terça-feira, março 9, 2021

HC da Unicamp é primeira unidade de Campinas a receber vacina da Covid-19


Doses saíram de São Paulo em um caminhão e vão chegar ao hospital nesta segunda-feira. Primeira imunização foi anunciada para a tarde desta segunda-feira. Caminhão com as vacinas sai de São Paulo a caminho de Campinas
Um caminhão carregado com 4 mil doses da vacina contra a Covid-19 CoronaVac, aprovada no domingo pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial, deixou, na manhã desta segunda-feira (18), um centro de distribuição do Instituto Butantan, em São Paulo, para seguir a caminho de Campinas (SP). O carregamento será levado para o Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp.
De acordo com a superintendência do HC, informações e detalhes sobre a quantidades de doses recebidas serão divulgadas na tarde desta segunda. A primeira imunização em Campinas, que acontecerá dentro da enfermaria do hospital, está prevista para às 16h, com a presença do governador João Doria (PSDB), além do prefeito da metrópole, Dário Saadi (Republicanos)
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou na manhã desta segunda-feira que a vacinação contra a Covid-19 será iniciada a partir das 17h em todo o país. No domingo, logo após a aprovação da Anvisa para a aplicação CoronaVac e da vacina de Oxford, produzida em parceria com o laboratório AstraZeneca, o governo de São Paulo já aplicou a primeira dose da CoronaVac. O governo federal, no entanto, ainda não havia iniciado a distribuição do imunizante pelo país.
A CoronaVac foi produzida em parceria entre o Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa SinoVac. O caminhão com as doses da vacina vai ser levado ao Centro de Saúde da Comunidade (Cecom), no HC da Unicamp, um dos seis hospitais de referência escolhidos para serem os primeiros locais a receberem as doses. O imunizante chegou a Campinas no fim da manhã e aguarda em um galpão até o período da tarde, quando seguirá para a unidade médica.
Neste primeiro momento, a vacinação será para os profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à doença na unidade. Ao todo, 60 mil trabalhadores dos seis hospitais de referência serão imunizados. Além do HC da Unicamp, as outras unidades são: HC de São Paulo; HC de Ribeirão Preto (USP), HC de Botucatu (Unesp), HC de Marília (Famema) e Hospital de Base de São José do Rio Preto (Funfarme).
O transporte das vacinas de São Paulo até Campinas contou com escolta da Polícia Militar, que preparou um esquema reforçado de segurança. As vacinas terão centros de distribuição nas 200 cidades mais populosas do estado, incluindo Campinas, e polos regionais para as prefeituras de cidades menores adquirirem as doses.
Caminhão com doses da vacina contra a Covid-19 a caminho de Campinas
Reprodução/EPTV
Vacinação em Campinas
As doses recebidas nesta segunda-feira pelo HC são independentes das que serão enviadas à Prefeitura de Campinas (SP) para imunização na rede municipal. A administração ainda não tem previsão para a chegada do imunizante e das amostras destinadas exclusivamente à primeira fase da vacinação na metrópole.
No domingo, a prefeitura afirmou que a vacinação começará pelos 15 mil profissionais da área de saúde que atuam na linha de frente contra a doença.
Depois de imunizar os profissionais da linha de frente, Campinas planeja aplicar as doses posteriores que receber aos demais trabalhadores da área de saúde, indígenas e quilombolas. Somente quando for finalizado este grupo a campanha será aberta, gradativamente, para cada um dos outros grupos de risco para a Covid-19, conforme ordem estabelecida pela Secretaria de Saúde.
1ª fase
De acordo com a prefeitura, 209,3 mil pessoas devem ser imunizadas na primeira fase de vacinação. A data para início de cada grupo, entretanto, depende do número de doses disponíveis na cidade.
Trabalhadores de saúde, indígenas e quilombolas: 63 mil
Idosos com 75 anos ou mais: 40,3 mil
Idosos com 70 a 74 anos: 26,3 mil
Idosos com 65 a 69 anos: 33,5 mil
Idosos com 60 a 64 anos: 40,1 mil
VÍDEOS: novidades sobre a vacinação
Veja mais notícias da região no G1 Campinas

Ultimas Notícias

GM de Campinas recebe 400 chamados de desrespeito à fase vermelha no fim de semana

Ação conjunta dos órgãos de fiscalização autuou nove comércios por descumprir medidas sanitárias....

Covid-19: Edson, da dupla com Hudson, é transferido para UTI em SP

Sertanejo estava internado em leito clínico de hospital em Indaiatuba, mas teve uma piora do quadro clínico e...

Covid-19: municípios da região de Campinas pedem ajuda a vizinhos para evitar colapso na saúde

Com UTIs lotadas e escalada de casos, cidades enfrentam pressão nos hospitais, falta de respiradores e aumento no...

Covid-19: cidade de São Paulo chega a 1 milhão de vacinas aplicadas

A prefeitura da cidade de São Paulo, a maior capital do país em número de habitantes, projetou que chegará ao primeiro milhão de doses...

Nº de municípios interessados em consórcio por vacina cresce 27%; são 2.172 adesões, diz FNP

Frente Nacional de Prefeitos havia divulgado lista final na sexta (5), com 1.703 inscrições, mas total de prefeitos...
- Advertisement -