sábado, junho 12, 2021

HC retira dez UTIs Covid após impasse jurídico e baixa no SUS em Campinas vai a 16 em dois dias


Hospital diz que leitos estão indisponíveis após precisar rescindir contrato com empresa credenciada. Prefeitura perde seis após fim de acordo com Casa de Saúde; internações sobem. Área do HC da Unicamp, em Campinas
Reprodução/EPTV
O Hospital de Clínicas da Unicamp (HC) confirmou na tarde desta quinta-feira (10) redução na oferta de UTIs Covid de 40 para 30 leitos, sob a justificativa de ter rescindido o contrato com a empresa credenciada para operacionalizar as estruturas. Com isso, o total de vagas retiradas do Sistema Único de Saúde (SUS) em Campinas (SP) chega a 16, em dois dias, uma vez que a prefeitura deixou de contar com seis unidades após término de um acordo com a Casa de Saúde. Veja abaixo detalhes.
A metrópole contabiliza 407 pacientes internados em hospitais da rede municipal, HC e rede particular, o maior número em 58 dias para este grupo. Além disso, 13 estão na fila de espera por um leito. Os dados atualizados até 16h pela administração municipal desconsideram estatísticas do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), informadas pelo governo de São Paulo em horários diferentes.
Sem prazo para retomada
Referência para 6 milhões de pacientes via SUS Estadual, o HC da Unicamp sustenta que o rompimento ocorreu após descumprimento de cláusula contratual, mas não revela detalhes porque há um “sigilo jurídico”. Com a redução da oferta, a unidade tem 29 das 30 vagas ocupadas por pacientes.
A companhia contratada era responsável pelos funcionários atuantes nos dez leitos, segundo a assessoria, mas o gerenciamento era do hospital. Não há mudanças em relação às outras 30 vagas, que funcionam por meio de corpo técnico próprio da unidade e outros contratos com profissionais.
O prazo para retomada das dez UTIs é incerto, mas o hospital reforça que fez contatos com empresas no estado para viabilizar o funcionamento, mas muitas estão sem profissionais para novos convênios. Questionada sobre a necessidade de remanejar pacientes após a mudança, por meio da Central de Regulação de Vagas (Cross), a assessoria diz que ela foi administrada internamente.
Leitos de UTI (Covid-19)
Os leitos estão divididos da seguinte forma, em números absolutos:
SUS municipal: 162 leitos, dos quais 160 estão ocupados. Há 2 leitos vagos (para gestantes).
HC da Unicamp: 30 leitos, dos quais 29 estão ocupados. Há 1 leito vago.
Particular: 232 leitos, dos quais 218 estão ocupados. Há 14 leitos vagos.
AME: 25 leitos, dos quais 24 estão ocupados. Há 1 leito vago.
Após término do contrato com a Casa de Saúde, o número de UTIs Covid na rede municipal de Campinas passou de 168 para 162 entre terça e quinta-feira. A administração diz que busca novos acordos, embora já tenha recebido negativas dos hospitais particulares após aumento de internações. Este grupo, por outro lado, elevou a quantidade instalada de 200 para 232 no mesmo período.
Apesar da recomendação do governo de São Paulo para medidas mais restritivas aos municípios com lotação superior a 90% nas UTIs, a prefeitura descartou ações imediatas. Em contrapartida, o governo Dário Saadi (Republicanos) diz que “não vai hesitar em tomar iniciativas que considere necessárias”.
UTI Covid-19 no SUS Municipal
Mário Gatti: 44
Metropolitano: 15
Ouro Verde: 55
Rede conveniada: 48 (inclui Irmandade de Misericórdia, Casa de Saúde, Maternidade de Campinas, PUC-Campinas e Samaritano)
Veja abaixo gráfico que mostra a situação de leitos da metrópole. A partir de 2021, ele desconsidera dados do AME, que temporariamente voltou a ter leitos de UTI para Covid-19 em 27 de março.
Acompanhe no gráfico abaixo a fila de pacientes com Covid-19 à espera de leitos em Campinas, tanto de UTI quanto de enfermaria, segundo dados da prefeitura. Eles são divulgados desde 18 de março.
Em meio à segunda onda da pandemia, a metrópole registrou demanda superior à capacidade desde o primeiro dia de registro até 4 de maio. No dia 5, foi zerada, mas dois dias depois voltou a ser registrada. A fila foi eliminada pela segunda vez dia 12, contudo, em 18 de maio voltou a ser contabilizada.
Leitos de enfermaria ocupados
Redes municipal e particular: 473
HC da Unicamp: 60
AME: 5
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
h
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.

Ultimas Notícias

Dia dos Namorados: Campinas tem movimentação intensa no comércio e restaurantes esperam alta de 50%

Manhã de sábado foi de alta circulação de consumidores pelas ruas do Centro....

Polícia prende homem com carro de luxo roubado em Campinas

Suspeito foi avistado durante patrulhamento no bairro Jardim Novo Campos Elíseos, nesta sexta-feira (11). Veículo roubado foi recuperado...

Coronavírus: prefeituras da região de Campinas confirmam novos casos neste sábado, 12 de junho

Veja números de pessoas infectadas e de óbitos pela doença em cada cidade. Testagem Covid-19 Divulgação As prefeituras da região...

Últimas notícias de coronavírus na região de Campinas em 12 de junho de 2021

Veja a atualização em cada município da área de cobertura do G1. Confira as últimas notícias sobre o...

Base Estelar de Campinas faz convenção de ficção científica neste sábado

Grupo de fãs do gênero, em parceria com a prefeitura, transmite o evento a partir das 14h no...
- Advertisement -