sábado, fevereiro 27, 2021

INSS acumula 9,3 mil pedidos de benefícios em análise nas 5 maiores cidades da região de Campinas


Mais da metade (52,2%) dos requerimentos foram feitos há mais de 45 dias e ainda não estão finalizados pelo instituto. Veja o número de moradores de Americana, Campinas, Hortolândia, Indaiatuba e Sumaré que aguardam resposta. Pedidos para benefícios do INSS se acumulam em cidades da região de Campinas
As cinco maiores cidades da região de Campinas (SP) somam 12.623 pedidos de benefícios, como aposentadorias e pensões por morte, em processo no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Deste total, 9.337 (73,97%) aguardam análise do instituto, enquanto apenas 3.286 (26,03%) estão em fase de documentação ou cumprimento de alguma exigência.
Dos 9,3 mil pedidos que aguardam análise, 4.904 foram feitos há mais de 45 dias. Isso significa que 52,2% dos moradores aguardam resposta das solicitações há pelo menos um mês e meio.
Um desses casos é o da dona de casa Anorina Tainá Silva dos Santos, que tem um filho com hidrocefalia. A mulher entrou com pedido em 2019 e, desde então, aguarda para ser convocada para perícia. “É meio difícil, porque é só meu marido. Graças a Deus, ele [filho] não toma medicação, mas usa fralda, é leite, ele come bem, então é muito gasto”, lamenta a mulher. O filho já tem 4 anos.
Anorina dos Santos tem um filho com hidrocefalia e aguarda desde 2019 análise do INSS sobre o pedido de benefício que fez em Campinas
Reprodução/EPTV
Para tentar reduzir a demanda, o INSS afirma que está ampliando o número de servidores responsáveis por analisar os pedidos. Segundo o órgão, o percentual de trabalhadores nesta função vai subir de 30% para 40% do total de servidores.
Além disso, o instituto promete implementar programas de gestão por teletrabalho, o que vai ampliar o número de servidores que atuam exclusivamente na concessão de benefícios. (Leia a nota completa ao fim da matéria).
Números da metrópole
Pedidos de benefícios em Campinas
Com 7.039, Campinas é a cidade com mais pedidos ativos. Deste total, 5.078 aguardam análise e 1.961 estão na fase em que os solicitantes demonstram cumprir as exigências. Há 2.693 pessoas que esperam há mais de 45 dias.
Na metrópole do interior, o benefício assistencial é o que acumula mais pedidos, com 3.116. São benefícios que não exigem contribuição previdenciária. “Os principais são o benefício de prestação continuada (BPC) à pessoa com deficiência e ao idoso, no valor de um salário mínimo. Para ter direito, é necessário que a renda, por pessoa da família, seja inferior a um quarto do salário mínimo”, explica o INSS.
Dois mil e setecentos campineiros estão com pedidos de aposentadoria no INSS e 2.339 já realizaram as etapas de cumprimento das exigências e aguardam a análise. Destes, 1.087 aguardam há mais de 45 dias. (Veja as tabelas abaixo com dados das outras quatro cidades).
Pedidos de benefícios em Sumaré
Pedidos de benefícios em Indaiatuba
O INSS
“Informamos que, em função da contratação dos aposentados e militares inativos, o INSS, após a realização de oficinas com os gestores das cinco Superintendências Regionais, em dezembro, está ampliando o número de servidores na análise de requerimentos de 30% para 40% do total de servidores, já a partir desse mês. Isso é possível através da transferência de servidores de áreas meio e de atendimento, que estão sendo substituídos pelos aposentados temporários nas suas atuais funções. Isso diminuirá sensivelmente o tempo de concessão, o que acarretará na diminuição de pagamento de correção, uma vez que os benefícios serão concedidos dentro do prazo previsto.
Pedidos de benefícios em Americana
O INSS também está ampliando o número de servidores que atuam exclusivamente na concessão de benefício, através da implementação de programas de gestão por teletrabalho. Esses servidores trabalham com meta mensal maior do que os demais, portanto, apresentam maior produtividade na análise de requerimentos, o que acarretará em notória queda do estoque de pedidos.
Destacamos que o INSS promoverá, em todo o país, qualificação dos requerimentos para reduzir o número de pedidos em exigência, desburocratização e simplificação de processos para acelerar a análise, e implementará automaticamente a concessão de benefícios judiciais.”
Pedidos de benefícios em Hortolândia
Veja mais notícias da região no G1 Campinas

Ultimas Notícias

Infectados com nova variante de Covid têm carga viral dez vezes maior

As pessoas infectadas com a nova variante do coronavírus identificada em Manaus têm uma carga viral dez vezes maior...

Valinhos antecipa imunização de idosos entre 80 e 84 anos e espera vacinar mais de 1,3 mil pessoas

Meta deve ser atingida com 80% das doses recebidas. De acordo com a administração, o lote restante destinado a essa faixa...

Campinas autua comércios, e Valinhos tem bate-boca entre motorista e Guarda na 1ª noite de restrição de circulação

Um estabelecimento na metrópole teve as portas fechadas. Condutor de veículo de transporte por aplicativo não conseguiu terminar...

Região de Campinas tem três cidades em estado de atenção para chuvas, diz Defesa Civil

Boletim mostra que Artur Nogueira, Campinas e Pedreira registraram volume de precipitação superior a 80 mm nas últimas...

Oxímetro: taxa de erro é três vezes maior em pessoas de pele negra

Estudo americano mostrou que os oxímetros, aparelhos usados para medir o nível de oxigenação do sangue, sucesso de venda durante a pandemia, oferecem um...
- Advertisement -