segunda-feira, abril 12, 2021

Fase vermelha não altera índice de isolamento e prefeito de Campinas faz apelo à população


Dário Saadi ressalta quadro de ‘quase colapso’ do sistema de saúde e pede que moradores cumpram o que determina fase vermelha: ‘fiquem em casa’ Rua Treze de Maio, no centro de Campinas (SP), em dois momentos da pandemia
Osvaldo Furiatto
A adoção da fase vermelha em Campinas (SP) diante do aumento de casos, internações e mortes por Covid-19 ainda não trouxe reflexos para o índice de isolamento da população. Enfrentando um cenário de quase colapso na rede de saúde, o prefeito Dário Saadi (Republicanos) fez, nesta sexta-feira (5), um apelo à população.
“A gente sabe que a maioria da população segue os protocolos, mas muitas vezes nossas decisões são baseadas nos resultados que a conduta de uma parcela mínima da população pode impactar na saúde pública. Por isso, faço um apelo à população de Campinas. Cumpram o que determina a fase vermelha, fiquem em casa, usem máscaras e sejam responsáveis em seguir rigorosamente o isolamento social”, disse.
Campinas registra ocupação máxima em UTIs Covid gerais na rede pública
Se comparado com o mesmo dia da semana anterior, a quarta-feira (3) que marcou a volta da cidade à fase vermelha registrou uma queda de 1% na taxa (de 38% para 37%), segundo dados do Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI) do governo estadual.
No retrospecto de toda a pandemia, os índices de isolamento em Campinas ficaram acima dos 40%, na maioria das vezes, aos domingos e feriados. A última vez que a cidade registrou taxa de 50% ou mais foi em agosto de 2020 – veja tabela completa abaixo.
Para especialistas, o ideal para conter a disseminação do vírus seria que o índice de isolamento atingisse 70%, número jamais obtido durante a pandemia. “Não começamos bem”, destaca Raquel Stucchi, médica infectologista da Unicamp e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia.
Segundo a professora, os números do primeiro dia da fase vermelha poderiam representar que nem todos tinham sido informados da mudança, mas os dados de quinta, que também mostram a taxa de isolamento em 37%, preocupam. “Era para estar menos ruim”, diz.
‘Quase colapso’
Ao comentar os números da taxa de isolamento, o prefeito de Campinas ressaltou o momento de quase colapso do sistema de saúde no município para justificar a adoção de medidas restritivas.
“Não é uma decisão fácil, mas tenho ido a todos os hospitais, principalmente os públicos, e acompanhado de perto o trabalho e o sofrimento das equipes médicas. Vejo também, muitas vezes, o sofrimento das famílias que têm seus parentes intubados em situação difícil”, diz.
Segundo o prefeito, a preocupação tem sido maior pelo aumento de casos, internações e mortes de moradores com menos de 60 anos, o que não ocorria até o final de 2020.
“Eu acredito que todos estão cansados das restrições impostas pela pandemia, mas o cansaço a gente recupera, já a dor da perda de um familiar é para sempre. E neste momento, para nos deixar mais preocupado ainda, a contaminação está aumentando nas pessoas com menos de 60 anos e até com menos idade.”, afirmou.
Veja mais notícias da região no G1 Campinas

Ultimas Notícias

Ciclista fica ferido após ser atingido por moto e arremessado em Campinas

Acidente aconteceu na tarde deste domingo (11), na Avenida John Boyd Dunlop. Homem...

Indaiatuba abre inscrições para apresentações culturais virtuais; artistas receberão R$ 750

Interessados precisam ter 18 anos ou mais e apresentar comprovante de endereço fixo na cidade. Materiais selecionados serão...

PATs da região de Campinas ofertam 324 vagas de emprego nesta segunda-feira; veja cargos

Relação inclui postos para diversos níveis de escolaridade e oportunidades exclusivas para PCDs. Em virtude da pandemia, unidades...

Moto fica partida após condutor atingir traseira de carro na Bandeirantes, em Campinas

Acidente foi na noite de sábado (10), em pista norte. Motociclista teve lesões graves, diz polícia. Moto partiu...

Covid-19: ação em Campinas lacra bar com 60 clientes e coberto por lona para 'disfarçar' abertura

Ação conjunta da Guarda e PM no Jardim São Domingos ocorreu na noite de sábado (10), segundo prefeitura....
- Advertisement -