sábado, fevereiro 27, 2021

Floração da dama-da-noite é flagrada com recurso fotográfico que “acelera” o tempo


Flor abre em apenas uma noite; ‘Epiphyllum oxypetalum’ também é conhecida como cacto-orquídea. Floração da dama-da-noite é flagrada em Lindoia (SP)
Quem costuma caminhar durante à noite com certeza já se viu inebriado pelo perfume da dama-da-noite. Essa flor tão conhecida em algumas regiões do nosso país chama a atenção não só do olfato mas também dos olhos. Não há como não se encantar com toda beleza e majestade dessa espécie.
O Terra da Gente recebeu uma material muito especial sobre essa planta: 10 horas de gravação e 1.200 fotos foram necessárias para produzir um vídeo de 16 segundos que mostra todo o processo de abertura da flor. O recurso utilizado é chamado de “time-lapse”, quando um a gravação de um processo que demora horas pode ser vista em apenas alguns segundos, como se “acelerasse” o tempo.
O responsável pelo vídeo é o professor de programação Muriel de Souza Godoi, que flagrou a cena no dia 04 de janeiro desse ano na casa da sogra, em Lindóia (SP).
A característica mais icônica do cacto-orquídea (Epiphyllum oxypetalum) é sua floração, que ocorre somente uma vez por ano e dura uma única noite.
Eduardo Alves de Jesus
“Depois de ver duas flores abrindo na noite anterior, percebi que uma outra estava prestes a abrir e decidi montar uma câmera e um tripé para fazer o vídeo. Comecei a gravar às 20h e ela terminou de abrir às 22h30, mas continuei filmando. Passei a madrugada acordando para trocar a bateria do equipamento e consegui pegar a flor começando a fechar umas três e terminando seu ciclo lá para as seis, quando parei a câmera”, conta.
Apesar de várias espécies receberem o nome de dama-da-noite, essa do vídeo também é conhecida como cacto-orquídea e recebe o nome científico de Epiphyllum oxypetalum. “É uma planta da família dos cactos originária do México que floresce na primavera, quando as flores de fato duram apenas uma noite. Exalam um aroma agradável, porém um pouco forte”, explica a bióloga e especialista em cacos Daniela Zappi.
Ao contrário do grupo de cactos mais adaptados aos desertos que torram sob o sol em regiões áridas, o cacto-orquídea é da floresta e prefere sombra e água fresca. A especialista ressalta que a espécie é epífita, ou seja, vivem sobre outras plantas sem que ocorra parasitismo, preferencialmente nas árvores neste caso.
A dama-da-noite é cultivada pelo Brasil inteiro no canteiro e jardins das casas.
Eduardo Alves de Jesus
“Uma curiosidade é que essa planta só é polinizada por mariposas que possuam uma tromba capaz de alcançar o néctar que fica no fundo do tubo floral com mais de 20 centímetros de comprimento”, acrescenta Daniela.
O perfume desta espécie vegetal está entre os mais fortes exalados por plantas e inspira a produção de fragrâncias.
.Não só as mariposas são atraídas pelo perfume dessa dama-da-noite que, junto com a beleza exuberante das flores grandes e vistosas que podem ultrapassar os 20 centímetros, se tornou uma planta ornamental e é cultivada por diversos admiradores em várias regiões do mundo.
Para quem quer ter a companhia dessa planta no quintal, é importante escolher um local com luminosidade difusa e indireta. A espécie tolera sol da manhã e do fim da tarde. “Pode ser cultivada em um vaso pendente de fibra de coco. É importante que seja bem drenado e que não acumule água. Mesmo assim, é preciso aguar três vezes por semana ou quando a terra estiver seca”, orienta a especialista.

Ultimas Notícias

Estiva Gerbi determina fechamento de serviços não essenciais neste fim de semana

Decreto foi publicado no Semanário Oficial desta sexta-feira (29). Estabelecimentos que descumprirem a...

Temporal alaga vias, inunda imóveis e derruba árvores em Campinas

Maior índice de chuvas foi registrado na Avenida Orosimbo Maia, com 46 milímetros até as 18h30, segundo a...

Vinhedo abre processo seletivo para 12 vagas temporárias para médicos; veja áreas de atuação

Oportunidades são para profissionais das áreas de clínico geral, pediatria e medicina de família. Vinhedo abriu processo seletivo...

'Se tiver vacina para comprar, vamos comprar', diz Dário ao sinalizar Campinas em consórcio

Prefeito diz que aquisição pode ser feita com repasses de ministério ou remanejamento interno. Metrópole inicia na segunda-feira...

Mogi Guaçu restringe circulação e fecha farmácias e mercados; cidade é 1ª da região a adotar medidas mais restritivas

Regras passam a valer na madrugada de terça-feira (2) e foram adotadas após aumento em casos, mortes e...
- Advertisement -