terça-feira, abril 13, 2021

Frente Nacional de Prefeitos pede que lockdown seja avaliado como forma de controlar pandemia


FNP recomenda que prefeitos e prefeitas adotem medidas mais restritivas de circulação de pessoas diante do aumento de casos e mortes pela Covid-19. Araraquara: cidade brasileira que viu casos desabarem após ‘lockdown de verdade’
Prefeitura de Araraquara via BBC
A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) divulgou nota nesta sexta-feira (12) em que recomenda aos prefeitos e prefeitas brasileiros aumento das medidas restritivas de circulação como forma de controlar a pandemia da Covid-19. O texto destaca que o “momento exige posições firmes para proteger a vida” e pede que os governantes avaliem, inclusive, a decretação do lockdown.
Entenda o que é ‘lockdown’
Lockdown é medida extrema, mas de efetividade científica comprovada, afirmam entidades médicas
Araraquara tem queda de casos de Covid entre testados após 15 dias de confinamento: ‘Colhendo os frutos’, diz secretária de Saúde
Na recomendação aos municípios, a FNP destaca o aumento de casos, mortes e internações faz do Brasil o epicentro mundial da Covid-19 e faz críticas ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que voltou a condenar medidas restritivas para conter o coronavírus.
“O cenário toma contornos cada vez mais catastróficos com as novas variantes do coronavírus, potencialmente mais contagiosas, de evolução mais agressiva e que circulam sem controle. E com as declarações do presidente da República que, mais uma vez em sua transmissão de vídeo semanal, criticou as medidas de segurança sanitária adotadas por prefeitos e governadores. Suas falas evidenciam a ineficaz coordenação nacional no enfrentamento à pandemia e ratificam a desconexão com a realidade, falta de compromisso com a Constituição Federal e com a vida. Situações que colocam o Brasil como foco de atenção e apreensão internacional”, diz o comunicado.
A Frente Nacional de Prefeitos reúne as 412 cidades com mais de 80 mil habitantes, e tem liderado a formação de um consórcio público para a compra de vacinas contra a Covid-19 com 2,1 mil adesões.
Araraquara
A cidade de Araraquara, no interior de São Paulo, começa a registrar resultados positivos após quinze dias de lockdown, que proibiu a circulação de moradores sem justificativa. A cidade ainda registra pressão por leitos, mas aponta queda na transmissão do vírus.
“A gente saiu de quase 50% dos testes positivados para 23%. Hoje, estamos colhendo os frutos do ‘lockdown’ com a diminuição do número de casos. Foi um fruto doído, mas bem recebido porque mostra que a gente conseguiu diminuir a transmissão. A gente tira a lição do quanto é importante o isolamento social”, avalia Eliana Honain, secretária de Saúde.
Veja mais notícias da região no G1 Campinas

Ultimas Notícias

Região de Campinas tem 51 mil aptos à tarifa social de energia, mas que estão fora do cadastro

Levantamento mostra que famílias que se enquadram nos critérios do benefício deixam de...

Após semanas lotados, hospitais privados de SP têm queda nas internações

A pandemia do coronavírus parece apresentar sinais de melhora no estado de São Paulo. Na sexta-feira, 9, o secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn, revelou...

Campinas registra déficit de 12 mil doses de vacina contra a Covid para profissionais da saúde

Secretaria de Saúde enviou ofício pedindo o envio de mais doses, além de destacar que possui capacidade para...

Caminhão perde freio e atinge postes e muro de casa em Campinas

De acordo com a Polícia Militar, ninguém ficou ferido durante a ocorrência na Vila Aeroporto. Caminhão perdeu o...

Lentidão na aplicação de doses lota posto de imunização contra Covid-19 em Campinas

Prefeitura afirma que sistema de agendamento apresentou instabilidades, o que gerou espera. Morador relata demora de até uma...
- Advertisement -