terça-feira, abril 13, 2021

Idoso com Covid-19 e doença renal morre em UPA de Sumaré esperando transferência para UTI


Cícero Rodrigues Meneses, de 71 anos, precisava de hemodiálise, mas não havia equipamento para procedimento na Unidade de Pronto Atendimento do Jardim Macarenko. Demanda por leitos no estado passa de 1 mil pessoas. Cícero Rodrigues Meneses em seu último aniversário, de 71 anos, em fevereiro. Ele morreu com Covid-19 à espera de leito de UTI.
Arquivo pessoal/Camila Meneses
Um idoso de 71 anos que foi infectado pelo coronavírus e aguardava em estado grave por um leito em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Sumaré(SP) não resistiu e morreu na madrugada desta quarta-feira (10). Cícero Rodrigues de Meneses estava internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Macarenko desde 6 de março e precisava de hemodiálise.
O homem era paciente crônico renal há cinco anos e o estado de saúde se complicou com a Covid-19. A família esperava a transferência dele para um leito hospitalar com aparelho para realizar a filtragem do sangue, mas não teve sucesso devido à falta de vagas em hospitais das redes estadual e municipal na região de Campinas.
“Aqui na região, realmente não está tendo vaga e eles não tomam providência para levar esses pacientes para outra região, ou até para outro estado.”, disse a filha de Cícero, Camila Meneses, na última segunda (8), quando aguardava um leito para o pai. Veja o vídeo abaixo.
Cidades da região de Campinas têm filas de espera para leitos de UTI Covid
A Prefeitura de Sumaré informou que o paciente foi colocado na lista da Cross para ser transferido, e esclareceu que Cícero tinha problema pulmonar. Ressaltou que, mesmo com a hemodiálise, ele não melhoraria do pulmão.
A Cross, central de regulação de vagas em hospitais do estado, está com uma demanda de mais de 1 mil pacientes para, principalmente, leitos de UTI, informou a Secretaria Estadual de Saúde nesta quarta-feira.
“A demanda por leitos COVID saltou de 690 casos por dia, em junho de 2020, para cerca de mil nesta primeira semana de março. A Central funciona 24 horas por dia como mediadora entre os serviços de origem e de referência. Seu papel não é criar leitos, mas auxiliar na identificação de uma vaga no hospital mais próximo e apto a cuidar do caso. Nenhuma negativa parte deste serviço, que é apenas intermediário. Cada solicitação é avaliada por médicos reguladores, sendo crucial a atualização do quadro clínico. As transferências dependem ainda que o paciente apresente condições para deslocamento seguro, cabendo ao serviço de origem a estabilização clínica e o transporte.”, informou em nota.
O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, em Campinas, está superlotado. Suspendeu atendimentos no Pronto-Socorro e as cirurgias eletivas a partir desta terça (9). O Estadual de Sumaré, que também é da Unicamp, segue na lista de hospitais estaduais sem mais leitos de UTI para oferecer.
Municípios da região pedem ajuda a vizinhos para evitar colapso na saúde
UPA Macarenko em Sumaré
Reprodução/EPTV
Outras mortes na região
Na segunda-feira, um homem de 52 anos também morreu esperando por uma vaga de UTI em Sumaré. A família chegou a pedir a intervenção do Ministério Público, mas Antonio Carlos Colin não resistiu às complicações da Covid-19. Ele também estava na UPA Macarenko.
Morador de Sumaré, Antônio Carlos Colin, de 52 anos, precisa de internação em UTI, mas não há leitos disponíveis
Reprodução/EPTV
Na cidade vizinha Hortolândia, Faina Maria Vicente, de 60 anos, dependia de hemodiálise, assim como o caso de Cícero. A família recorreu à Justiça e chegou a conseguir transferência do Hospital Municipal Mário Covas para Hospital Emílio Ribas, na capital paulista. Mas o estado de saúde bastante debilitado não foi revertido e ela morreu no domingo (7).
Faina Maria Vicente, de 60 anos, estava com Covid-19 e precisava de hemodiálise
Reprodução/EPTV
PLAYLIST: veja outros destaques da região de Campinas
Veja mais notícias da região no G1 Campinas

Ultimas Notícias

Avião da Azul faz pouso de emergência no Galeão após piloto relatar fumaça a bordo

Dois passageiros que se sentiram mal durante a situação precisaram ser atendidos pelo...

DIG prende suspeito e apreende fios roubados que seriam trocados por drogas em Indaiatuba

Policiais civis também localizaram porções de entorpecentes, simulacro de revólver, faca e cerca de R$ 2,5 mil em...

Em 100 dias, rede municipal atende o equivalente a 11% da população de Campinas com suspeita de Covid-19

Percentual representa cerca de 133 mil pessoas que procuraram consulta médica em UBSs, UPAs ou nos hospitais mantidos...

Campinas abre agendamento da vacinação contra Covid-19 para maiores de 67 anos

Cadastro deve ser feito no site, onde será informado horário e local de aplicação. Cidade conta com cinco...

Banco de leite da Maternidade em Campinas atinge nível mais crítico da pandemia; veja como doar

Hospital tem estoque de 139 litros, volume 30,5% inferior aos 200 indicados como mínimo ideal, e reivindica doações....
- Advertisement -