domingo, maio 16, 2021

Hemocentro da Unicamp capta 60 doações de plasma de quem já teve Covid em 1 mês para estudo do Butantan


Pesquisa avalia possibilidade de usar plasma em tratamento de pessoas que estão infectadas pelo coronavírus e está em andamento. Aplicação em pacientes não começou ainda; veja quem pode doar. Entenda como fazer doação de plasma no Hemocentro da Unicamp
O Hemocentro da Unicamp, em Campinas (SP), captou em um mês 60 bolsas de plasma de diversos tipos sanguíneos doados por pessoas que tiveram Covid-19. A ação integra um estudo em parceria com o Instituto Butantan, que criou uma rede experimental para buscar formas de tratar a doença a partir de transfusão do plasma com anticorpos de quem se recuperou do coronavírus.
Cada bolsa do plasma convalescente tem 200ml e pode ser direcionada a apenas um paciente. No caso de adultos, a necessidade é de duas a três bolsas, informou a Unicamp. A quantidade de 60 itens atingiu apenas a etapa inicial da pesquisa, por isso o Hemocentro segue recebendo doações. Veja abaixo quem pode doar.
A transfusão do plasma ainda não começou no Hospital de Clínicas da Unicamp e nos demais hospitais atendidos pela central de doações de Campinas. O motivo, segundo a unidade, é que ainda não houve a demanda específica de pacientes que estão habilitados a integrar o estudo.
Médico hematologista do HC, Fabrício Bíscaro Pereira esclareceu que o grupo de pessoas que poderiam receber o plasma é restrito. São eles:
Pacientes imunossuprimidos
Pacientes com fatores de risco importantes
Pacientes dentro do perfil que estejam dentro das primeiras 72 horas de sintomas da Covid-19
“É uma transferência passiva de anticorpos. Quem já teve Covid , ele produz anticorpos. Eu pego esses anticorpos circulantes e transfundo em quem está com a doença no momento. Isso vai ajudar na recuperação desta pessoa”, explica o hematologista.
As bolsas de plasma coletadas ficam armazenadas no Hemocentro da Unicamp, mas uma amostra-controle de cada uma já foi enviada para o Instituto Butantan, que realiza as análises.
Bolsas de plasma com anticorpos da Covid-19 coletados em doações no Hemocentro da Unicamp, em Campinas
Reprodução/EPTV
Quem está apto a doar
Para ser um doador desse tipo de plasma, o recuperado de Covid precisa ter se restabelecido há pelo menos 30 dias e não mais que seis meses. Isso vai favorecer as chances de ele ter uma grande quantidade de anticorpos no organismo.
O processo de coleta é como uma doação comum de sangue. O plasma é separado de hemácias e plaquetas, que também são aproveitadas para outras transfusões.
Clique aqui para agendar a sua doação de sangue no Hemocentro
Homens são preferência neste tipo de doação, pois, segundo o hematologista, mulheres que tiveram filhos tendem a ter anticorpos que podem causar reações em quem receber o plasma. O doador também pode já ter sido vacinado, o que reforça os anticorpos.
Requisitos para doar:
estar em boas condições de saúde
ter entre 16 e 69 anos
pesar no mínimo 50 kg
evitar alimentação gordurosa antes da doação
apresentar documento original com foto
Plasma com anticorpos da Covid-19 será usado em tratamento de pacientes específicos, informou o Hemocentro da Unicamp, em Campinas
Reprodução/EPTV
VÍDEOS: Veja o que é destaque na região de Campinas
Veja mais notícias da região no G1 Campinas

Ultimas Notícias

Furto de cabos de energia interrompe abastecimento de água em Santo Antônio de Posse

Cabos furtados são da bomba que faz a captação de água no Camanducaia...

Senai de Sumaré oferece dois cursos gratuitos de qualificação profissional para pintores

São 48 vagas e inscrições devem ser feitas on-line; aulas acontecerão presencialmente no mês de junho. O prédio...

Coronavírus: prefeituras da região de Campinas confirmam novos casos neste domingo, 16 de maio

Veja números de pessoas infectadas e de óbitos pela doença em cada cidade. Arte coronavírus Comunicação/Globo As prefeituras da região...

Últimas notícias de coronavírus na região de Campinas em 16 de maio de 2021

Veja a atualização em cada município da área de cobertura do G1. Confira as últimas notícias sobre o...

CPI da Pandemia recebe documentos sobre fraude na Saúde do DF

A CPI da Pandemia no Congresso já começou a receber as primeiras informações sobre fraudes na Secretaria de Saúde do Governo do Distrito Federal....
- Advertisement -