação para os idosos entre 80 e 84 anos está mantida.
De acordo com a Prefeitura, o estado teria enviado 37% do total estimado para o público-alvo (77 a 79 anos). “A falta de vacinas, em determinado momento, se deu em razão da quantidade de doses entregues pelo estado”, disse, em nota.
Segundo moradores, 250 doses teriam sido aplicadas nesta terça e muitos idosos ficaram sem a vacina, depois de ficarem durante horas na fila.
Ainda de acordo com a secretaria de saúde, o estado também mandou doses a menos para as pessoas entre 80 e 84 anos (78% do estimado). Não há previsão para o envio de mais imunizantes pelo estado.
Fura-fila?
Moradores que aguardavam para a imunização afirmaram que algumas pessoas que não fazem parte do público-alvo da vacinação acabaram recebendo as doses nesta terça.
A prefeitura nega a situação. “Ninguém, é importante esclarecer, que não fizesse parte do grupo prioritário a que se destinavam essas doses, foi imunizado”, afirmou, em nota.
Guarda dispersa aglomeração
A Guarda Municipal foi chamada até a unidade de saúde para dispersar os pontos de aglomeração. Segundo a corporação, o fato teria ocorrido devido a falta de doses da vacina.
A cidade de Mogi Guaçu adotou, a partir desta terça-feira, restrições na circulação de moradores. A medida foi uma forma de conter o aumento de casos, mortes e internações pela doença.
VÍDEOS: Especialistas tiram dúvidas sobre as vacinas contra a Covid-19:
Veja mais notícias da região no G1 Campinas