terça-feira, abril 13, 2021

Hospital Sobrapar registra maior fila de espera por cirurgias de crânio e face em quatro décadas


Unidade sofre sobrecarga por conta da pandemia, já que outros centros estão dedicados ao enfrentamento da Covid-19; além do aumento da procura, hospital enfrenta problemas financeiros. ‘Efeito Covid’ aumenta espera por cirurgias de crânio e face em hospital de Campinas
Referência nas cirurgias de crânio e face, o Hospital Sobrabar, em Campinas (SP), está sentindo os reflexos da Covid-19. Embora não faça atendimentos relacionados com o coronavírus, o centro vê acumular a demanda por procedimentos, já que outros hospitais pelo país estão dedicados à pandemia. Com isso, o número de 270 pacientes à espera de procedimentos é o maior em sua história de 41 anos.
Associado a isso, a Sobrapar também sofre com a falta de recursos. O hospital realiza, em média, 1,2 mil cirurgias por ano, mas os repasses do Sistema Único de Saúde (SUS) não cobrem nem 40% dos gastos, que chegam a R$ 7 milhões por ano.
Atualmente são 139 pacientes à espera de cirurgias de crânio, de alta complexidade, e outros 131 que aguardam a realização de procedimentos cirúrgicos nas orelhas.
Em alguns desses casos, a demora pela realização da cirurgia pode comprometer a qualidade de vida do paciente.
“Nós temos o acompanhamento clínico e ambulatorial, e os casos que apresentam alguma alteração que possa vir a acarretar algum déficit para o paciente, eles são colocados na frente, eles têm prioridade”, explica César Raposo, diretor clínico do Sobrapar.
Segundo o médico, as cirurgias acontecem não necessariamente no tempo ideal, “mas no tempo em que se consegue a parte financeira”. “São cirurgias de alta complexidade, cirurgias caras, a grande maioria, o quanto o SUS paga, não cobre os custos do procedimento”, diz.
Para se manter, o hospital conta com a ajuda de parceiros, de doações e vendas de um bazar, que são revertidas para a unidade.
“Se fosse para pagar uma cirurgia dessa aí, ficaria muito caro. A gente não teria possibilidade”, diz Eli Justino, pai de um paciente.
Hospital Sobrapar, em Campinas (SP)
Reprodução/EPTV
Como ajudar o Sobrapar:
Telefones: 3289-4465 e (19) 3749-9700
Bazar: Av. Adolfo Lutz, 100, Cidade Universitária – funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h; sábado, domingo e feriados, das 8h às 12h.
Veja mais notícias da região no G1 Campinas

Ultimas Notícias

Avião da Azul faz pouso de emergência no Galeão após piloto relatar fumaça a bordo

Dois passageiros que se sentiram mal durante a situação precisaram ser atendidos pelo...

DIG prende suspeito e apreende fios roubados que seriam trocados por drogas em Indaiatuba

Policiais civis também localizaram porções de entorpecentes, simulacro de revólver, faca e cerca de R$ 2,5 mil em...

Em 100 dias, rede municipal atende o equivalente a 11% da população de Campinas com suspeita de Covid-19

Percentual representa cerca de 133 mil pessoas que procuraram consulta médica em UBSs, UPAs ou nos hospitais mantidos...

Campinas abre agendamento da vacinação contra Covid-19 para maiores de 67 anos

Cadastro deve ser feito no site, onde será informado horário e local de aplicação. Cidade conta com cinco...

Banco de leite da Maternidade em Campinas atinge nível mais crítico da pandemia; veja como doar

Hospital tem estoque de 139 litros, volume 30,5% inferior aos 200 indicados como mínimo ideal, e reivindica doações....
- Advertisement -