segunda-feira, abril 12, 2021

Hortolândia antecipa fase vermelha e endurece restrição na circulação de pessoas entre 20h e 5h


Decreto publicado nesta quarta-feira permite abertura apenas de serviços essenciais durante o dia e, no período noturno, somente hospitais, clínicas e farmácias terão atendimento presencial. A Prefeitura de Hortolândia (SP) antecipou para esta quarta-feira (3) a adoção das regras da fase vermelha do Plano São Paulo, que o governo estadual definiu para começo no sábado (6) em todas as cidades paulistas. Com isso, apenas serviços considerados essenciais podem funcionar com atendimento presencial (veja as regras abaixo).
Já para o período entre 20h e 5h, a administração municipal adotou medidas mais restritivas: somente trabalhadores em trajeto de ida e volta do emprego, entregadores e funcionários de hospitais ou farmácias poderão circular, e o atendimento presencial fica liberado apenas em hospitais, clínicas e farmácias. Moradores que precisarem destes serviços de saúde também podem sair às ruas.
Prefeitura de Hortolândia define horários de funcionamento do comércio na fase vermelha
Reprodução/Prefeitura de Hortolândia
O que fica fechado com a fase vermelha
Comércio de rua e shoppings
Bares e restaurantes (presencialmente)
Venda de bebidas alcoólicas depois das 20h
Salões de beleza, cabeleireiros e similares
Academias, centros esportivos e clubes sociais
Aulas presenciais em faculdades, com exceção dos cursos superiores da área de saúde
Parques e espaços públicos
Cinemas, teatros, salas de espetáculos, museus, galerias e bibliotecas
Eventos e convenções
Com o decreto municipal, Hortolândia se torna a segunda cidade da região de Campinas a iniciar a fase vermelha antes da data definida pelo governo estadual – medida que é permitida para as prefeituras. Antes do município, Campinas teve o primeiro dia nesta quarta.
Circulação restrita entre 20h e 5h
Mais dura que o toque de restrição do governo estadual, a regra de circulação em Hortolândia para o período noturno, entre 20h e 5h, permite o atendimento presencial apenas de estruturas de saúde, como hospitais, clínicas e farmácias.
As demais atividades, incluindo supermercados, padarias e açougues, poderão funcionar apenas com entrega (delivery). Nem o drive thru é liberado no período noturno e fica permitido apenas até 20h.
Hortolândia adota medidas de restrição na circulação para tentar frear o novo coronavírus
Reprodução/Prefeitura de Hortolândia
A prefeitura classifica o momento de restrições como um ‘lockdown’ noturno, expressão em inglês que, na tradução literal, significa confinamento ou fechamento total.
A medida ocorre para tentar frear o avanço do novo coronavírus na cidade, que teve rápido aumento no registro de casos e morte e superlotou as unidades de saúde. A situação é registrada em todo o estado, segundo o governador João Doria (PSDB).
“Temos a tristeza de reconhecer a situação dificílima em São Paulo […] Vamos enfrentar as duas piores semanas de pandemia no Brasil, desde março”.
Orientação
Apesar das regras valerem já a partir da noite desta quarta, a prefeitura afirmou que, neste primeiro dia, as equipes de fiscalização percorrem os comércios para orientar sobre a nova restrição de horário.
A partir dos demais dias, o município seguirá as penas previstas pelo governo estadual e quem descumprir as regras estará sujeito à multa.
Vídeos: tudo sobre a região de Campinas
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Campinas

Ultimas Notícias

Ciclista fica ferido após ser atingido por moto e arremessado em Campinas

Acidente aconteceu na tarde deste domingo (11), na Avenida John Boyd Dunlop. Homem...

Indaiatuba abre inscrições para apresentações culturais virtuais; artistas receberão R$ 750

Interessados precisam ter 18 anos ou mais e apresentar comprovante de endereço fixo na cidade. Materiais selecionados serão...

PATs da região de Campinas ofertam 324 vagas de emprego nesta segunda-feira; veja cargos

Relação inclui postos para diversos níveis de escolaridade e oportunidades exclusivas para PCDs. Em virtude da pandemia, unidades...

Moto fica partida após condutor atingir traseira de carro na Bandeirantes, em Campinas

Acidente foi na noite de sábado (10), em pista norte. Motociclista teve lesões graves, diz polícia. Moto partiu...

Covid-19: ação em Campinas lacra bar com 60 clientes e coberto por lona para 'disfarçar' abertura

Ação conjunta da Guarda e PM no Jardim São Domingos ocorreu na noite de sábado (10), segundo prefeitura....
- Advertisement -