segunda-feira, abril 12, 2021

Funcionária de restaurante da Unicamp morre de Covid-19; outros três testaram positivo


Universidade diz que trabalhadores estavam afastados e atendimento no restaurante universitário é feito com rodízio de equipes. Em janeiro, reitoria determinou a suspensão das atividades presenciais nos campi. Vista aérea da Unicamp, em Campinas
Antoninho Perri/Ascom/Unicamp
Uma funcionária do restaurante universitário da Unicamp morreu vítima da Covid-19 nesta terça-feira (9). Ela e outros três trabalhadores testaram positivo para a doença e estavam afastados desde o final de fevereiro. Em nota, a universidade informa que recebeu a notícia do óbito “com extrema tristeza e que se solidariza com as famílias enlutadas”.
Com a morte da trabalhadora, que não teve o nome e idade divulgados, o Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU) enviou ofício à Unicamp pedindo ação urgente da reitoria “para garantir a vida e a saúde de trabalhadores” que seguem presencialmente no campus, atendendo terceirizados e estudantes e com risco de infecção pela Covid-19.
“O STU foi notificado sobre o falecimento de uma trabalhadora, copeira, do Restaurante II, por Covid-19. Essa situação gerou muita tensão e insegurança entre os trabalhadores, que estão com medo da extensão da contaminação e que possam estar diante de um surto da doença no ambiente”, diz o comunicado.
Em nota conjunta, a Unicamp e a Funcamp (Fundação de Desenvolvimento da Unicamp) destacam que os funcionários do restaurante universitário estão trabalhando em rodízio de turnos, sendo que os quatro que testaram positivo estiveram na universidade pela última vez em 25 de fevereiro.
“Todos eles, após comunicação de sintomas ou testes positivos, estavam sendo seguidos pelo SESMIT da FUNCAMP, e orientados em relação aos cuidados de isolamento e medidas sanitárias, bem como procurar serviços de saúde em caso de agravamento dos sintomas. Tão logo tiveram seus testes para Covid-19 positivos, foram afastados de suas atividades profissionais. O primeiro caso positivo foi diagnosticado em 12/02/2021, sendo a trabalhadora colocada em licença médica, sob orientação”, informa a nota.
Segundo a universidade, que determinou em janeiro a suspensão de atividades assistenciais nos campi de Campinas, Piracicaba e Limeira, “todos os cuidados de higiene e medidas sanitárias são exaustivamente orientadas e empregadas para evitar as contaminações no ambiente universitário”.
HC superlotado
Superlotado, o Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp suspendeu os novos atendimentos no pronto-socorro e as cirurgias eletivas nesta terça (9).
Segundo o HC, os encaminhamentos de pacientes pela Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross), pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e pelos demais serviços de resgate estão restritos por 24 horas, e as cirurgias eletivas permanecem suspensas até 26 de março.
De acordo com o hospital, a decisão foi tomada após uma reunião com o Grupo de Trabalho (GT) de crise devido à superlotação do PS, que opera com 350% da capacidade. Após o término do prazo previsto, a unidade deve reavaliar a situação para decidir a suspensão ou manutenção da medida.
“No momento, a Unidade de Emergência Referenciada (PS) está com 67 pacientes, sendo 41 com indicação de internação em enfermarias – 14 Covid confirmados. Oito pacientes graves estão entubados. Nos últimos dias houve um aumento expressivo de procura espontânea de casos com síndromes respiratórias que lotaram a Unidade”, diz o HC, em nota.
Há somente um leito de UTI Covid vago no HC da Unicamp nesta sexta
Reprodução/EPTV
Veja mais notícias da região no G1 Campinas

Ultimas Notícias

Ciclista fica ferido após ser atingido por moto e arremessado em Campinas

Acidente aconteceu na tarde deste domingo (11), na Avenida John Boyd Dunlop. Homem...

Indaiatuba abre inscrições para apresentações culturais virtuais; artistas receberão R$ 750

Interessados precisam ter 18 anos ou mais e apresentar comprovante de endereço fixo na cidade. Materiais selecionados serão...

PATs da região de Campinas ofertam 324 vagas de emprego nesta segunda-feira; veja cargos

Relação inclui postos para diversos níveis de escolaridade e oportunidades exclusivas para PCDs. Em virtude da pandemia, unidades...

Moto fica partida após condutor atingir traseira de carro na Bandeirantes, em Campinas

Acidente foi na noite de sábado (10), em pista norte. Motociclista teve lesões graves, diz polícia. Moto partiu...

Covid-19: ação em Campinas lacra bar com 60 clientes e coberto por lona para 'disfarçar' abertura

Ação conjunta da Guarda e PM no Jardim São Domingos ocorreu na noite de sábado (10), segundo prefeitura....
- Advertisement -