quarta-feira, abril 14, 2021

Fase vermelha: ação de Guarda e PM dispersa aglomerações e autua comércios irregulares em Campinas


Balanço da operação realizada entre a noite de sábado (6) e a madrugada deste domingo (7) contabiliza 110 pessoas fiscalizadas e 64 autuações de trânsito. Uma ação conjunta entre a Guarda Municipal de Campinas (SP) e a Polícia Militar (PM) dispersou ao menos 20 aglomerações e autuou quatro comércios funcionando em desacordo com as regras da fase vermelha da quarentena da Covid-19 na região dos bairros Parque Oziel e Monte Cristo entre a noite de sábado (7) e madrugada deste domingo (8).
De acordo com a Guarda, foram fiscalizados 14 estabelecimentos comerciais durante a operação, que ainda abordou 110 pessoas e realizou 64 autuações de trânsito.
Resumo da operação:
110 pessoas fiscalizadas
20 pontos de aglomerações dissipados
14 fiscalizações comerciais
4 autuações de comércios irregulares
64 autuações de trânsito
Ação conjunta entre Guarda Municipal e PM fiscalizou o cumprimento das regras da fase vermelha em Campinas (SP)
Guarda Municipal/Divulgação
Multas e interdição
Entre a noite de sexta (5) e a tarde de sábado (6), a Vigilância Sanitária de Campinas multou seis estabelecimentos e interditou uma academia por descumprimento das regras da fase vermelha. Outros dois comércios foram parcialmente interditados. Os fiscais visitaram 32 comércios no período.
Campinas: veja o que pode funcionar na fase vermelha
Vídeo: comércios e serviços abertos na região do Campo Grande
De acordo com a prefeitura, na sexta, 17 estabelecimentos foram fiscalizados nos bairros Centro e Cambuí. A academia interditada estava em pleno funcionamento no momento da fiscalização e agora deverá permanecer fechada enquanto durar a fase vermelha.
Na tarde de sábado, os fiscais visitaram 15 comércios nos bairros Residencial São José, Parque Universitário, Vista Alegre, DIC V, Rosalina e Recanto do Sol, entre eles, mercearias, supermercados, lanchonetes, oficina de motocicleta, restaurantes, lojas de produtos de higiene e óticas.
Quatro foram multados e dois parcialmente interditados, entre eles um shopping no Ouro Verde, que não controlar o fluxo de pessoas. “Também foi interditado parcialmente um bar/mercearia por consumo de bebida nas dependências do estabelecimento”, informou, em nota.
Punições aplicadas
Segundo a prefeitura, os serviços essenciais que descumprem as orientações do Plano SP recebem multa de R$ 1.515,44, que dobra em caso de reincidência. Já os estabelecimentos considerados não essenciais flagrados funcionando com atendimento ao público podem sofrer interdição.
A administração informa que recebe denúncias de descumprimento das regras da quarentena pelo telefone 156.
Ações contínuas
De acordo com a prefeitura, ações como essa ocorrerão de “forma sistemática, contínua e intensificada na cidade enquanto durarem as medidas restritivas diante do aumento expressivo de casos positivos no município.
“É fundamental que a população tenha consciência e siga as medidas sanitárias, imprescindíveis no combate ao avanço da Covid-19. Os cuidados devem ser intensificados, como o uso adequado de máscaras de proteção, higienização frequente das mãos e principalmente, respeitar o distanciamento social a fim de evitar aglomerações”, diz, em nota.
PLAYLIST: veja notícias de Campinas e região
Veja mais notícias da região em G1 Campinas.

Ultimas Notícias

O amor pela cozinha e a superação de desafios

Conheça a história da cozinheira Claudete Machado, de Campinas, que acredita que para...

Governo federal recebe estudo de viabilidade para nova licitação de Viracopos

Etapa é mais um passo para o avanço do processo de relicitação; único consórcio a enviar o documento...

Complementos para sopas e caldos mais saborosos

Veja o que o chef Ricardo Barreiro, de Campinas, indica para dar um toque especial ao preparos que...

Caçador de auroras boreais: o jovem brasileiro que vive em busca das ‘luzes coloridas’

De Sorocaba (SP), hoje Filippo Dias vive na Finlândia e divulga imagens do céu nas redes sociais. ...

Jaguariúna realiza testagem em massa da Covid-19 nesta quinta e sexta-feira; veja como fazer

Para participar é necessário comprovar residência na cidade. Ação poderá ser feita pelo sistema drive-thru. Os testes...
- Advertisement -