segunda-feira, abril 12, 2021

HC da Unicamp prorroga suspensão de atendimentos no PS e cirurgias eletivas por mais 24 horas


Unidade referência para atendimentos Covid-19 na região de Campinas sofre com a superlotação. Há um leito de UTI Covid vago no HC da Unicamp nesta quinta
Reprodução/EPTV
O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp prorrogou por mais 24 horas a suspensão de atendimentos no pronto-socorro e as cirurgias eletivas agendadas por conta da superlotação, principalmente de casos da Covid-19. A medida foi adotada após a unidade registrar que o PS operava com 350% de sua capacidade na terça-feira (9).
A Unicamp trabalha para tentar ampliar a estrutura de leitos de enfermaria e UTI Covid. Um coletiva foi marcada para esta sexta-feira (12) para que a reitoria e a superintendência do HC expliquem as medidas adotadas.
Acompanhe, dia a dia, a ocupação de leitos em Campinas
Atualmente, o HC conta com 30 leitos de terapia intensiva para tratamento exclusivo de pacientes com Covid. Nesta quinta (11), a taxa de ocupação é de 96,67%, ou seja, há somente uma vaga disponível.
Já na enfermaria Covid, três dos 28 leitos existentes estavam livres às 19h50 desta quinta, uma taxa de ocupação de 89,29%.
Superintendente do HC da Unicamp explica suspensão de atendimentos no PS e eletivas
Segundo o HC, com a medida os encaminhamentos de pacientes pela Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross), pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e pelos demais serviços de resgate estão restritos.
Hospital de campanha
Na segunda (8), o governador João Doria (PSDB) anunciou a abertura de um novo hospital de campanha para tratamento de pacientes com coronavírus na cidade. A instalação será realizada no Ambulatório Médico de Especialidades (AME), que contará com 20 leitos de UTI e 10 leitos de enfermaria, no decorrer do mês.
No dia 3 de março, o governo havia prometido abertura de ao menos 14 leitos de UTI na cidade. Na ocasião, o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, afirmou ainda que outros 20 estão em estudo.
O AME Campinas já foi usado, por cinco meses em 2020, para atendimento exclusivo de pacientes com Covid-19, o que reforçou o número de leitos do estado na cidade. Em outubro, a unidade passou a realizar consultas de especialidades.
VÍDEOS: últimas notícias sobre a região de Campinas
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.

Ultimas Notícias

Ciclista fica ferido após ser atingido por moto e arremessado em Campinas

Acidente aconteceu na tarde deste domingo (11), na Avenida John Boyd Dunlop. Homem...

Indaiatuba abre inscrições para apresentações culturais virtuais; artistas receberão R$ 750

Interessados precisam ter 18 anos ou mais e apresentar comprovante de endereço fixo na cidade. Materiais selecionados serão...

PATs da região de Campinas ofertam 324 vagas de emprego nesta segunda-feira; veja cargos

Relação inclui postos para diversos níveis de escolaridade e oportunidades exclusivas para PCDs. Em virtude da pandemia, unidades...

Moto fica partida após condutor atingir traseira de carro na Bandeirantes, em Campinas

Acidente foi na noite de sábado (10), em pista norte. Motociclista teve lesões graves, diz polícia. Moto partiu...

Covid-19: ação em Campinas lacra bar com 60 clientes e coberto por lona para 'disfarçar' abertura

Ação conjunta da Guarda e PM no Jardim São Domingos ocorreu na noite de sábado (10), segundo prefeitura....
- Advertisement -