segunda-feira, abril 12, 2021

Idosa que passou por cirurgia no HC da Unicamp morre de Covid-19: 'Não consegui me despedir', diz filho


Maria do Carmo Oliveira Martins, de 65 anos, foi internada no hospital por complicações causadas pela diabetes. Família afirma que idosa dividiu o quarto com mulher que testou positivo para Covid-19. Maria do Carmo Oliveira Martins morreu no dia 24 de fevereiro devido a complicações da Covid-19
Roberto Oliveira Martins/Arquivo Pessoal
Carinhosa, atenciosa e muito cuidadora, uma mãe excelente. São com essas palavras que Maria do Carmo Oliveira Martins, de 65 anos, é descrita pelo filho único. A idosa era moradora de Socorro (SP) e estava internada no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, em Campinas (SP), onde morreu em decorrência de complicações da Covid-19 no dia 24 de fevereiro.
Segundo o filho, o operador de máquinas Roberto Oliveira Martins, de 42 anos, a contaminação pelo novo coronavírus ocorreu dentro do hospital. A mãe dele foi internada no dia 8 de fevereiro para passar por uma cirurgia e tratar uma ferida no pé causada pela diabetes.
Durante o período de internação, Maria dividiu o quarto de hospital com outra paciente que, após apresentar alguns sintomas, passou por exame e testou positivo para Covid-19. A família acredita que esse teria sido o motivo da contaminação.
“Quando minha mãe saiu da cirurgia, já foi transferida para outro quarto e teve que fazer o teste, o primeiro teste deu negativo, mas o segundo deu positivo”, relembra Roberto.
“É um baque porque minha mãe foi lá para tratar de uma situação do pé e infelizmente pegou essa doença e não resistiu […] Não consegui me despedir, eu era muito apegado à minha mãe e eu vi minha mãe só uma semana. Após ela operar eu vi ela apenas de longe”, conta o filho.
Em nota, o HC da Unicamp informou que a paciente deu entrada para realizar a cirurgia, foi internada em um leito da enfermaria de endocrinologia, que é uma área não Covid-19, no quinto andar do hospital.
A administração declarou que havia uma paciente assintomática no mesmo quarto que Maria do Carmo, que mais tarde testou positivo para a Covid-19.
O hospital informou ainda que, após a transferência de Maria do Carmo para a enfermaria de cuidados exclusivos para a doença houve uma piora clínica devido as multimorbidades e infecção Covid. “Familiares optaram por protocolo de cuidados paliativos sem medidas invasivas como entubação ou diálise”, completou o HC.
Cirurgia sem complicações
Maria do Carmo Oliveira Martins (no centro da foto) com o marido José Martins, ao lado esquerdo, o filho Roberto Oliveira Martins e a nora Eliane Cristina Ribeiro Martins
Roberto Oliveira Martins/Arquivo Pessoal
De acordo com o filho, a equipe médica afirmou que não houve complicações durante o procedimento cirúrgico, que resultou na amputação da perna esquerda. “A médica falou que se fosse apenas pela cirurgia, eles estavam até pensando em dar alta para minha mãe”.
A idosa fazia parte do grupo de risco para Covid-19 por conta da diabetes e pressão alta. O filho conta que há tempos a mãe lida com problemas de saúde, inclusive chegou a sofrer quatro abortos espontâneos em decorrência da diabetes. “A diabetes e pressão alta sempre acompanharam a minha mãe durante a vida”, conta.
A nora da vítima, Eliane Cristina Ribeiro Martins, de 35 anos, que acompanhou a sogra durante a sua recuperação, também foi infectada pela doença e precisou ficar em quarentena junto com o marido.
“Dois dias após minha mãe receber o diagnóstico, minha esposa foi para a casa e começou a ter febre, falta de paladar e olfato”, explica.
‘Fica a saudade’
Maria casou-se aos 19 anos com José Martins e os dois se mudaram de Pernambuco para Socorro em 2000. Viveram 46 anos juntos. Ela foi enterrada no Cemitério Parque das Colinas, em Socorro.
“Agora fica a saudade e aquele vazio, minha mãe é especial demais para mim. Eu amava e amo muito a minha mãe”, conta Roberto.
*Sob supervisão de Arthur Menicucci
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Campinas

Ultimas Notícias

Ciclista fica ferido após ser atingido por moto e arremessado em Campinas

Acidente aconteceu na tarde deste domingo (11), na Avenida John Boyd Dunlop. Homem...

Indaiatuba abre inscrições para apresentações culturais virtuais; artistas receberão R$ 750

Interessados precisam ter 18 anos ou mais e apresentar comprovante de endereço fixo na cidade. Materiais selecionados serão...

PATs da região de Campinas ofertam 324 vagas de emprego nesta segunda-feira; veja cargos

Relação inclui postos para diversos níveis de escolaridade e oportunidades exclusivas para PCDs. Em virtude da pandemia, unidades...

Moto fica partida após condutor atingir traseira de carro na Bandeirantes, em Campinas

Acidente foi na noite de sábado (10), em pista norte. Motociclista teve lesões graves, diz polícia. Moto partiu...

Covid-19: ação em Campinas lacra bar com 60 clientes e coberto por lona para 'disfarçar' abertura

Ação conjunta da Guarda e PM no Jardim São Domingos ocorreu na noite de sábado (10), segundo prefeitura....
- Advertisement -