domingo, maio 16, 2021

Hortolândia muda esquema de vacinação contra a Covid-19 por conta de alto índice de abstenção


Com a mudança, as pessoas devem procurar um dos locais de vacinação nos dias e horários disponíveis, sem a necessidade de agendamento. 25% das pessoas que agendaram não compareceram. Coronavac e Astrazeneca serão aplicadas em idosos, trabalhadores de saúde e das forças de segurança
Divulgação /Sesapi
A Prefeitura de Hortolândia (SP) alterou o esquema de aplicação das doses da vacina contra a Covid-19. O cadastro continua sendo necessário, mas agora os interessados devem procurar um dos locais de vacinação nos dias e horários disponíveis, sem a necessidade de agendamento.
Segundo a administração, a mudança é por conta do alto índice de abstenção na cidade, já que 25% das pessoas cadastradas não compareciam ao local no dia e horário agendados. A alteração está valendo desde terça-feira (20).
Cadastro
No pré-cadastro é necessário informar nome, bairro, telefone, data de nascimento e CPF. Também é preciso dizer se tem alguma deficiência motora que dificulte o acesso ao local de vacinação.
Após a verificação dos dados com o e-SUS, a pessoa receberá uma confirmação. Em caso dos dados estarem incorretos, o morador será orientado a entrar em contato com a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua casa para atualizar os dados.
Quem tiver o pré-cadastro negado em virtude de desatualização de dados também pode entrar em contato com a Prefeitura via WhatsApp pelo número (19) 99976-4720. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Dúvidas sobre o pré-cadastro também podem ser respondidas pelos telefones (19) 99976-2276, (19) 99979-9620, (19) 99976-6835 e (19) 99920-3204.
Filas
Questionada sobre a possibilidade de aglomerações em filas nos locais de vacinação, a Prefeitura de Hortolândia respondeu, em nota, que orienta os cidadãos a receber as doses em horários mais tranquilos, como as primeiras horas do dia ou final da tarde. Com relação à perda de prazo para a 2ª dose, a prefeitura diz que cada caso será avaliado.
A administração também destacou que o local da vacinação é amplo e possibilita organizar a fila, caso haja, sem aglomeração, com distanciamento e uso obrigatório de máscaras, além do drive-thru para idosos que tenham dificuldade de locomoção.
Segundo a Secretaria de Saúde, não há expectativa de falta de doses. Até o momento, 12.025 casos e 452 óbitos causados pelo coronavírus já foram confirmados. Pelo menos 31.627 doses da vacina já foram aplicadas em Hortolândia.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.

Ultimas Notícias

Homem é atropelado e morre ao tentar atravessar Rodovia Santos Dumont, em Indaiatuba

De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, vítima empurrava uma bicicleta quando foi atingida pelo veículo, que...

Estudante é morta a facadas pelo companheiro em Santa Bárbara d'Oeste

Janaína Amorim Pereira da Silva, 24 anos, foi encontrada morta neste domingo (16) pela mãe e irmã; suspeito...

Vacinação: 87% dos brasileiros de 70 a 79 anos receberam ao menos uma dose

A vacinação contra a Covid-19 de pessoas com idades entre 70 e 79 anos chegou a 87,5% dos brasileiros. O quantitativo animador, porém, diz...

Superlaboratório Sirius 'abre as portas' ao público com visita virtual guiada nesta segunda

Evento começa às 10h e apresenta detalhes da maior estrutura científica do Brasil, instalada em Campinas (SP). Acelerador...

Com destaque no setor de serviço, região de Campinas inicia semana com 764 vagas de emprego

Levantamento do G1 mostra como se candidatar para postos de trabalho em 11 cidades. Em Hortolândia, há 120...
- Advertisement -