Unidade referência para atendimentos Covid-19 na região de Campinas sofre com a superlotação. Há um leito de UTI Covid vago no HC da Unicamp nesta quinta
Reprodução/EPTV
O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp prorrogou por mais 24 horas a suspensão de atendimentos no pronto-socorro e as cirurgias eletivas agendadas por conta da superlotação, principalmente de casos da Covid-19. A medida foi adotada após a unidade registrar que o PS operava com 350% de sua capacidade na terça-feira (9).
A Unicamp trabalha para tentar ampliar a estrutura de leitos de enfermaria e UTI Covid. Um coletiva foi marcada para esta sexta-feira (12) para que a reitoria e a superintendência do HC expliquem as medidas adotadas.
Acompanhe, dia a dia, a ocupação de leitos em Campinas
Atualmente, o HC conta com 30 leitos de terapia intensiva para tratamento exclusivo de pacientes com Covid. Nesta quinta (11), a taxa de ocupação é de 96,67%, ou seja, há somente uma vaga disponível.
Já na enfermaria Covid, três dos 28 leitos existentes estavam livres às 19h50 desta quinta, uma taxa de ocupação de 89,29%.
Superintendente do HC da Unicamp explica suspensão de atendimentos no PS e eletivas
Segundo o HC, com a medida os encaminhamentos de pacientes pela Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross), pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e pelos demais serviços de resgate estão restritos.
Hospital de campanha
Na segunda (8), o governador João Doria (PSDB) anunciou a abertura de um novo hospital de campanha para tratamento de pacientes com coronavírus na cidade. A instalação será realizada no Ambulatório Médico de Especialidades (AME), que contará com 20 leitos de UTI e 10 leitos de enfermaria, no decorrer do mês.
No dia 3 de março, o governo havia prometido abertura de ao menos 14 leitos de UTI na cidade. Na ocasião, o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, afirmou ainda que outros 20 estão em estudo.
O AME Campinas já foi usado, por cinco meses em 2020, para atendimento exclusivo de pacientes com Covid-19, o que reforçou o número de leitos do estado na cidade. Em outubro, a unidade passou a realizar consultas de especialidades.
VÍDEOS: últimas notícias sobre a região de Campinas
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.