Ação conjunta dos órgãos de fiscalização autuou nove comércios por descumprir medidas sanitárias. Multa para serviços essenciais que descumprirem o Plano SP é de R$ 1.515. GM de Campinas recebeu 400 denúncias no fim de semana
Guarda Municipal de Campinas/Divulgação
A Guarda Municipal de Campinas (SP) recebeu, entre a noite de sexta (5) e as 7h desta segunda-feira (8), 400 chamados de desrespeito à fase vermelha do Plano São Paulo. No mesmo período, uma ação conjunta dos órgãos de fiscalização da prefeitura autuou nove comércios por descumprir medidas sanitárias.
A ação da GM foi dividida em:
201 chamados por descumprimento de medida sanitária;
169 chamados de perturbação do sossego público;
30 ocorrências enquadradas na Lei do Pancadão;
20 pontos de aglomerações dissipados.
Autuações
Além disso, fiscais da secretaria municipal de Planejamento e Urbanismo (Seplurb) e de Serviços Técnicos Gerais de Campinas (Setec) fiscalizaram 73 estabelecimentos e lavraram cinco autuações por descumprimento de medidas sanitárias.
Na tarde de sábado, os fiscais visitaram 15 comércios nos bairros Residencial São José, Parque Universitário, Vista Alegre, DIC V, Rosalina e Recanto do Sol, entre eles, mercearias, supermercados, lanchonetes, oficina de motocicleta, restaurantes, lojas de produtos de higiene e óticas.
Quatro foram multados e dois parcialmente interditados, entre eles um shopping no Ouro Verde, que não controlar o fluxo de pessoas. “Também foi interditado parcialmente um bar/mercearia por consumo de bebida nas dependências do estabelecimento”, informou, em nota.
Movimento na Rua Treze de Maio, principal via do comércio de rua de Campinas (SP), na volta à fase vermelha na última quarta-feira (3)
Giuliano Tamura/EPTV
Punições aplicadas
Segundo a prefeitura, os serviços essenciais que descumprem as orientações do Plano SP recebem multa de R$ 1.515,44, que dobra em caso de reincidência. Já os estabelecimentos considerados não essenciais flagrados funcionando com atendimento ao público podem sofrer interdição.
A administração informa que recebe denúncias de descumprimento das regras da quarentena pelo telefone 156.
VÍDEOS: últimas notícias da região de Campinas
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.