segunda-feira, abril 12, 2021

Longe da meta de 50%, Campinas tem maior taxa de isolamento para uma segunda-feira em 7 meses


Índice de 39% é o maior para o primeiro dia útil da semana desde os 41% registrados em 10 de agosto de 2020; comparação excluí os índices obtidos nos feriados de 7 de setembro, 12 de outubro e 2 de novembro do ano passado. Movimento no centro de Campinas no primeiro dia de fase emergencial, em 15 de março de 2021
Reprodução/EPTV
Campinas (SP) registrou 39% de taxa de isolamento social nesta segunda-feira (22), índice abaixo da meta estipulada pelo estado de pelo menos 50% para reduzir a transmissão do coronavírus e provocar a queda de casos, internações e mortes por Covid-19. Apesar de aquém do esperado, é a maior para o primeiro dia útil da semana há sete meses, excluindo os feriados de 7 de setembro, 12 de outubro e 2 de novembro de 2020, que caíram todos em uma segunda-feira.
Campinas completa 1 ano de quarentena com escalada da Covid-19 e temor por dias piores
O número serve para exemplificar a baixa adesão ao isolamento mesmo no período mais crítico da pandemia. O Centro de Contingência de São Paulo “baixou a régua para os 50%”, mas especialistas afirmam que o ideal para conter a disseminação do vírus seria que o índice atingisse 70%, número jamais obtido durante a pandemia.
Segundo o infectologista André Bueno, da PUC-Campinas, essa baixa taxa de isolamento é o que permite que o vírus continue circulando.
“Algumas desistem, param de seguir com tanto rigor [as medidas restritivas], começam a fazer aglomerações. Isso vai se somando. E nessa doença se você tem um percentual da parcela que se expõe, o vírus continua circulando”, explica.
Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Andrea Von Zuben explicou que havia a expectativa, após um período mais tranquilo de casos em setembro de 2020, de que a adesão da população pelo distanciamento físico e uso de máscaras surtisse efeito.
“A proposta da Secretaria de Saúde e da maioria era assim: ‘vamos voltar a conviver com o vírus desde que você só saia de casa de máscara, não vá em aglomeração e sempre mantenha distanciamento físico’. Porém, a gente já não vê a mesma adesão da população. A gente sente que começa a haver uma fadiga, um cansaço, e as pessoas passam a não levar mais a sério, e a gente começa a ter de novo, a partir de novembro, um aumento do número de casos. Hoje em dia a gente já passou, inclusive, os casos que a gente teve no pico, em julho, em termos de caso notificado”, ressalta.
“Uma coisa é certa: aderindo às medidas não pega a doença, mas se não aderir, você pega e você não sabe se vai evoluir pra gravidade ou não”, completa Andrea.
Como é feito o monitoramento?
O monitoramento inteligente é feito com base em dados cedidos pelas operadoras Vivo, Claro, Oi e Tim. O governo do estado destaca que o sistema analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social.
VÍDEOS: últimas notícias sobre a região de Campinas
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Campinas

Ultimas Notícias

Ciclista fica ferido após ser atingido por moto e arremessado em Campinas

Acidente aconteceu na tarde deste domingo (11), na Avenida John Boyd Dunlop. Homem...

Indaiatuba abre inscrições para apresentações culturais virtuais; artistas receberão R$ 750

Interessados precisam ter 18 anos ou mais e apresentar comprovante de endereço fixo na cidade. Materiais selecionados serão...

PATs da região de Campinas ofertam 324 vagas de emprego nesta segunda-feira; veja cargos

Relação inclui postos para diversos níveis de escolaridade e oportunidades exclusivas para PCDs. Em virtude da pandemia, unidades...

Moto fica partida após condutor atingir traseira de carro na Bandeirantes, em Campinas

Acidente foi na noite de sábado (10), em pista norte. Motociclista teve lesões graves, diz polícia. Moto partiu...

Covid-19: ação em Campinas lacra bar com 60 clientes e coberto por lona para 'disfarçar' abertura

Ação conjunta da Guarda e PM no Jardim São Domingos ocorreu na noite de sábado (10), segundo prefeitura....
- Advertisement -