Frente Nacional de Prefeitos enviou ofício nesta quinta (18) pedindo que a União atue na compra de medicamentos ou redirecionamento de insumos para evitar cenas do colapso registrado em Manaus (AM). Amazonas envia cilindros de oxigênio para outros estados
Eliana Nascimento/G1 AM
A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) enviou, nesta quinta-feira (18), ofício ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e ao Ministério da Saúde pedindo “providências imediatas” do governo federal para suprir as faltas de oxigênio e medicamentos para sedação de pacientes com Covid-19 intubados que estão sendo registradas em municípios de todo o País.
Segundo o documento, a União pode tanto atuar na compra de medicamentos, como também tem a prerrogativa de determinar o redirecionamento de insumos e produtos para cidades que enfrentam o problema.
De acordo com a FNP, prefeitos e prefeitas pedem por uma atuação imediata do governo federal para evitar que “as cenas trágicas e cruéis recentemente presenciadas em Manaus/AM não se repitam em outras cidades brasileiras.”
“Não é razoável que pessoas, cidadãos brasileiros, sejam levados à desesperadora morte por “afogamento” no seco, ou que sejam amarrados e mantenham a consciência durante o delicado e doloroso processo de intubação e depois na sua longa permanência”, diz a nota.
A FNP reúne às 412 cidades com mais de 80 mil habitantes, o que abrange todas as capitais, e representa 61% da população brasileira. A entidade tem liderado a criação de um consórcio público para a compra de vacinas por municípios.
Vídeos: tudo sobre sobre Campinas e região
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.