sexta-feira, abril 16, 2021

Famílias desrespeitam regras de circulação em mercados na fase emergencial da quarentena em Campinas


Desde 26 de março, apenas um membro de cada família deve entrar no estabelecimento comercial, para diminuir a aglomeração de pessoas. Veja flagrantes feitos nesta sexta-feira (2). Vídeos mostram flagrantes de descumprimento a regras sanitárias em mercados de Campinas
A regra que permite apenas uma pessoa de cada família durante compras em mercados de Campinas (SP) não tem sido respeitada pelos moradores da metrópole. Nesta sexta-feira (2), pessoas foram flagradas cometendo a irregularidade, que foi adotada para reduzir a circulação de pessoas e as aglomerações na fase emergencial do Plano São Paulo para contar e a Covid-19.
A proibição tem sido aplicada desde 26 de março, por decreto publicado pela Prefeitura de Campinas. Em estabelecimentos visitados nesta sexta pela produção da EPTV, afiliada da TV Globo, a infração foi confirmada ainda nos estacionamentos, com mais de uma pessoa por veículo.
Campinas publica decreto que proíbe consumo de bebida alcoólica em praças e locais públicos
Veja como fica a região de Campinas após Estado prorrogar fase emergencial na quarentena
A maioria dos estabelecimentos tem avisos na entrada sobre a medida de uma pessoa por família. Funcionários também dão orientações, mas há pessoas que chegam juntas aos mercados, se separam para entrar e se reencontram dentro das lojas. Veja os flagrantes no vídeo acima.
Em um dos locais havia fila e desrespeito ao distanciamento mínimo para evitar contágio pelo coronavírus. Casais juntos na fila, mais uma vez, burlaram as regras para conseguir entrar.
Campinas confirma mais 36 mortes por Covid-19 e chega a 2.428; casos totalizam 81,9 mil
Casal vai junto a mercado de Campinas, contrariando regras decretadas pela prefeitura para conter o avanço da Covid-19
Reprodução/EPTV
Fiscalizações e multas
Apesar dos alertas nos mercados, a equipe da produção da EPTV não verificou abordagens de funcionários aos que desrespeitaram a regra. Agentes de fiscalização da prefeitura não foram localizados próximos aos estabelecimentos também.
A administração municipal informou que as fiscalizações ocorrem diariamente e foram reforçadas na última semana para a operação de Páscoa. Nesta quinta (1), segundo a prefeitura, três supermercados e uma padaria foram multados por falta de controle da entrada de pessoas.
Veja regras em vigor desde 26 de março
Padarias, supermercados, atacadistas e comércios em geral que vendam gêneros alimentícios e produtos de limpeza: passa a valer o limite de uma pessoa por família. O atendimento é presencial até as 20h, podendo atender delivery até o limite de horário regular do estabelecimento.
Comércios e prestadores de serviço: atendimento somente por delivery até o limite de horário regular do estabelecimento.
Barreiras sanitárias: ação de orientação, nas entradas e principais corredores de Campinas, para coibir turistas paulistanos durante a antecipação de feriados na capital.
Concessionárias e lojas de vendas de veículos: fica proibido o atendimento presencial.
Clínicas veterinárias e pet shop: atendimento apenas para casos de urgência e emergência.
Manutenção predial, elétrica e hidráulica: apenas casos de urgência e emergência.
Serviços de assistência técnica: atendimento apenas para casos emergenciais, para equipamentos médicos/hospitalares, e relacionados às atividades de trabalho.
Entrada em mercado de Campinas está restrita para evitar aglomerações e o contágio da Covid-19
Reprodução/EPTV
VÍDEOS: Veja o que é destaque na região de Campinas
Veja mais notícias da região no G1 Campinas

Ultimas Notícias

Taxa de reprodução da Covid-19 volta a subir em Campinas, mas segue indicando regressão da pandemia

Metrópole atingiu índice de 0,9 e resultados menores que 1 sugerem que casos...

Emdec bloqueia dois trechos do Jardim Londres para obras da Sanasa neste fim de semana

Bloqueios ocorrem entre as ruas Ferdinando Panattoni e Oswaldo Oscar Barthelson e no cruzamento das vias Geraldo Nogueira...

Shoppings de Campinas reabrem a partir de domingo com horário e capacidade limitada

Estabelecimentos voltam a funcionar das 11h até às 19h, com 25% da capacidade de lotação, após prefeitura anunciar...

Maranhão cria rede de acolhimento a pessoas com sequelas da Covid-19

Pacientes com sequelas da Covid-19 vão contar com um sistema de atendimento na saúde estadual. O governador Flávio Dino anunciou, nesta sexta-feira, a implantação...

Campinas regulamenta permissão para guardas municipais usarem armas particulares em serviço

Portaria publicada nesta sexta-feira regulariza uso de equipamentos considerados 'armas curtas' além da que a corporação fornece aos...
- Advertisement -