sábado, maio 15, 2021

Jonas Canesin Gomes é um dos semifinalistas do concurso Tá Combinado


Ele sugeriu filé mignon ao molho de iogurte com redução de vinho tinto e cogumelos Paris. A receita foi escolhida na segunda fase que teve o penne ao molho vermelho como prato principal. Jonas Canesin Gomes está entre os 12 semifinalistas da segunda rodada do concurso Tá Combinado
Crédito: Arquivo pessoal
O engenheiro mecânico Jonas Canesin Gomes, de 34 anos, de Sertãozinho, conquistou uma vaga na segunda semifinal do concurso Tá Combinado sugerindo o filé mignon ao molho de iogurte com redução de vinho tinto e cogumelos Paris para acompanhar o prato principal, que era o penne ao molho vermelho.
Foram os realities shows que despertaram nele o interesse pela gastronomia a partir de 2015. Jonas assistia aos programas, reproduzia os pratos que eram preparados nas provas, desde os mais tradicionais até os mais difíceis, e percebeu que foi o suficiente para querer aprender mais. “Comecei a estudar por conta própria. Comprei um monte de livros e ia lendo, praticando e testando”, conta.
São as carnes, principalmente o filé mignon, que ele gosta mais de preparar. Antes da pandemia, fazia jantares com os primos, entre eles a noite dos vinhos com o filé. Atualmente, seus pais e a namorada são as pessoas que sempre provam seus preparos.
“Durante a semana, preparo receitas mais simples no jantar, pois durante o dia trabalho em uma metalúrgica. As mais caprichadas e as sobremesas ficam para o fim de semana, pois é quando tenho mais tempo de ir ao supermercado e procurar os ingredientes”, diz.
Quando sua mãe o avisou sobre o Tá Combinado, ele achou que o penne combinava bem com o molho de redução. Foi pensando na harmonização, que ele resgatou essa receita que havia preparado apenas uma vez há alguns anos. E deu certo.
Ao falar sobre a participação no Tá Combinado, ele se recordou de uma experiência que teve numa promoção no passado. “Há alguns anos, me inscrevi na promoção “Com o Savegnago você vira um chef”, fiz um prato e fui selecionado para a etapa presencial, mas eu estava na Bahia, viajando a trabalho, e não pude comparecer. Foi bem frustrante”, relata.
Desta vez, ele está por aqui!
Veja a receita:

Crédito: Arquivo pessoal
Filé mignon ao molho de iogurte com redução de vinho tinto e cogumelos Paris
Ingredientes:
Posta de 260g de filé mignon
20 dentes de alho
Azeite
Mix de pimentas
1 embalagem de iogurte desnatado natural Nestlé
1 taça de vinho tinto
200g de cogumelos Paris
Cheiro verde
Manteiga
Sal
Modo de preparo:
Em uma panela aquecida, coloque a manteiga e azeite. Feito isso, coloque os dentes de alho inteiros e o cheiro verde. Por último, o filé mignon temperado com sal e pimenta. Vá banhando com a mistura aquecida até atingir o ponto entre “ao ponto” e mal passado. Retire o filé, adicione o vinho tinto e o iogurte na panela e mexa até reduzir.
Em outra panela, coloque manteiga e azeite. Quando aquecidos, adicione o alho, o cogumelo Paris e o cheiro verde. Mexa até atingir o ponto desejado do cogumelo.
Monte o prato colocando o filé e o cogumelo por cima. Adicione o molho de iogurte e redução de vinho tinto. Está pronto para servir!
Clique abaixo para poder votar!
O que melhor combina com penne ao molho vermelho?
Initial plugin text
Clique aqui para conhecer os outros semifinalistas da segunda fase do concurso Tá Combinado.

Ultimas Notícias

Covid-19: os bastidores e detalhes da vacinação inédita em Botucatu

No domingo, 16, terá início um projeto único no mundo até o momento. Na ocasião, toda a população com...

IRPF 2021: região de Campinas deve 37% das declarações para Receita a 15 dias do fim de prazo

Dados precisam ser enviados até 31 de maio. Saiba quem deve declarar e datas das restituições. Prazo para...

Caminhonete capota e acaba na calçada ao lado da Lagoa do Taquaral, em Campinas

De acordo com o Corpo de Bombeiros, apesar do susto não houve feridos na ocorrência. Caminhonete capotou e...

Indaiatuba divulga atrações do 29° Maio Musical

Apresentações vão o último domingo (30) do mês. Pela segundo ano consecutivo, o festival será realizado on-line. ...

Covid: homem se recusa a usar máscara e agride guardas em posto de vacinação de Campinas

De acordo com a corporação, agressor, que seria servidor de Sumaré (SP), estaria no local acompanhando a namorada...
- Advertisement -