terça-feira, abril 13, 2021

Jardim para beija-flores: saiba quais plantas cultivar para atrair espécies


Estudos apontam que flores vermelhas estão entre as mais visitadas pelos colibris; Seja em quintal ou apartamento escolha da planta ideal é fundamental para receber visitantes. Besourinho-de-bico-vermelho pousa em galho após buscar alimento na odontonema
Ananda Porto/TG
Quem é que não gostaria de trazer mais vida para o jardim? Flores coloridas são ótimas para repaginar o visual e deixar o quintal deslumbrante. Muitas espécies encantam por si só, mas dependendo da planta que você cultivar, é possível trazer um brilho extra para o seu lar, graças à presença de visitantes ilustres, os beija-flores.
Para plantar flor e colher beija-flor é preciso investir nas plantas que são chamariz para eles. Já foi comprovado que flores chamativas atraem os colibris, entre as variedades, espécies que apresentam o tom avermelhado fazem mais sucesso. Não que necessariamente a procura esteja relacionada a essa tonalidade, mas pesquisadores revelaram que flores amarelas e brancas, por exemplo, atraem mais insetos.
Sejam nativas ou exóticas, elas podem atrair diferentes espécies de beija-flores, porém as plantas que têm origem do nosso território tem mais chance de receber a visita desses mestres do ar, tendo em vista que já estão mais habituados a elas. Mas nada impede de apostar nas plantas que não são oriundas daqui, espécies como a grevílea-anã, que é originária da Austrália, também costuma atraí-los, uma vantagem é que ela floresce durante o ano todo.
Em caso de espaço pequeno, ou de residir em apartamento, invista em espécies que podem ser usadas em vasos suspensos, como o brinco-de-princesa.
Veja 10 plantas para atrair os beija-flores:
Lantana apresenta flores coloridas e também atraem borboletas
Ananda Porto/TG
1)Lantana (Lantana camara)
Chama atenção por ser multicolorida. Mede em torno de 1,5 m e floresce ao longo do ano; multiplicação por estacas e sementes e pode ser plantada em grupos isolados no jardim.
Lanterna-japonesa é conhecida também como sininho
Ananda Porto/TG
2)Lanterna-japonesa (Abutilon megapotamicum)
Arbusto que pode atingir até 3 metros de comprimento. Pode ser cultivada em vasos e cestas suspensas. Costuma florescer durante o ano todo, sendo mais intensa na primavera e verão.
Espécie é indicada para quem mora apartamento
Ademir Carosia
3)Brinco-de-princesa (Fuchsia hybrida)
De um colorido ímpar, revela a beleza das flores da primavera ao outono. Mede até 1,5 metro. É indicada para ser cultivada em varandas e apartamentos como plantas suspensas.
Chapéu-chinês apresenta o tom avermelhado; há também espécie com outra cor
Ananda Porto/TG
4)Chapéu-chinês (Holmskioldia sanguínea)
Extremamente atrativa para os colibris, pode ser cultivada isolada no jardim ou até mesmo em grupos. O arbusto pode atingir até 5 metros. Floresce entre primavera e verão.
Estrelícia é conhecida também como ave-do-paraíso
Ananda Porto/TG
5)Estrelícia (Strelitzia reginae)
Espécie de aparência exótica. Usada no paisagismo devido à beleza das flores. Pode ser plantada isolada ou em grupos. Floresce durante quase o ano todo e é considerada tolerante a vento e geadas.
Malvavisco é muito utilizada como cerca viva
Ananda Porto/TG
6)Malvavisco (Malvaviscus arboreus)
Muito utilizada como cerca viva ou até mesmo isolada. É muito atrativa e possui uma característica positiva: floresce durante o ano todo. Arbusto pode medir de 2 a 4 metros de comprimento.
Paineira-das-pedras não é fácil de ser encontrada, porém atrai os colibris
Ademir Carosia
7)Paineira-das-pedras (Ceiba erianthos)
Espécie incomum de ser encontrada, porém que atrai os colibris. Originária de afloramentos rochosos em restingas nos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Apresenta porte médio que varia dos 5 a 8 metros de comprimento. A florada ocorre entre março e julho.
Camarão-amarelo não precisa de muito espaço para ser cultivado
Ananda Porto/TG
8) Camarão-amarelo (Pachystachys lutea)
Espécie versátil que pode ser cultiva em vasos e canteiros. Não ultrapassa 1,5 metro de comprimento. Possui uma flor branca em formato de tubo compatível ao formato do bico dos beija-flores.
Espécie pode ser cultivada sozinha ou em grupos
Ademir Carosia
9)Justicia-vermelha (Megaskepasma erythrochlamys)
Cultivada como arbusto, pode ser plantada isolada ou até mesmo em grupos ou cerca-viva. Há quem prefira em vasos e jardineiras. É uma planta tropical que aprecia calor. Altura varia de 3 a 5 metros de comprimento. Floresce nos meses mais quentes.
Além do colorido espécie chama atenção pelo formato diferente
Ananda Porto/TG
10) Odontonema (Odontonema strictum)
De aparência peculiar é considerada muito atrativa aos colibris. Pode ser cultivada sozinha, em grupos isolados e até como cerca viva. Atinge 2 metros de comprimento. Um ponto positivo dessa espécie é que ela floresce praticamente o ano todo.
Veja também:
Como fazer um bebedouro para beija-flor
Conheça os maiores beija-flores do Brasil
O que você sabe sobre os beija-flores?; veja curiosidades
Flores coloridas atraem as espécies

Ultimas Notícias

Região de Campinas tem 51 mil aptos à tarifa social de energia, mas que estão fora do cadastro

Levantamento mostra que famílias que se enquadram nos critérios do benefício deixam de...

Após semanas lotados, hospitais privados de SP têm queda nas internações

A pandemia do coronavírus parece apresentar sinais de melhora no estado de São Paulo. Na sexta-feira, 9, o secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn, revelou...

Campinas registra déficit de 12 mil doses de vacina contra a Covid para profissionais da saúde

Secretaria de Saúde enviou ofício pedindo o envio de mais doses, além de destacar que possui capacidade para...

Caminhão perde freio e atinge postes e muro de casa em Campinas

De acordo com a Polícia Militar, ninguém ficou ferido durante a ocorrência na Vila Aeroporto. Caminhão perdeu o...

Lentidão na aplicação de doses lota posto de imunização contra Covid-19 em Campinas

Prefeitura afirma que sistema de agendamento apresentou instabilidades, o que gerou espera. Morador relata demora de até uma...
- Advertisement -