sábado, junho 19, 2021

Hospital Mário Gatti em Campinas tem surto de casos de Covid-19 em unidade cirúrgica


De acordo com um documento do Núcleo de Epidemiologia Hospitalar, ao menos seis pessoas testaram positivo para a doença, entre elas dois profissionais de saúde que já estavam vacinados. Prefeitura diz que investiga as possíveis formas de transmissão e para traçar estratégias de controle. Hospital Mário Gatti, em Campinas
Reprodução/EPTV
O Hospital Mário Gatti, em Campinas (SP), registra um surto de casos de Covid-19 na unidade cirúrgica da instituição. De acordo com um documento do Núcleo de Epidemiologia Hospitalar, ao menos seis pessoas testaram positivo para a doença, entre elas dois profissionais de saúde que já estavam vacinados.
O comunicado do hospital informa que, no período de 10 a 13 de maio, foram detectados quatro casos de Covid-19 de pacientes internados na enfermaria cirúrgica. Os pacientes tinham longos períodos de internação e provavelmente foram expostos ao vírus no ambiente hospitalar.
A notificação informa ainda que foram confirmados dois casos de Covid em residentes, um total, então, de seis confirmações.
Além disso, outros três residentes estão com sintomas, foram afastados e aguardam resultado de exames.
Diante disso, o núcleo de epidemiologia hospitalar recomendou uma série de medidas para profissionais da saúde e pacientes. Entre elas:
Reforçar a necessidade do uso de máscaras cirúrgicas pelos profissionais durante todo o período de trabalho;
Avaliar a presença de sintomas respiratórios em todas as equipes da saúde que atuam no setor;
Acompanhar o aparecimento de sintomas pelo período de 14 dias;
Evitar visitas coletivas na beira dos leitos pelo período de 14 dias.
O documento informa ainda que, considerando o alto número de residentes da cirurgia com sintomas respiratórios e o contato próximo entre eles, foram feitos testes de Covid em todos os residentes da cirurgia geral.
Em nota, a Prefeitura de Campinas disse que o Núcleo de Epidemiologia Hospitalar do Hospital Mário Gatti está analisando a situação pra avaliar os casos e determinar como foram as possíveis formas de transmissão e traçar estratégias para controle.
“Todos os médicos/residentes em questão estão vacinados. Mesmo vacinadas, as pessoas podem contrair o coronavírus, mas felizmente desenvolvem formas leves da doença”, informa ainda a nota.
VÍDEOS: Veja o que é destaque na região de Campinas
Veja mais notícias da região no G1 Campinas

Ultimas Notícias

Professores da escola que aluno recebeu críticas por sugerir tema LGBT lamentam caso em carta: 'Jamais nutrimos preconceito'

Corpo docente da Escola Estadual Aníbal de Freitas, em Campinas (SP), divulgou carta...

Atendimento a moradores de rua cresce 50% após ampliação do serviço durante frio em Campinas

SOS Rua aborda, mensalmente, 600 pessoas para oferecer abrigo. Desde maio, quando rondas aumentaram em duas horas, demanda...

Shoppings de Campinas alteram horário de funcionamento após ampliação do toque de recolher

Segundo a prefeitura, serviços, comércios e atividades devem fechar às 19h. Medidas começam a valer a partir desta...

Campinas tem maio com mais mortes no trânsito desde 2018, aponta Infosiga

Relatório registra 15 ocorrências no mês na metrópole, sendo sete delas envolvendo motocicletas. Em 2020, foram quatro óbitos...

Justiça Federal determina retenção do passaporte de Carlos Wizard após retorno dele ao Brasil

A decisão foi da 1ª Vara Federal de Campinas, após a Polícia Federal fazer buscas na casa e...
- Advertisement -