sábado, abril 17, 2021

Familiares de pacientes internados por Covid e outras doenças relatam falta de informações sobre estado de saúde em Campinas


Prefeitura admitiu o problema de comunicação e afirmou que as equipes estão totalmente voltadas ao tratamento dos internados. Metrópole tem 2.116 mortes por coronavírus e 76.561 casos. Familiares de pacientes internados em hospitais de Campinas sofrem com falta de notícias
Familiares de pacientes hospitalizados com Covid-19 e outras doenças reclamam da falta de informações sobre o estado de saúde dos internados em Campinas (SP) durante o fim de semana. A prefeitura admitiu o problema na comunicação, e justificou que os profissionais de saúde têm ficado totalmente voltados ao tratamento dos doentes.
Fernanda Silva é bancária e teve que sair de Jundiaí (SP) para Campinas para buscar informações no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti sobre a mãe, uma paciente de 54 anos. Ela foi internada na UTI com coronavírus e as últimas notícias foram na quarta (17).
“A gente tenta falar com o pessoal no hospital, ninguém retorna. Atende a ligação, fala que vai passar no setor responsável, quando transfere, a ligação cai. Tive que vir pessoalmente para tentar informação, aí chega aqui e eles não passam”, conta.
Fernanda informou que conseguiu informações somente nesta segunda (22), após a exibição da reportagem na EPTV, afiliada da TV Globo.
Mulher é internada na UTI em Campinas com coronavírus e família não consegue informações no hospital
Reprodução/EPTV
Já a doméstica Carmem Fernandes aguarda informações da mãe que precisou ser internada por causa de problema na vesícula. A idosa de 80 anos passou por cirurgia e a família não conseguia notícias; ela não estava com Covid-19. As últimas informações que teve foi com a ajuda da Guarda Municipal na sexta (19).
“Uma guarda municipal de boa vontade foi lá e constatou que ela estava no centro cirúrgico e a médica resolveu descer pra falar conosco”, afirma.
A Prefeitura de Campinas informou, ainda, que as equipes médicas estão encontrando dificuldade para encontrar horários para falar com as famílias dos internados. A Rede Mário Gatti disse que está organizando um grupo de profissionais que fará os contatos com familiares de forma mais constante. No caso de Carmem, não foi informada uma data exata do próximo comunicado à família.
Problema também em Paulínia
A falta de informações também foi verificada em Paulínia (SP). O motorista de aplicativo Nelson Esteves Cardoso recebeu informações da mãe, hospitalizada no Hospital Municipal da cidade com Covid-19, na última quinta-feira (18) somente. Ela estava com 80% dos pulmões comprometidos e havia a possibilidade de ser entubada.
“Fica todo mundo imaginando coisas, porque eles falaram que o estado dela é grave e a qualquer momento ela poderia ser entubada. Um dos médicos falou que ela não ia resistir”, conta.
Idosa é internada com Covid em Paulínia em estado grave e família não consegue obter informações do estado de saúde
Reprodução/EPTV
A equipe havia prometido à família entrar em contato diariamente desde a internação dela, em 13 de março, mas isso não ocorreu.
A administração do município informou que vai reforçar o número de profissionais para conseguir manter a comunicação entre o Hospital Municipal e os familiares. Nesta segunda, Nelson disse que recebeu um novo boletim médico.
VÍDEOS: Veja o que é destaque na região de Campinas
Veja mais notícias da região no G1 Campinas

Ultimas Notícias

Médica sanitarista e ex-diretora de Saúde de Campinas, Maria Haydée morre aos 69 anos

Defensora da saúde pública, Haydée também atuou como presidente do Conselho Municipal...

Em um dia, Conexão Solidária arrecada 163 toneladas de alimentos nas regiões de Campinas e Piracicaba

Terceira etapa da campanha organizada pela EPTV e prefeituras ocorreu neste sábado. Doações serão destinadas às famílias em...

Operação toque de recolher fecha 12 estabelecimentos e lacra 1 em Campinas nesta sexta

Balanço divulgado neste sábado (17) pela prefeitura mostra que, de 18 de março, data em que as fiscalizações...

Acidente em Valinhos deixa 5 feridos e mobiliza bombeiros de três cidades

Colisão entre dois veículos ocorreu na Estrada dos Jequitibás. Vítimas, dentre elas uma mulher que estaria grávida, foram...

Covid-19: cresce em 27% o número de vacinas em fase final de estudos

A corrida para o desenvolvimento de vacinas contra Covid-19 teve um aumento de 27% em novos antígenos em etapa final de testes — a...
- Advertisement -